DDS - Segunda postagem da série que tem como objetivo ajudar você, a partir de prós e contras (e dicas), a escolher se vai ou não aderir "a moda". Por que moda? Porque tem muito rádio bom, funcionando perfeitamente, sendo transformado para utilizar DDS quando não há necessidade.
Prós
- O seletor de canais é super leve, bem mais gostoso de manipular.
- A sintonia deixa de ser linear e se torna semelhante a logarítmica, semelhante à do Hannover BR9000; mais fácil e com maior precisão (a precisão depende do instalador). Também existe um ajuste que diminui o range da sintonia (depende do fabricante do DDS), deixando-a menos sensível, melhor de usar no modo SSB, basta travá-la no MENU 14 com o valor de 00003000. (Solicite a seu técnico).
- Uma única sintonia, apenas um ajuste de voice lock Não existe DDS com sintonia dupla. Você pode utilizar as duas vias do botão de sintonia, mas na verdade está colocando os dois em série, e o "meio dia" da sintonia jamais ficará no centro 100%..
- Acesso aos canais de telecomando sem necessidade de chaveamento + 10KHz. A sintonia não possui os saltos do PLL.
- Possibilidade de aumentar o range de canais sem necessidade de chaveamento de bandas, como a chave de banda: A, B, C, D, E, F.
- O display é bem completo, possui frequencímetro, é possível verificar sinal de TX e RX com essímetro próprio, possibilitando inclusive a instalação em uma estrutura independente da estrutura dos transceptores tradicionais, como a exemplo o "ararinha". Também é possível verificar os modos de operação (AM/USB/LSB) e a banda de operação, tudo isso em um só display.
- Por gerar a própria frequência, não utiliza o VCO do rádio PX, e isso é, de fato, muito bom!
- Por gerar a própria frequência, o DDS gera um sinal de apito em determinados "canais", o que impede o uso dessas frequências, a não ser que o menu 11 FREQ RX HF seja ocasionalmente alterado. Para que isso seja possível, o sistema DDS deve estar desbloqueado. Atenção ao fato da possibilidade de você configurar errado e criar um problema atrelado a possibilidade da perda de garantia.
- Perde a sintonia dupla nos rádios que possuem dupla sintonia. Para disfarçar isso, o botão de sintonia fina é usualmente ligado em série com a grossa, mas a sintonia fina não fica no centro, fica em 10 horas. Se você é obsessivo, esteja ciente. Se for transformar a sintonia dupla em uma só, vai descaracterizar o painel que indica duas sintonias.
- Perde a chave de Bandas: A, B, C, D, E, F. Você precisa colocar alguma função no lugar dessa chave, pois ela ficará inútil. Lembre-se que vai descaracterizar o painel, pois está escrito qual é a função, e ela deixará de existir.
- Perde a chave +10KHz. Mais uma chave inútil no painel do rádio.
- Perde a chave HI/LOW nos modelos SS3900 E 158EDX. Mais uma chave inútil no painel do rádio.
- A instalação ainda depende de algumas bobinas do próprio rádio que são responsáveis pelo ajuste da sintonia do transceptor, o que o torna vulnerável à derivação de frequência por alteração de temperatura e também por conta da mão de obra do instalador. Isto é, mesmo sendo DDS, que é um sistema digital, seu equipamento pode estar fora de frequência. Mão de obra é um problema generalizado.
- O sistema DDS não utiliza os modos CW e FM. Você não terá essas funções, mesmo que seu rádio tenha essas funções antes da transformação. Fique atento a isso. Se seu rádio tem o modo FM, ele vai dar portadora no modo, mas ficará mudo.
- Relações de Ondas Estacionárias - ROE levemente elevada desarma o circuito DDS. Isso mesmo, se sua antena estiver fora da frequência ou se estiver com um mínimo de retorno de radiofrequência, o sistema DDS simplesmente não transmite, ele desarma e você precisa desligar e religar o equipamento. Para resolver isso, precisa eliminar o retorno de RF utilizando um choke na antena e utilizando uma antena adequada à frequência que pretende utilizar. Isto é, se sua antena precisa ser acoplada, essa tarefa pode se tornar cansativa e estressante. (Não dá certo!)
- Instalar DDS no seu rádio não o torna um rádio digital.
- DDS não mexe na potência do rádio.
- Instalar DDS no seu Cobra 148 GTL não o faz mais potente.
- Instalar DDS no seu SS3900 e semelhantes não melhora a potência, lembre-se que inclusive descaracteriza o equipamento.
- Deixo no link abaixo o contato do Vanderlei. Ele fez a frente no meu rádio com as funções que escolhi após perder as funções nativas. Abaixo do vídeo você encontra seu contato. https://youtu.be/dm894gIJ2tM.
2 comentários:
Bom dia
Informação precisa e esclarecedora, muito valorosa...
Parabens
Obrigado pela informação.
Parabéns pela explanação,muito elucidativa e franca.Quem decidir pelo sistema com certeza ficará satisfeito.73 de Px3B8533 e Pau3XEB.
Postar um comentário