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quarta-feira, janeiro 01, 2014

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A história de Carlos e seu rádio PX (1º parte)

Carlos foi em uma festa a convite de amigos, e no meio da festa, percebeu que um dos convidados não estava participando, ficou no carro aparentemente falando ao telefone, e ele, que estava meio incomodado de ver o rapaz de fora da festa, se aproximou do veículo a fim de puxar conversa.
Mal sabia o que estava para acontecer...
O rapaz não estava no carro atoa, estava falando em seu rádio PX, recebendo comunicados que a alguns quilômetros dali uma barreira havia sido rompida por conta do excesso das chuvas, e o radio-operador tomou consciência de que tinha que fazer algo, pois em poucos minutos todos daquela área poderiam vir a morrer.
Foi então que saiu do carro mais que depressa, olhou Carlos que vinha em sua direção e solicitou que desligasse o som e reunisse todos na porta do sítio.
Carlos sem entender começou a questionar, e logo foi abordado com forte tom de voz:

-Faça o que eu digo rapaz, explicarei a todos, e ande rápido!
Carlos meio constrangido com o modo que foi abordado, foi em direção ao dono da festa relatar o ocorrido, e João, responsável pelo evento, decidiu falar com o tal rapaz do rádio.
-O que está havendo?
Disse João.
-Reúna todo o pessoal, a coisa é séria!
Exclamou o radio-operador.
Nesse meio tempo, Carlos já havia interrompido o som e estava reunindo o pessoal.
João achou um absurdo, e com o semblante totalmente desconfiado esperou para ver qual seria o desfecho.
O radio-operador subiu em uma cadeira e disse:
-A barreira de contensão está condenada, ao rádio me foi dito que se rompeu, e pelos meus cálculos, este local estará totalmente alagado nos próximos trinta minutos, então seria o caso de interromper a festa e partir para a retirada dos vizinhos. O local está condenado.
A notícia não foi bem recebida, e o rádio-operador foi vaiado.
-Você é louco!
Disse uma menina meio tonta devido ao gráu etílico.
-Não sou louco, e vou fazer minha parte.
Disse o rádio operador.
Foi então que ligou a chave PA - PUBLIC ADRESS de seu Cobra 148 GTL e conectado ao som de seu porta-malas saiu pela vizinhança dizendo:
-Saiam de suas casas, a barreira em Amanducaia se rompeu, saiam de suas casas a barreira em Amanducaia se rompeu, procurem abrigo, vocês tem menos de 20 minutos.
Falou repetidamente por 15 minutos e foi embora sentido a Serra, cidade vizinha que estava muitos metros acima da linha de risco.
Carlos, mesmo relutando a ideia, ficou pensativo por alguns instantes. Alguma coisa estava dizendo que aquele rapaz do rádio estava certo, foi então que...
(continua amanha)

((•)) Ouça este post

3 comentários:

Allan Cit Petla...PU5MPI PX5G7476 disse...

Show de bola a historia Alemão...Esperando aqui a segunda parte...Abraços e Feliz ano novo a vc e familia

Allan Cit Petla...PU5MPI PX5G7476 disse...

Da hora essa historia Alemão esperando aqui a segunda parte...Abraços e feliz ano novo pra vc e familia

Anônimo disse...

Tô no aguardo do desfecho da história macanudo!!! 73/51!!! PU2IHF QRA Pardal - Oitava Tocantins!!

Sem instrumentos, não adianta!

Sem instrumentos, não adianta!
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→ TVi ↓

TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas ressonar lá na casa do...

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Power RF Aprenda ↓

Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital "com congelamento de pico máximo", basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Girar ou abrir posição de trimpot apenas gera mais calor, e calor é igual a perda. Quanto mais se aquece o transistor, mais fecha a entrada de gate quando aquecido, e por isso você precisa alterar alguns componentes na saída, porque eles impedem o rendimento da potência final (isso só serve para rádios PX).

Um rádio na atualidade - 2015 - original apresenta 20w PEP SSB em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo entre 12A e 16A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W em calor (em perda) divididos por 2,66 = +- 60w que representa o % aproveitável, e em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts aproveitáveis, mas não há área de dissipação, então não recomendo. A bem da verdade, eu literalmente pago para ver alguém conseguir reproduzir o sistema que patenteamos, DC to DC.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

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→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

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