Seguidores

sexta-feira, julho 20, 2012

Aproveitando o momento

O frio, pelo menos aqui em Minas Gerais, se torna propício à encontros de radio-operadores.
No verão, quando a propagação está a todo vapor, poucos são os radio-aficcionados que abrem mão de estar no shack, justamente por conta dos contatos que efetuam e as figurinhas que conquistam.
Alguns detratores da faixa preferem echolink e afins, mas "eu" acho isso uma idiotice.
Eu e minha esposa Priscilla promovendo a Feijoada do Alemão
Este momento de baixa propagação é ideal para manutenção da Estação; seja para trocar os cabos, tirar o zinabre dos conectores, limpar a antena e fazer manutenção; consertar aquela fonte que outrora estragou. Até mesmo o Upgrade no equipamento.
Este é o Kikim, lá da Cidade de  Piraúba MG
De qualquer forma, é o melhor momento para fazer atividades que através do rádio nao seria possível.
Minha sugestão é simples, reúna os amigos, os novatos, os mais experientes, e faça um caldo, uma vaca atolada, uma feijoada, ou algo que combine com o clima frio. Qualquer coisa de baixo custo. O importante é trabalhar o campo pessoal, o calor humano, para quando o verão chegar, todos tenham uma boa estrutura, principalmente na questão amizade.
Nossa madrinha de casamento e companheira radioamadora PY4ALB
Se todos trabalhassem em pról de todos, o hobbye não estaria tão entregue à sorte.
São necessárias atitudes que aproximem as pessoas, pois claro, toda e qualquer atividade é pró-pessoa, e não pró-hobbye.
Faça algo em sua região, mesmo que seja você e mais um.
Um grande abraço!!!
73s

6 comentários:

PU1-KLE disse...

Me chamou a atenção na foto em que aparece a colega PY4-ALB, uma cadelinha marrom ou um cão, que está sentado no meio da rua olhando para quem tirou a foto. Acredito que ele(a) estava era olhando para o que todos estavam comendo e querendo comer um pouco também... Fica a pergunta: Será que algum radio-colega "se lembrou" de dividir um pouco do que estava comendo com o "colega de outra espécie" que observava de longe? Sinceramente, espero que sim! Um forte 73 para todos. Parabéns pelo Blog.

André Luiz disse...

A cadelinha se chama Diana, mora aqui do lado e está sempre presente nos eventos.
Ela não está mais próxima porque tinha gente que ela não estava acostumada, mas está sempre aqui fazendo bagunça.
Quando tem aglomeração de pessoas estranhas a ela, acontece isso, ela fica exatamente onde está na foto.
Cadelinha sapeca.

André Luiz disse...

Aliás, cães não podem comer feijoada, e sim ração, e da boa.

Wesley disse...

Esta época de baixa propagação e é propicia a contatos locais com aquela estação da cidade visinha que quando a propagação esta aberta se torna mosca branca devido ao qrm.

Anônimo disse...

Verdade... mas aí é necessário o fator umidade (rigidez dielétrica do ar)...
por isso em um dos vídeos o Alemão toca nesse assunto.

Todas as vezes que eu aproveitei esse momento eu tive sucesso. Triste que aqui na região o denômeno sempre acontece bem a noite.

Wagner
Astolfo Dutra MG

kikim disse...

ue, não sabia que tinha algum Wagner de Astolfo Dutra q falava nos 11 metros aqui pertinho de Piraúba

eu aproveitei o dia de campo ja q tinha desmontado minha 5/8, para manutenção da estação, justamente reapertar os parafusos das varetas q durante as ventanias de verao costumam afrouxarem

Andre, apesar de eu naum gostar muito de feijoada, mais faleu muito apena marcar presença, pois naum tem coisa melhor do que reunir os amigos de radio para um pate papo pessoal e ainda ter fotos para recordar esses dias que jamais esqueceremos

finalmenete acertou na legenda da foto ne Alemao, PIRAÙBA cidade onde moro kakakkakaka

Marcos Sindra
estação caça
PX4H4546
Piraúba - MG

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.