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sábado, dezembro 27, 2014

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Fabricantes brasileiros de equipamentos para radioamador - Parte 3: Intraco, Brazam, Major e Centauro

Intraco
Fundada em 1962 por João Wayner e José Carlos Pinto dos Santos e sediada em São Paulo, a Intraco fabricava equipamentos de radiocomunicação comercial, tanto para HF como para VHF. Com a mesma robustez de seus equipamentos comerciais, a Intraco produziu em 1982, num projeto de Anésio Florêncio de Mira o TIIC-I, um transceptor SSB multibanda transistorizado, com as novas faixas WARC e 100 watts de potência e VFO remoto. Foram produzidos cerca de 250 aparelhos até o ano de 1986, quando a unidade industrial transferiu-se para Santa Rita do Sapucaí-MG e retirou o TIIC-I de produção, continuando, no entanto, a produzir equipamentos comerciais até 1996, ano em que encerrou definitivamente suas atividades.

Brazam
A Brazam, fundada em 1969 por Plínio Bezerra dos Santos, PY7ACQ, era sediada em Recife-PE. Produziu transceptores multibanda valvulados com SSB por rotação de fase, que usavam as válvulas 6DQ6 ou 6JB6 na saída. Foram produzidos aproximadamente 200 transceptores SSB multibanda, nos modelos BRT-101, BRT- 202, BRT-303, BRT-404 e BTR-505, sendo que este modelo não passou do protótipo.
A Brazam também foi a primeira empresa a fabricar um transverter para as faixas de radioamador no Brasil, o modelo MJ-80, lançado em 1980 com as faixas de 80, 40 e 20 metros, sendo construídos aproximadamente umas 50 unidades desse modelo. A Brazam também fabricou equipamentos destinados a radiocomunicação comercial.
Muito populares no nordeste, os equipamentos Brazam são quase desconhecidos no sul e sudeste do país.

Major 
Fundada na década de 1950 por Mathias Bernhart e seus filhos Jorge e Paulo , a Major era sediada em Presidente Prudente-SP. Fabricou equipamentos destinados a radiocomunicação comercial, mas também produziu transmissores e receptores para as faixas de radioamador. Em 1964, passou a integrar a sociedade o antigo funcionário Nilson Bonilho, PY2CMY. A Major produziu transmissores de AM para a faixa de radioamadores por encomenda, fabricando desde modelos de baixa potência com a válvula 807 até transmissores com 4 válvulas 813 modulando uma 833, com 1200 watts de potência. A partir de 1961 começaram a usar o nome comercial Major, passando a produzir em série equipamentos para a faixa de radioamadores, com o transmissor 342, com duas válvulas 807 modulando duas 6146 e o receptor 341. 
Embora tenha produzido um transceptor comercial de SSB, o famoso GB-736, transistorizado na recepção e com duas 6146 excitadas por uma 12BY7 na transmissão, a Major não produziu modelos com essa tecnologia para a faixa de radioamadores. Encerraram suas atividades em 1980.

Centauro
A Centauro foi fundada na década de 1970 na cidade de São Leopoldo-RS por João Leopoldino, PY3AUE (SK). A Centauro produziu transceptores de SSB e CW multibanda inspirados nos equipamentos Swan. Entre os modelos conhecidos, o Centauro TR1, Centauro TR2 MK 30, ambos com duas válvulas 6146 na saída e o Centauro TR10 MK 40, SSB AM e CW, com três válvulas 6146 na saída. Em 1979 um incêndio destruiu a fábrica, e devido a este fato a Centauro encerrou completamente suas atividades.

Adinei
PY2ADN
(Este texto é original do amigo Adinei Brochi, de Americana SP)
((•)) Ouça este post

Um comentário:

Véra disse...

O último transceptor Centauro desenvolvido por meu pai João Leopoldino não usava válvulas e tinha em torno de 10 cm de altura.

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→ TVi ↓

TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui apresento algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É normal a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso o conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento - limitadores de áudio. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento, mantenha intacto o ALC, ou solicite que seja feito por um técnico que tenha posse de instrumentação, como analisador de espectro, e "que saiba usar". Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível! Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento, lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas não estar ressonando corretamente. Desta forma, não adianta ter rádio potente se o restante da Estação está aquém.

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua Estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadores o chamaram para tomar um café e o conhecer, e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordial, e JAMAIS se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal e denuncie.

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→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.