Seguidores

domingo, outubro 09, 2011

Cabo coaxial tem medida sim.

Depois que surgiu o papo na internet que cabo não tem medida, o que mais tem surgido aqui na oficina é rádio queimado por conta de roe alta, então, por favor, faça tudo à moda "pizza", depois pague minha mão de obra para consertar, estamos combinados?
Este argumento falacioso de que cabo não tem medida surgiu de um pressuposto de que "você", que deve ser neófito e sem noção, montou sua antena sem medida, sem critério, sem metodologia, nem mesmo soldou os conectores, e que depois de gastar uma boa grana para adquirir todo material, montou tudo de qualquer jeito. Isso é verdade?
Você é tão maluco assim companheiro?
Já leu o artigo publicado que circula por ai?
Já leu a desculpa que fundamenta o argumento?
Pois é, se você concorda que cabo não tem medida, então tem coisa errada, mas respeito opinião contrária, embora faça questão de deixar a minha publicada.

Ninguém é tão bobo a ponto de colocar uma antena de qualquer jeito, ora, ela tem suas medidas, cabo ídem!

O radio-operador instala tudo na íntegra, coloca a antena na medida correta, ângulo correto, tudo certo, depois, porque leu um artigo de que cabo não tem medida, coloca qualquer tamanho de cabo, o menor possível, e a porcaria da ROE não baixa, aí, o infeliz sobe no telhado outra vez e corta mais ainda a antena (que estava certa, mas a roe não baixou, aí ele corta mais só para baixar roe), a roe baixa, engana o instrumento de medição, e a antena deixa de ressonar nos 11 metros e ressona lá na casa do chapéu. Claro que existem os fatores de impedância, mas isso é na antena, e claro que a antena deve estar na medida correta, caso contrário não ressona onde você deseja. Só após conferir esses detalhes que a gente parte para a medida de cabo, para compensar qualquer perda.
Repare que o cabo RG213 possui características  diferentes do RG58, além do material utilizado, quantidade de malha, etc... este cabo - RG213 - não sofre com potências baixas de rádio PX, como: 5w, 20w, 30w, 40 w..., então EXCLUSIVAMENTE ESTE CABO (RG-213), pode colocar no tamanho que quiser para potências baixas, mas experimenta deixar a antena um pouco fora da medida e conferir a roe com 500 watts, com 1000 watts, 2000 watts... aqueles 5 watts que mal balançou o ponteiro, com 1000 vai subir substancialmente.
RGC213
Quem publicou esta matéria (de que cabo coaxial não tem medida), esqueceu de explicar alguns detalhes, mas isso se deve à classe social que este radioamador pertence, pois claro, usa RG-213 quem tem "café no bule" ($$$$), mas você, trabalhador, que está chorando pagar R$ 2,50 no metro do cabo RG-58, não vai usar o RG-213 por um motivo simples, é caro,  e porque não precisa, voce não modula com mais de 100 watts, mas vai querer copiar a moda de cabinho sem medida, e vai acabar deixando a coisa de qualquer jeito. Não faça isso companheiro!

Adicionar legenda 
ATUALIZAÇÃO DO POST 10/06/2013
Os cabos comercializados na atualidade não precisam de medida. A quantidade de malha dos cabos "atualmente homologados" varia de 95 a 98%, o que melhora substancialmente a condutividade, não sendo necessária a prática de cortes e medidas. Mas lembre-se, utilize cabo homologado, e verifique a data de fabricação.











"ESCREVA SEU COMENTÁRIO E CLIQUE 2 VEZES"

30 comentários:

Anônimo disse...

Olá , André !


O pior é que o pessoal inventa cada moda que deixa a gente até apavorado , com idéias tipo : O CABO PODE SER DE QUALQUER MEDIDA , O COMPRIMENTO DA ANTÊNA Ñ. É TÃO IMPORTANTE !!!!!!!!!!! É o fim da picada , sempre calculei o comprimento do cabo e rigorosamente o comp. das varetas da antena , o resultado sempre foi ROE muito baixa e anos de alegria . o antigo DENTEL tinha umas apostilas que sempre segui a risca , parabéns pela sua reportagem .


Att: Manoel Sartori ... 73s PX5A2697

Anônimo disse...

pasei por isso, mas foi por falta de conhecimento e pouca experiência no assunto, ainda hoje sou meio analfabéto no quesito radio amador,mas estou me aperfeisoando lendo tudo oque encontro sobre o assunto e arumando as coisas por aqui.Atempos atráz comprei uma antena plana terra usada por uma bagatéla, estava com uns 20 mértros de cabo +ou- ,mas como não presisava de todo ele cortei. Adivinha? milasquei dias depois comesei a pesquisar sobre o assunto e emcontrei varias opiniões, INCLOSIVE ESSA ABORDADA POR VOCÊ de que cabo não tem medida certa, mas quanto a isso não tenho mais duvida pode espichar a trena ai que da serto.


ronei - campos novos sc.

Anônimo disse...

André, realmente você está certo. Ontem, ao ler sua postagem, decidi trocar o cabo, fazer manutenção na antena.
Tenho uma dificuldade muito grande de fazer contatos a longa distância, e meu rádio é muito bom, é um 158. Pois bem, hoje bem cedo já estava com o cabo pronto, na medida em cima da risca (RGC58) e levantei tudo novamente.
Rapaz, mudou da água para o vinho. Estações que eu chamo a mais de 3 anos e nunca me escutaram ou responderam, hoje me responderam de primeira. É impressionante!
Obrigado Alemão! Só você mesmo!

Estação Rouxinol
Manoel de Oliveira
Santos SP

Anônimo disse...

Mais uma postagem oportuna e bem elaborada.
Parabéns pelo site!

Diego
Belo Horizonte MG

W ROCHA disse...

O artigo, muito bom por sinal, tem a marca aqui do site: explicação simples. A antena, o rádio e tudo o mais que estiver entre eles (cabo, acoplador, chave de antena, "botina", etc) deve ser entendido como um conjunto que tem que trabalhar em harmonia. Com um bom acoplador de antenas consegue-se ler uma relação de ondas estacionárias adequada com praticamente qualquer coisa, mas a potência transmitida vai ficando pelo caminho em forma de espúrios indesejados. Enfim, é isso. Acreditem, como diz o artigo, cabo tem medida, sim!

Anônimo disse...

Eu tinha essa idéia na cabeça de que cabo não tinha medida, e não chegava pra lado nenhum, não conseguia fazer dx com facilidade, só com linear.
Em março deste ano, após ter minha estação destruida pelas chuvas, fui obrigado a fazer tudo denovo, com tudo novo (menos rádio), e segui as orientações do Alemao. Pois bem, meu rádio foi o único instrumento não afetado pelas chuvas, justanmente por que estava no carro comigo em Cabo Frio a trabalho.
Refiz tudo, hoje chego pra todo lado, e agora entendo o significado de cabo na medida.

Luciano Reis
Friburgo RJ

Anônimo disse...

Ow Alemao, fiz o que tu disse aí e deu tudo certo, valeu!

Braga
Diamantina MG

Anônimo disse...

__Olá Alemão em primeiro lugar somos seus fãs! Digo fãs prq eu, minha família e muitos amigos lemos seu site que é muito bom e imformativo, parabéns pelo site! MAS achei que vc pegou um pouco pesado em algumas palavras, desculpe não estou querendo te corrigir e até entendo sua indignação com tantos erros que tem por aí sobre radio e equipamentos afins, só achei estranho... Minha filha depois que leu o artigo disse até que não foi vc quem escreveu o artigo... Bom, espero que continue com os ótimos atigos tão instrutivos e que (tenha certeza) ajuda muita gente! Um forte abraço e fique com Deus!

André Luiz disse...

Me desculpe, é que fico bravo com gente que tem por hábito se comportar como estrela.

Para que alguém refute a própria ciência, deve apresentar fatos metodologicamente aceitáveis. Leio muita sandice na internet, é lamentável.

André Luiz disse...

ATENÇÃO: Postagens contendo opinião pessoal sobre minha pessoa e que desvirtuem o tópico serão deletadas.

Não estou nem um pouco preocupado com o que pensam a meu respeito. .
Discutam sobre o assunto do tópico, e se algum dia eu quiser saber de alguém o pensa a meu respeito, eu solicito.
Nem Jesus agradou a todos.
IP registrado e comparado com os demais. Pena que a pessoa só tenha culhão atrás de uma postagem anônima rsrsrs

EDISON SAMPAIO - PU4EDR disse...

André, muito bom seu artigo sobre o tamanho do cabo coaxial. Depois de ler suas explicações, tudo ficou claro. Aproveito para sugerir a publicação de um artigo ensinando a medir ROE, tanto com o medidor de ROE quanto no próprio equipamento (Super Star 3900, Cobra 148GTL.., por exemplo). Parabéns pelo seu sáite. Edison Sampaio (PU4EDR)

Anônimo disse...

Só para finalizar , sei que em frequência de Px, é importante o corte do cabo na medida, pós tenho a tabela para o corte correto. Mai eu tive pesquisando para a faixa de 2 metros e não encontrei nenhuma tabela. pergunta neste caso o cabo pode ser qualquer medida.

Walmir PX1W 6604 PU1 VJV

Anônimo disse...

Existem coisas que a prática aparenta ser de um jeito mas na realidade tem outro nome... Sou engenheiro Telecom, do INATEL, e lembro que essa foi a primeira pergunta que fiz ao professor, no laboratório de linhas de transmissão balanceadas... o cabo coaxial é uma linha balanceada... ele é construído, o rgc58, o 213, cada um para uma determinada faixa de frequência, possuem características diferentes de condutância, transcondutância reversa etc. não devem ser usados em frequências erradas... uma característica da linha balanceada é que mantém a mesma impedância em qualquer ponto dela ex 50ohms, em laboratório é possível se ver os pontos de amplitude da onda a ser propagada nas distâncias do comprimento de onda... porém o que causa a onda estacionária é o descasamento de impedância entre a impedância de saida do transmissor 50ohms linha (cabo) e antena... como se um cano de água de maior diâmetro terminasse em um cano menor causando uma "Turbulência" de água de retorno, refletida na parede do cano menor... ou a onda refletida de volta (estacionária) pela mesma razão = descasamento de impedância... essa estacionária causa uma ressonância com a onda principal causando um grande aumento de tensão no transistor de saída... por isso queima... conseguimos ver isso em laboratório.. mas o professor é categórico, o comprimento da linha balanceada não altera a sua impedância em nenhum ponto e não é isso que promove o casamento de impedância entre transmissor e cabo e entre cabo e antena... quando se efetuam cortes em antenas ou cabos é uma tentativa de se casar as impedâncias entre os elementos... em frequências mais baixas essas reconectorizações em um ponto de amplitude zero podem simular uma capacitância ou indutância (pequena) que já é o bastante para se conseguir o casamento, mas ele garante o comprimento teoricamente não faz o casamento de impedâncias... em frequências mais altas 2.4ghz esse método do comprimento é totalmente inútil... mas na faixa em questão, parece que na prática consegue enfim se casar as impedâncias... o importante é medir para ver se consegue menos estacionárias... existe o método do rabicho soldado em paralelo com a terminação da antena, do mesmo cabo utilizado, que vai sendo cortado até se casar a impedância... lembre que as impedâncias que dependem da frequência, e podem ser capacitivas ou indutivas... a resistiva não depende da frequência e por isso temos que ter cuidado em pensar em potência somente em termos resistivos o que um cabo aquênta em wats em relação ao outro, não tem nada em comum o rgc 58 e o 213...

Anônimo disse...

completanto... Antonio do Inatel... os 50ohms do cabo são válidos para a frequência do cabo... em outra freqüência não vale, já deve ser outra, aí piora mais ainda o descasamento, tornando mais imprevisível o resultado... quando se corta a antena se mexe na impedância do projeto da antena alterando a impedância dela... quando se corta o cabo de repente acha em uma nova soldaem um ponto de amplitude zero uma impedância causada ali no local que case com a da antena. o certo seria se fosse possível inserir um pequeno indutor ou capacitor, ou ambos, entre os elementos cabo e antena que pudesse ser ajustado, mas nessa frequência isso é meio crítico e difícil, o mero fato de corte e reconectorização acerta mais que por experiência prática no resultado que é difícil de constatar qual impedância introduzi lá quando fiz o corte e resolda...

Anônimo disse...

ah o rabicho em paralelo seria uma impedância em paralelo que vai sendo mudada de valor conforme se corta... já não é mais uma linha de transmissão balanceada é um mero capacitor ou indutor... o problema é que as vezes a impedância necessária ao casamento não adianta colocar em paralelo, mas pelo cálculo em série... rss... é difícil mesmo...

Anônimo disse...

mas digo uma coisa se não tivesse conseguindo casar a impedância, eu também tentaria esse método, tem que ser feito algo, nem que seja soldar várias vezes indo diminuindo e testando, quem sabe um hora introduzo uma impedância em um ponto de menor amplitude da onda que resolva... rsss..

Anônimo disse...

e eu gosto muito desse site, o André tem muita experiência e conhecimento também... nínguém jamais cometa o erro de subestimar o que ele sabe...

obrigado espero ter trazido alguma luz ao assunto tão polêmico...

Antonio Carlos Cardoso Jr

André Luiz disse...

O que seria de mim sem vocês...
Obrigado pela explicação, Antonio Carlos Cardoso Jr.

Anônimo disse...

Observei que respondeu a todos .Mais não sei por qual motivo minha pergunta ficou em aberto sobre o tamanho do cabo para vhf

André Luiz disse...

Não vi sua pergunta. Deve ser por isso.
73s

André Luiz disse...

Walmir... achei a pergunta!
Desculpa cara...
Normalmente usamos cabos do tipo RGC58 para VHF, e o RGC58 ou RGC213 especificamente para essa frequência (alta), entre 144 e 400, não faz tanta diferença a medida no cabo.
O range é muito estreito.

André Luiz disse...

OS CABOS HOJE NÃO PRECISAM MAIS DE MEDIDAS. O POST FOI ATUALIZADO.

troll disse...

pra vhf ou pra dual band não precisa de medida so se for px ne ?

troll disse...

pra vhf ou pra dual band não precisa de medida so se for px ne ?

Unknown disse...

André, é certo isso que Eu li no seu post: "OS CABOS HOJE, NÃO PRECISAM MAIS DE MEDIDAS"???
Depois de ler todo o post, fiquei em dúvidas, estou em ponto de instalar minha estação base fixa, daí fiquei muito preocupado.
Sou iniciante PX, e vc me deixou em dúvidas. Se possível me ajude, ok?

ATT: Fernando Junior PX7E4128

André Luiz disse...

AMANHÃ VOU FAZER UM VÍDEO SOBRE ISSO

Joao Lima disse...

como fica o comprimento de onda no cabo coaxial sendo que cada cabo tem a sua vp (velocidade de propagaçao)que e menor no cabo e maior no vacuo

RADIOAMADORISMO POR PY3YJU disse...

Caro amigo André, desculpe contrariar seu comentário sobre medidas de cabos coaxiais, sou um camarada aposentado no ramo de telecomunicações, trabalho junto com um outro Engenheiro de telecomunicações ele trabalhou mais de trinta anos na instalação de emissoras de rádio AM e FM e TV. Mande um email para BONS fornecedores de cabos coaxiais e pergunte se cabo coaxial tem tamanho, acho que vão te contrariar também, quem instala sistemas irradiantes tem que ter boa noção da qualidade do cabo coaxial assim como o RG de acordo com as necessidades, saber utilizar um ANALISADOR DE ANTENAS ( MFJ ) por exemplo e saber o que está fazendo, PY3YJU Julio Souza ( py3yjujulio@gmail.com )

Unknown disse...

Não sei se alguém pergutou mas eu comprei o cabo rgc58 60% 50 ohms homologado mas estou com dúvida se posso usar para instalar o rádio px e como calcular o tamanho?

michele andrade disse...

Bom dia. Afinal tem que medir cabo ou não? Eu mesma quero confeccionar minha antena,mas preciso dessas informações. 73

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.