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segunda-feira, setembro 07, 2015

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Qual rádio comprar, qual antena comprar?

Se você assistiu o filme Smokey and the Bandit, notou que a antena utilizada no Trans AM é bobinada, pequena, 


e isso se dá de acordo com a necessidade em que o contexto do filme foi produzido, portanto, o veículo serviu para abrir espaço e distrair a atenção dos policiais; não que você vá fazer o mesmo, pois neste caso estamos falando de um crime. 


O filme é uma ficção, mas se o seu caso é equivalente, ou seja, se você trafega em comboio (próximo do outro veículo até 600 metros), o ideal é realmente uma antena discreta, pequena, porque  quem está em comboio não tem a intenção de fazer contatos a longa distância, e sim contatos a curta distância, com o próprio grupo em movimento, por isso que é tão importante definir sua necessidade imediatamente antes de adquirir o conjunto rádio + antena.
Repare na foto abaixo que desde os anos 80 que os motoristas profissionais nos Estados Unidos aboliram o uso de antenas grandes. 

Eles preferem antenas bobinadas instaladas exatamente no braço do espelho retrovisor, porque além de não causar perda pela proximidade da cabine, os usuários utilizam apenas o espectro de frequência ao qual a Faixa do Cidadão é permitida. Devo salientar que a antena bem instalada no braço do retrovisor é capaz de transmitir tão bem quanto uma antena maria-mole no para-choques para quem deseja estar em comunicação com o comboio.
Então, voltando a falar naquele conjunto de baixo custo, este você pode adquirir escolhendo no seu fornecedor mais próximo, e a antena para essa finalidade pode ser exatamente aquela que couber no seu bolso, pois antenas pequenas funcionam muito bem para o caso de comboios. 


Já experimentei Estações exatamente nesses moldes, justamente por conta dos contatos que faço enquanto viajo para as proximidades de minha cidade natal. Acho interessante manter contato com os motoristas locais, mais próximos, enquanto trafego.
Para Estações cujo objetivo é manter contato nas proximidades, o rádio pode ser qualquer um mais em conta, aliado a uma antena com preço bom. É exatamente na medida que cabe no seu bolso. 


Outra situação:
Se você tem a intenção de falar longe, em longas distâncias, não adianta nada economizar, a receita acima não funciona, e  precisa de um rádio muito bom, e a antena precisa ser obrigatoriamente do mesmo nível do equipamento, caso contrário, você não terá resultado prático. Dessa forma, se optar por antenas reduzidas, necessariamente deverá instalá-la em locais altos como na foto da carreta acima, próximo ao teto da carreta, no braço do espelho retrovisor. Mas para longas distâncias isso não funciona, a antena têm que ser a Maria Mole, não tem jeito.
De nada adianta um equipamento bem preparado se a antena não da vazão.
O ideal não é mais o equipamento baratinho, precisa optar por equipamentos tipo exportação e de qualidade superior, como por exemplo:
Voyager VR94, Voyager VR95, Voyager VR9000MK2, Voyager VR158 EGTL DX, Voyager VR9900, Superstar 158 EDX,  Mega Star MG97 ou MG990TW, Hannover BR9000, AQUÁRIO RP80 e RP90 e o novo Alan 8001 XT.
Para todos esses equipamentos existem serviços distintos que podem, através de sua escolha, facilitar muito seu dia-a-dia na estrada e os contatos a longa distância, então você pode escolher qual equipamento (dessa lista) comprar, pode comprar na internet como quiser, e pode solicitar o envio direto para nosso laboratório para que possamos proceder com as melhorias e correções necessárias. Dessa forma você economiza um frete.
Se tiver dúvidas quanto ao serviço ou como proceder, procure-nos enviando e-mail para:  pxjf@hotmail.com.br ou utlizando nosso Whatsapp 032991112827
Abraço e bons DX's

((•)) Ouça este post

2 comentários:

Gerson Schmitt disse...

Muito boa dica.Parabéns

André Luiz disse...

Sim, sempre com dicas para ajudar os amigos da Faixa

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TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

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7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Power RF Aprenda ↓

Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital "com congelamento de pico máximo", basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Girar ou abrir posição de trimpot apenas gera mais calor, e calor é igual a perda. Quanto mais se aquece o transistor, mais fecha a entrada de gate quando aquecido, e por isso você precisa alterar alguns componentes na saída, porque eles impedem o rendimento da potência final (isso só serve para rádios PX).

Um rádio na atualidade - 2015 - original apresenta 20w PEP SSB em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo entre 12A e 16A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W em calor (em perda) divididos por 2,66 = +- 60w que representa o % aproveitável, e em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts aproveitáveis, mas não há área de dissipação, então não recomendo. A bem da verdade, eu literalmente pago para ver alguém conseguir reproduzir o sistema que patenteamos, DC to DC.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

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→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

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