Seguidores

quinta-feira, novembro 02, 2017

Midland Alan 8001 S - Versão de transição

Quando a Alan se fundiu com a Midland, ambas empresas italianas, o design 8001 não ficaria de fora. Ganhava então um circuito diferenciado que tentava mascarar às características originais do produto, e era tido como "um novo conceito", que tinha como foco a possível certificação/homologação em países de dura fiscalização.

Contudo, o modelo S ainda estava longe de conseguir o feito... pois a mordaça nessa PCB não conseguia deter a demanda a qual foi projetado.


Para lograr sucesso e alcançar a tão sonhada certificação neste produto, garantir a possibilidade de comercializar um transceptor legalizado na maioria dos países, seria então necessário convencer os laboratórios de certificação que o produto oferecia exatamente o que era necessário, que estaria dentro dos padrões estabelecidos para com a maioria dos países, (algo muito difícil de alcançar por conta da estrutura do equipamento) e que oferecesse formas isoladas de fazê-lo, bloqueando recursos em separado, e um exemplo para ilustrar é o transceptor Hannover BR9000, que não possui o FM liberado no Brasil e tem apenas 80 canais, enquanto é possível alterar toda essa configuração. Ou seja, a empresa responsável pela homologação têm essa flexibilidade, o equipamento oferece estar dentro da lei local.


A empresa responsável pela comercialização têm total liberdade para controlar a quantidade de canais, os recursos agregados, assim como os modos de operação - AM/FM/CW/USB/LSB e  obviamente o controle da potência. 


Mas para se adequar, o produto necessitava de muitas adaptações... ao passo que cada visita ao laboratório de certificação para verificação tinha/têm um custo elevadíssimo (em qualquer país é muito caro), e ser reprovado nos ensaios laboratoriais para obtenção da certificação não era uma opção, motivo pelo qual a PCB do modelo 8001S foi substituída pela PCB do atual 8001XT, mudança que possibilitou posteriormente, a certificação do modelo na Europa e a possibilidade de homologação no resto do mundo. A PCB do 8001S foi reprovada 3x.
Mas engana-se quem pensa que o 8001S é ruim, pois na verdade, é um equipamento com muitas possibilidades, assim como o Alan 8001.
A briga foi para homologar o produto, tão somente!


O modelo em questão, 8001S, segue quase que rigorosamente os moldes do 8001XT, só que com a PCB do anterior ALAN 8001. Na verdade, o projeto para internacionalização do modelo XT sempre existiu, só que o objetivo era tentar aproveitar a estrutura física do modelo anterior, porque dessa forma seria possível economizar no custo do projeto. Contudo, essa intenção de economia esbarrava nos excessos existentes no projeto do ALAN 8001 inicial, que não tinha compromissos com exames laboratoriais... 

Portanto, se focarmos somente na potência desse modelo S, recurso que não possui um controle exato como vemos nos  rádios digitais, já teríamos um fator de reprovação em ensaios para certificação. Imagine se focássemos em tudo, largura de banda, espúrios, a bobina "com o diferencial"... nem estou tocando nos demais aspectos... Então, era necessário que houvesse uma ruptura com a utilização dessa PCB, era necessário algo novo, e por isso a Midland decide não continuar fabricando e utilizando uma placa que por anos sustentou a fama do lendário Alan 8001... e não é atoa, concorda?
Se a intenção é apenas aproveitar o layout do equipamento, o restante é secundário... inclusive o nome do modelo.

Para liberar os 400 canais, solde o jumper abaixo do trimpot e reinicie o equipamento com a tecla +10 e freq acionadas
Portanto, a potência original do modelo 8001s é a princípio baixa, 4w AM 12w SSB, bloqueada no próprio hardware, sendo necessária intervenção técnica a fim de resolver potência e liberar canais. 
(Lembre-se que o produto estava sendo produzido com  a esperança de certificação, e por isso é todo travado). 
A equalização das bobinas de FI para todos os bancos de canais é necessária, assim como a adição de alguns componentes para que a potência do equipamento cubra os almejados  400 canais, caso contrário, mal atenderá 80 canais.


Assim como no Midland 8001XT, a opção de verificação de frequência ou canal é um marco que separa, dicotomiza a Alan da Midland; o áudio é, de mediano a baixo naturalmente, e as limitações foram impostas no próprio circuito. E como todo bom Midland, não tem eco, mas tem a opção de instalação e a chave no painel; é como se tivesse o local do estepe no veículo e não viesse o estepe, coisa de projetista estúpido. Têm beep, com controle de liga e deliga no painel e tem leitor de estacionária manual. No S-meter não tem o recurso de leitura da modulação... mas tem no painel...
O recurso de leitor de modulação em AM até funciona caso o técnico faça uma intervenção no áudio, caso contrário, é outro recurso que imita o modelo anterior, é de enfeite, e só foi resolvido "de fábrica" no modelo posterior, o 8001XT. Ah, o controle de potência nesse modelo S é de enfeite!


A verdade é que não deixaram o Midland Alan 8001S ser o que foi projetado para ser, um equipamento bruto, forte, para DX, e tentaram hiperbolizar uma característica que ele não têm, que é ser um rádio "equilibrado", quando na verdade, tem potencial para muito mais. É como forçar um bodybuilder a se comportar como o personagem Salsicha, do seriado Scooby-Doo; não vai dar certo...

O recurso técnico na limitação de áudio para tentativa de certificação de alguns produtos é deveras mal feito, motivo pelo qual muitos equipamentos passam longe dessas análises.

A estrutura física do produto é robusta e bem construída, ideal para usuários de bom gosto, mas mantém os botões de borracha, o que invariavelmente destrói qualquer possibilidade de manter o equipamento bonito a longo prazo... a não ser que seja guardado na proteção da luz e calor, com sílica gel, o que lança outra pergunta... qual a razão de ter um equipamento para não usar? rsrs


Para quem acha que o produto não é original, atrás do mesmo, do lado do dissipador de calor você encontra essa placa de origem, o que ajuda muito descobrir se o rádio é ou não original.
Na foto abaixo, informações sobre o consumo e tensão.




Compartilhe!
ANDRÉ
PX4A8001

Um comentário:

raseC disse...

EXCELENTE ! Parabéns pelo conhecimento e a forma como passa. Comprei Um Alan 8001S e já sei quem vai cuidar dele, fazendo toda melhoria possível que vc sabe fazer e com todo esse zelo, e pq não dizer, esse Amor a profissão que vc tem. Obrigado e por favor continue a nos presentear com posts assim. Parabéns ANDRÉ !

César Magalhães - Francisco Beltrão-PR

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.