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sábado, julho 04, 2015

UPGRADE PODE OU NÃO PODE?

Você compra um carro e a primeira coisa que faz é instalar insufilm, depois decide rebaixar o cabeçote ou mesmo a suspensão, ou os dois; instala uma polia ajustável para melhorar o torque (ou economia), ou nenhuma das opções de desempenho acima porque prefere uma turbina, uma Garret, e no som você é até modesto, só subwoffers, iluminação luzes de xenôn, dvd com tela no tabelier, leds. O caso é que você está insatisfeito com o que tem e de alguma forma quer melhorar sua máquina, então leva em um profissional para instalar o turbo, os acessórios, e existem muitas modificações possíveis de serem executadas, que podem começar desde a cor do veículo com o envelopamento até a densidade da borracha do batente da balança, e tudo o que estou dizendo você sabe que é verdade, porque faz parte do seu dia-a-dia mudar as coisas e deixar exatamente do seu jeito. Nós somos assim, seres individuais.
Daí o profissional executa as modificações que você julgou necessárias no veículo, exatamente do jeito que você gostaria, e em uma bela tarde você ele é parado em uma blitz, e a fiscalização descobre que o veículo está alterado, com características que a legislação julga irregular, e quem vai responder por isso? 
Você, que escolheu por livre e espontânea vontade alterar as características do veículo e trafegar à sorte, é você quem usa, é você quem escolheu utilizá-lo assim, do seu jeito.
A essa prática chamamos de "carros preparados".
Fato é que existem leis que regulamentam o trânsito e os veículos, mas não os limites dos profissionais terciários.

Você compra um rádio, e insatisfeito com o rendimento decide enviá-lo a um técnico para melhorar a recepção, decide aproveitar a viagem para mudar a tampa, a cor dos leds do painel, consertar o botão que parou de funcionar, no calor excessivo que o rádio produz, acertar a programação de canais, enfim, ajeitar tudo o que te incomoda. 
Você decide melhorar o seu transceptor porque no fundo o produto não se comporta do jeito que você acha que deveria, e ainda por cima não tem o rendimento desejado, é insuficiente, e você decide melhorar também o beep, o eco, acabar com o calor excessivo, resolver a maldita potência que nunca é suficiente pra DX.
Daí o profissional executa as modificações que você julgou necessárias no rádio, exatamente do jeito que você gostaria, e em uma bela tarde você recebe a visita da Anatel, e a fiscalização descobre que seu rádio está alterado, com características que a legislação julga irregular, e quem vai responder por isso?
Você, que escolheu por livre e espontânea vontade alterar as características do rádio e usá-lo à sorte, é você quem usa, é você quem escolheu utilizá-lo assim, do seu jeito.
A essa pática chamamos de "upgrade, power mod, vodu, etc..."

Aprenda que existem leis que regulamentam as faixas, os usuários e os rádios, mas não existem leis que ditem os limites do profissional da eletrônica, portanto, nenhuma fiscalização pode cercear o serviço técnico. 
Deixando uma pergunta no ar... se o seu rádio homologado estragar, existe algum laboratório certificado pela Anatel que possa oferecer serviço de reparo sem que o mesmo seja comprometido?
Claro que não, e você sabe disso!

Então já sabe que por lei a alteração não é irregular, o uso do aparelho alterado é que é irregular, e como é o usuário que contrata o serviço, ele é o único responsável.

Seja radio-operador com responsabilidade e consciência, resguardando a questão da potência quando a mesma se fizer necessária, e lembre-se, somente em casos de urgência e emergência.

Em caso de dúvidas, fale direto na fonte:
pxjf@hotmail.com.br

Leis que regulamentam, deleitem-se.

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Você chama e não chega?

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APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.