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terça-feira, dezembro 10, 2013

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Para novatos - Parte 3 - FONTE DE ALIMENTAÇÃO

Mais de 90% dos rádios são fabricados para Estações móveis, para trabalhar com bateria automotiva, por isso se faz necessário a utilização de uma fonte de alimentação de qualidade
ESTA FONTE ESTÁ EM PROMOÇÃO NA SHOP ANTENAS, 10 AMPERES 13,8V POR APENAS 230 REAIS 
(TA BARATO PRA CARAMBA!)
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A configuração da fonte deve ser: 13,8 v (v = volts) e a Amperagem proporcional ao consumo.  
Abra a caixa de seu rádio novo e verifique no manual de instruções qual é a corrente de consumo em amperagem, e compre uma fonte de alimentação com valor em amperagem superior.

Exemplo:
O rádio consome: 8A, então compre fonte de 15A ou superior, pois desta forma a fonte escolhida terá maior vida útil. 

Dica:
Jamais indico fonte de alimentação VOYAGER a iniciantes, pois infelizmente o padrão de qualidade das fontes é péssimo. Quem comprou, preste atenção antes de ligar a fonte, e quem possui, faça o que eu digo, é para seu bem. Por questões de segurança, deve desmancha-la completamente e lavar a placa por baixo. 
As muitas soldas frias e bolotinhas ficam presas apenas no fluxo ressecado, e podem vir a se soltar e queimar a fonte. Isso É COMUM, pasmem!

Padrão de qualidade ZERO!

Concluo que seja mais fácil e bem mais barato comprar uma fonte decente e com um ano de garantia, por isso indiquei a fonte no início deste post.
Você precisa de produto de qualidade, pois corre o risco também de queimar seu rádio, vai arriscar?
Na foto acima está uma fonte problemática VOYAGER VF-30II de meu uso, e foi feito uma revisão geral. No display foi instalado led branco, a placa foi devidamente lavada e foram removidas várias bolotas de solda completamente soltas. Também foi colocado pasta térmica, pois a quantidade de pasta original é ínfima, então pergunto:
Você, novato, quer algo realmente de qualidade, ou vai arriscar só por causa da aparência?

Escolha o que há de melhor em fontes clicando aqui.

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4 comentários:

Wesley disse...

se as fontes Voyager tão deste jeito ....os rádios então.....

André Luiz disse...

O VR158EGTLDX eu garanto, é ótimo.
O ruim dos chineses você sabe qual é... falta pasta térmica... etc... lembra?

jacson_joinville disse...

Andre olá sou o Jacson de joinville SC tenho essa fonte problematica de voyager porem a minha é a de 50A e a minha queimou os dois transistores 2sc3714 ou c3714 que não consigo encontrar vc poderia me indicar algum transistor que sirva e que tenha a venda com certa facilidade no brasil? Obrigado. jacson ____antenasat____.

Matheus Borsatti disse...

Boa tarde André .. Sou seu fã parabéns pelo seu trabalho muito sucesso ... Tenho uma saveiro e estou instalando um rádio px nela tenho um rádio cobra 25 lx uma antena Aquário mini-Maria mole e cabo e instalação toda Aquário ... Gostaria de saber se necessito comprar uma fonte ou se posso ligar o rádio diretamente a bateria .. Se for respondido muito obrigado ... E deixo aqui meu parabéns .. Muito sucesso

Sem instrumentos, não adianta!

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TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas ressonar lá na casa do...

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Power RF Aprenda ↓

Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital "com congelamento de pico máximo", basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Girar ou abrir posição de trimpot apenas gera mais calor, e calor é igual a perda. Quanto mais se aquece o transistor, mais fecha a entrada de gate quando aquecido, e por isso você precisa alterar alguns componentes na saída, porque eles impedem o rendimento da potência final (isso só serve para rádios PX).

Um rádio na atualidade - 2015 - original apresenta 20w PEP SSB em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo entre 12A e 16A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W em calor (em perda) divididos por 2,66 = +- 60w que representa o % aproveitável, e em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts aproveitáveis, mas não há área de dissipação, então não recomendo. A bem da verdade, eu literalmente pago para ver alguém conseguir reproduzir o sistema que patenteamos, DC to DC.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

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→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

Oferecimento:

PXJF YOUTUBEadio.com.br

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