Durante muitos anos a Faixa do Cidadão ficou abandonada "comercialmente", e por longo período de tempo o consumidor não tinha onde adquirir rádios homologados. Todos sabem da "vista grossa" que a Anatel teve que fazer durante esse período em relação a venda e uso desses rádios.
Fazendo uma comparação a seguir, quem é comerciante sabe o problema que é fechar as portas para tirar férias; isso foi feito para com os rádios homologados. O consumidor está disposto a comprar, e seu comércio com as portas fechadas ou a ausência do produto homologado na prateleira não impede que esse mesmo consumidor adquira um produto similar, mas..., "e se o produto do similar for melhor que o seu?"
Estamos falando de fatos corriqueiros, normais...
Isso acontece em todos os segmentos, e não tem como fugir; rádios tipo exportação são muito superiores aos que estão homologados hoje, e digo isso em todos os aspectos.
Rádios homologados podem ser bonitos, podem ter inúmeras funções, mas se faltar o básico o povo reclama. Se o áudio AM for fraco, de imediato a turma coloca
microfone amplificado Cobra, se não for
robusto e que aceite modificações, literalmente não vai ficar na sua Estação. O fato é que brasileiro tem essa sede natural de querer sempre o melhor, ou simplesmente melhorar o que tem, e depois que ele escapa da linha de produtos homologados com limitações da lei e experimenta utilizar um equipamento superior, tipo exportação, dificilmente tem volta.
A tendência do "novato" é sempre olhar primeiro o lado direito do cardápio, e parece piada, mas ele sempre começa com aquela
rapadura de 40 canais (
Cobra 19DX e afins) e a
antena mais barata (particularmente adoro essa antena), ficando escravo do canal 05 AM, pois é isso que esse conjunto oferece.
Veja bem, para quem curte o canal 05 AM está tudo certo e ponto final, não discordo disso, eu mesmo uso muito o 05 nas rodovias; "é o melhor canal para quem não quer viajar sozinho".
Particularmente "tenho medo de trafegar operando rádio no modo SSB, tira muito a atenção".
Depois de uns dias acontece de nosso amigo novato conhecer o rádio do caminhão ao lado, e percebe que a Estação "do outro" é de maior porte, que "o outro" consegue sucesso em contatos com outros Estados, e começa a peregrinação sofrida "e sem fim".
O novato estaciona no primeiro posto que vende PX e pergunta o vendedor da lojinha local qual é o melhor, e o vendedor logicamente vai oferecer o que tem, dizendo que aquele rádio "X" é o melhor do mercado, e ainda distrai o cidadão oferecendo alongador de antena e aquela boneca com cara de puta para pendurar na maria-mole, tudo para tirar o foco do que é mais importante, "a real necessidade do comprador, que é contatos a longa distância".
Entenda que o alongador de antenas existe para que a antena ressone nos canais negativos, e que para melhorar a ROE é necessário entender três coisas: estacionária, ressonância e impedância; ao passo que a boneca com cara de puta não melhora em nada a transmissão. Se a roe está alta, a instalação está ERRADA (posição da antena, ângulo, localização etc...), e o alongador pode até resolver a questão da estacionaria maquiando-a, mas e a ressonância e a danada da impedância?
Mas é sempre assim, e o novato alguma coisa sempre compra... nem que seja a ideia, e fica cozinhando aquilo na cabeça... Jamais compre algo sem pesquisar!
A pergunta é:
Qual é "o melhor", ou, "o que melhor" atende nossas necessidades?
A verdade é que os rádios tipo exportação são produzidos para agradar a todos, e a potência e quantidade de canais é enorme, então a chance de resolver a questão de contatos a longa distância é muito grande, mas por outro lado, se você recebe muitas ligações telefônicas enquanto dirige e reconhece que isso é um risco à direção; se curte mesmo o canal 05 AM, a opção ideal é o
Cobra 29LXBT, mesmo porque, esse rádio faz muito, mas muito mais que atender telefone, é um parceiro. Pode optar também pelo
Cobra 25LX, que é lindão, ou o
75WXST, que cabe em qualquer lugar, até em bicicleta.
É você que deve avaliar sua real necessidade e "focar nisso". Não interessa o que as pessoas vão dizer. Se a pessoa vende rádio, ela NÃO É NEUTRA, e dificilmente está preocupada com sua necessidade, então, se me perguntar qual é o melhor rádio, sou obrigado a devolver a pergunta:
-Qual é a sua necessidade?
Compartilhe!
(Está saindo a data do dia de campo de 11 metros, se liguem no blog, em breve divulgaremos o dia certo, horários e canais)
5 comentários:
É por ai mesmo o caminho, me identifiquei com a parte que fala do 19DX, a anteninha barata e o canal 5 AM, foi assim que eu comecei.
Mas meu sonho é ver alguma loja especializada homologar rádios como os Voyager VR 158 ou VR 9000bloqueando-os com 80 canais e mantendo as demais configurações, ou uma Cobra produzindo um rádio robusto, "sem frescuras" especialmente para as nossas legislações.
Sonhar não custa nada, enquanto isso vamos contando com a sorte...
Por razões comerciais com meus parceiros não posso dizer muito por agora, mas garanto que vem novidades por ai.
"É muito caro" e complexo homologar rádios prontos, o que dirá preparar um rádio com estrutura tipo exportação, entende?
Ser especializado nem sempre quer dizer ser louco de trabalhar para trocar cebola.
E essa novidade tem data aproximada pra chegar?
Bem esclarecido em poucas palavras André.
Aguardo ansioso para ver e talvez desfrutar das novidades que virão.
Gelson, eu comentei que sentiriam falta dessa variedade de rádios Cobra... quem acompanha também a página no Facebook já pegou "qual é a novidade". Vai demorar um pouco, mas vai ser bem legal.
Postar um comentário