Membros Participantes

Curta nossa página

quarta-feira, fevereiro 13, 2013

15

VR94, VR95 & VR9000MK2

A linha VR94/VR95/VR9000MK2 está de cara nova, mas o pequeno transformador que acende o luxuoso painel conhecido como dama da noite apresenta ruído inconveniente (Newligth).
O ruído do gerador gera outro tipo de ruído no circuito interno e atrapalha demasiadamente a recepção de Estações fracas. Não há meios de resolver este problema, a não ser que o proprietário do transceptor desligue o transformador, mantendo o painel, "que é o chique da coisa", apagado. Triste...
Algumas unidades desta linha geram mais ruído que outras, e isso mostra o equívoco no padrão de qualidade dos cabos de blindagem deste circuito. (Nota: Por questões de segurança, não toque neste cabo) Não estou dizendo que o circuito não é de qualidade, digo que apenas o cabo que transfere energia poderia ser melhor.

Os modelos  VR94, VR95 e VR9000Mk2 não são ruins, pelo contrário, são robustos, resistentes, mas além do ruído causado pelo pequeno transformador, o rádio corre frequência demasiadamente.  O problema está "exatamente" no cristal do carrier, que deveria ser X10, quando na verdade é X100", ou seja, se colocar um cristal de rádio antigo (SS3900,SS148GTL) nestes modelos, o problema tende a desaparecer, podendo variar no máximo 0.2, enquanto os atuais escorregam na média de 3.0 Khz.
Resumindo: O único rádio da VOYAGER que ainda é confiável neste aspecto é o VR158EGTL-DX.
FUNÇÕES:
Controle de potência que varia 4w a 10w AM nas 3 versões, e 20w SSB ajustáveis apenas nas linhas 94 e 95; filtro NB nos modelos 94 e 9000MK2, RFGain e controle de ganho de microfone apenas nos modelos 94 e 95; Eco fixo no modelo 95 e ajustável no modelo 9000MK2; Retorno - talkback - nos modelos 95 e 9000MK2; bandas A,B,C,D,E,F em todos os modelos - 6 bancos de canais tipo exportação - sendo os 80 canais homologados nas bandas marcadas em vermelho; dupla sintonia; leitor de estacionária manual; +10khz nos modelos 94 e 9000MK2. Eu opto pelo 158, pois é outra construção.
Nota 7 de 10
Deseja fazer algum comentário sobre este equipamento?
Faça seu post e cole abaixo.
73s

((•)) Ouça este post

15 comentários:

branco disse...

BOA NOITE ANDRÉ ,BOM O QUE EU TENHO Á DIZER SOBRE O MEU VR 9000 É QUE ELE ERA FORA DO NORMAL .TIPO NÃO CORRESPONDIA AS MINHAS ESPECTATIVAS .DAVA MUITO RETORNO MICROFONIA ,BOM RESUMINDO TE ENVIEI ELE E VC DEU AQUELE GRAU AJUSTOU A FREQUENCIA ,AJEITOU OÉCO QUEESTAVA TODO FORA DO NORMAL BOM VOC~E DEIXOU DO JEITO QUE TEM QUE SER VALEU ANDRÉ GRANDE ABRAÇO BRANCO BILLE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO SP

luciano disse...

boa noit andre meu vr9000mk2tambem nao corresponde como eu quero coree sentonia nao concigo centonizar ele tem hora esta muito ruim d centonia aldio abafado andre li o comentario do branco e como faço pra t manda o radio andre meu emaikl e lucio_0081@hotmail.com meu telefone é 4399032897 operadora tim desd j muito obrigado ou meu faced é lucio ribeiro pires

FEITOSA disse...

ola boa noite, queria ver se algu companheiro poderia me da uma ajuda a localizar na placa ou mesmo referencia da peça que faz a banda do AM no radio voyager vr94m . aqui o meu queimou e tenho outras sucatas por k. assim localizando a mesmo queimada posso trocala. muito grato pela atencao e um forte 73. pu7 ocf carlos feitosa sobral-ce

André Luiz disse...

Feitosa, baixe o esquema do Alan 8001, é a mesma placa.

Gilson Gomes disse...

Boa noite Andre, esse ruido no Vr94 é em TX RX em Todas as bandas? Obrigado pela gentileza. . .

André Luiz disse...

Boa noite Gilson!
O ruido é o transformador que mantém aceso o painel, independente de banda.

Gilson Gomes disse...

Q S L Andre. Transformador deligado, foi embora o ruido, que por sinal incomodava mais a recepção dos colegas. Apagou também o VU. Há possibilidades de fazer um acedimento individual só para o VU ? Muito obrigado pela vossa gentileza. . .

Gilson Gomes disse...

Q S L Andre. Transformador deligado, foi embora o ruido, que por sinal incomodava mais a recepção dos colegas. Apagou também o VU. Há possibilidades de fazer um acedimento individual só para o VU ? Muito obrigado pela vossa gentileza. . .

Carlos PU5YCL disse...

coloquei uma frente prata no meu radio e desliguei o trans. e no miter coloquei um led branco ficou muito lindo mudou a cara do radi
Carlos PX5Q0372(PU5YCL)
imail:autocarmecanica@uol.com.br

Ricardo CTBA disse...

Olá, tenho um VR 95 m plus estou bem contente com o rádio, mas o problema é quando eu comando rodadas ele esquenta demais, não da pra por a mão na traseira dele, utilizo uma fonte mytsuda estabilizada 13,8v 15a, e a estacionária está 1.1 geralmente o utilizo nos canais entre o canal 40 e 60, tem algo que eu precise fazer pra que o bixo pare de esquentar??
Obrigado !!

André Luiz disse...

SIM, faça um Upgrade que ele trabalha gelado.

Guilherme disse...

ANDRÉ,ENTRE O VR 94 E O 95,QUAL É A MELHOR ESCOLHA ENTRE OS DOIS?

Guilherme disse...

Eu encomendei um vr 95,pq ja tive um,ele é mais caro que o vr94,por isso gostaria de saber a diferença.

André Luiz disse...

a diferença é só o eco

Claudinha Dossantos disse...

andre bom dia sou ricardo de atibaia
acabei de comprar un vr9000mk2 so q a frequencia q falo e 25425 grupo rpm e ele so vai 25615 o mesmo cristal q esta nele da para ir nessa frequencia muit]o obrigado

→ Canal PXJF Youtube ↓

Loading...

→ Power RF ↓

Photobucket

Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital com congelamento de pico máximo, basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Gera mais calor, e calor é igual a perda. Esse transistor fecha a entrada de gate quando aquecido.

O rádio original apresenta 20w em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo de 12A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W divididos por 2,66 = +- 60w em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts, mas não há área de dissipação, então não recomendo.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

→ TVi ↓

TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas ressonar lá na casa do...

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

Fale comigo

→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

Oferecimento:

PXJF YOUTUBEadio.com.br