Membros Participantes

sábado, fevereiro 08, 2020

Antena Electril Yaggi 3 elementos com problema? Leia...

No dia 30 de janeiro de 2019 instalei a antena direcional Yaggy de 3 elementos Electrill 80 cm abaixo da antena Steelbras 5/8, poderia dizer que a antena Electril ficou perfeita por um período de 3 meses. Certo dia, como de costume, antes de conectar o rádio verifiquei a antena com o analisador, e a estacionária estava bem alta, conferi com o rádio, e realmente estava totalmente diferente daquela estacionária de Hannover 1.0 do canal 6 ao 89. A antena Electril, se você seguir o manual de montagem que vem com ela, impressiona, porque não é uma antena seletiva, e isso é ótimo, porque por ser uma antena com a banda bem larga, te isenta de ter que usar acoplador, e honestamente isso é muito bom!
Você não entendeu errado, leitura baixíssima de estacionária, muito bom mesmo!

Nesse dia entrei em contato com a empresa fabricante, mas não me disseram muito, a impressão que dá é que fazem o produto mas não usam, não têm a mesma sensibilidade para lidar com "a coisa", então depois disso conversei com alguns amigos que asseveraram que havia água no gama, foi aí que decidi estudar uma forma de tirar essa água, ou não impedir que ela saia, já que não posso impedir que ela entre, e a solução encontrada foi uma parafusadeira e uma broca bem fina, e na antena a realização de vários buraquinhos na parte inferior do alumínio do Gamma match, vide foto abaixo: 
Clique na foto


Meu amigo Marcelo executou vários furinhos no Gamma match, tanto no alumínio da base quanto no alumínio que é feito o ajuste... vários!

  • Quando a antena ficou ruim, não era época de chuva, era época de muito calor, então com certeza houve condensação da umidade dentro do Gamma. Lembra do copo com água gelada molhando a parte externa do copo por condensação? mesma coisa, não encharca, mas fica úmido, que já é suficiente para alterar o "efeito do capacitor" que o Gamma match exerce, que foi projetado para trabalhar seco, e perde a referência quando está molhado. Tem lógica!

Clique na foto


Veja bem, não tinha água propriamente dito dentro do alumínio do Gamma match, ele só estava úmido, e foi suficiente para alterar a configuração da antena. Ela saiu dos 27 MHz e foi lá pros 28.300...

Veja os resultados obtidos com a manutenção da antena:
CANAL 1 é 26.965 = 1.0
CANAL 60 - 27.605 = 1.1
CANAL 80 - 27.805 = 1.2
CANAL 100 - 28.000 = 1.3
  • Detalhe

Enquanto a antena estava úmida, mesmo ajustando o Gamma match a estacionária nunca baixava, e foi quando meu amigo empurrou o gamma para dentro que sentiu a umidade fazer barulho na bucha de isolamento e cuspir umidade pra fora. Isto é, "a bucha molhada não isolava" (pulo do gato), foi aí que pensei em fazer os furinhos na parte inferior do alumínio do Gamma match, mas os furinhos não resolvem o problema, os furinhos apenas servem para que a umidade que entrou de alguma forma, creio ser por condensação, tenha uma chance de sair, é uma forma de escoamento, não vai impedir que a condensação ocorra novamente, tampouco irá impedir que a bucha de isolamento se molhe. Essa é uma experiência de boa fé que eu vou poder relatar o resultado  para os leitores daqui a um ano, quando terminar o período das chuvas e passar pelo frio absurdo que faz nessa cidade, seguido de calor que nem no Nordeste do país já foi presenciado. Juiz de Fora MG tem um clima muito cansativo, é primavera, verão, outono  e inverno num dia só... haja saúde. Portanto, agora é ter paciência e torcer para a experiência dar certo.
Dê a sua opinião abaixo, contribua, é sempre bem vinda uma idéia diferente.
73s de PX4A8001

Nenhum comentário:

Sem instrumentos, não adianta!

Sem instrumentos, não adianta!
clique na imagem

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ TVi ↓

TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui apresento algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É normal a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso o conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento - limitadores de áudio. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento, mantenha intacto o ALC, ou solicite que seja feito por um técnico que tenha posse de instrumentação, como analisador de espectro, e "que saiba usar". Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível! Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento, lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas não estar ressonando corretamente. Desta forma, não adianta ter rádio potente se o restante da Estação está aquém.

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua Estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadores o chamaram para tomar um café e o conhecer, e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordial, e JAMAIS se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal e denuncie.

Compartilhe!

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.