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sábado, julho 04, 2015

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UPGRADE PODE OU NÃO PODE?

Você compra um carro e a primeira coisa que faz é instalar insufilm, depois decide rebaixar o cabeçote ou mesmo a suspensão, ou os dois; instala uma polia ajustável para melhorar o torque (ou economia), ou nenhuma das opções de desempenho acima porque prefere uma turbina, uma Garret, e no som você é até modesto, só subwoffers, iluminação luzes de xenôn, dvd com tela no tabelier, leds. O caso é que você está insatisfeito com o que tem e de alguma forma quer melhorar sua máquina, então leva em um profissional para instalar o turbo, os acessórios, e existem muitas modificações possíveis de serem executadas, que podem começar desde a cor do veículo com o envelopamento até a densidade da borracha do batente da balança, e tudo o que estou dizendo você sabe que é verdade, porque faz parte do seu dia-a-dia mudar as coisas e deixar exatamente do seu jeito. Nós somos assim, seres individuais.
Daí o profissional executa as modificações que você julgou necessárias no veículo, exatamente do jeito que você gostaria, e em uma bela tarde você ele é parado em uma blitz, e a fiscalização descobre que o veículo está alterado, com características que a legislação julga irregular, e quem vai responder por isso? 
Você, que escolheu por livre e espontânea vontade alterar as características do veículo e trafegar à sorte, é você quem usa, é você quem escolheu utilizá-lo assim, do seu jeito.
A essa prática chamamos de "carros preparados".
Fato é que existem leis que regulamentam o trânsito e os veículos, mas não os limites dos profissionais terciários.

Você compra um rádio, e insatisfeito com o rendimento decide enviá-lo a um técnico para melhorar a recepção, decide aproveitar a viagem para mudar a tampa, a cor dos leds do painel, consertar o botão que parou de funcionar, no calor excessivo que o rádio produz, acertar a programação de canais, enfim, ajeitar tudo o que te incomoda. 
Você decide melhorar o seu transceptor porque no fundo o produto não se comporta do jeito que você acha que deveria, e ainda por cima não tem o rendimento desejado, é insuficiente, e você decide melhorar também o beep, o eco, acabar com o calor excessivo, resolver a maldita potência que nunca é suficiente pra DX.
Daí o profissional executa as modificações que você julgou necessárias no rádio, exatamente do jeito que você gostaria, e em uma bela tarde você recebe a visita da Anatel, e a fiscalização descobre que seu rádio está alterado, com características que a legislação julga irregular, e quem vai responder por isso?
Você, que escolheu por livre e espontânea vontade alterar as características do rádio e usá-lo à sorte, é você quem usa, é você quem escolheu utilizá-lo assim, do seu jeito.
A essa pática chamamos de "upgrade, power mod, vodu, etc..."

Aprenda que existem leis que regulamentam as faixas, os usuários e os rádios, mas não existem leis que ditem os limites do profissional da eletrônica, portanto, nenhuma fiscalização pode cercear o serviço técnico. 
Deixando uma pergunta no ar... se o seu rádio homologado estragar, existe algum laboratório certificado pela Anatel que possa oferecer serviço de reparo sem que o mesmo seja comprometido?
Claro que não, e você sabe disso!

Então já sabe que por lei a alteração não é irregular, o uso do aparelho alterado é que é irregular, e como é o usuário que contrata o serviço, ele é o único responsável.

Seja radio-operador com responsabilidade e consciência, resguardando a questão da potência quando a mesma se fizer necessária, e lembre-se, somente em casos de urgência e emergência.

Em caso de dúvidas, fale direto na fonte:
pxjf@hotmail.com.br

Leis que regulamentam, deleitem-se.
((•)) Ouça este post

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→ TVi ↓

TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui apresento algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É normal a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso o conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento - limitadores de áudio. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento, mantenha intacto o ALC, ou solicite que seja feito por um técnico que tenha posse de instrumentação, como analisador de espectro, e "que saiba usar". Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível! Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento, lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas não estar ressonando corretamente. Desta forma, não adianta ter rádio potente se o restante da Estação está aquém.

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua Estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadores o chamaram para tomar um café e o conhecer, e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordial, e JAMAIS se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal e denuncie.

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→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.