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domingo, agosto 11, 2013

Novidades no mercado...

Quando pensamos em adquirir um rádio novo, perambulamos repetidamente entre os mesmos modelos, o que viciosamente nos prende acerca de determinadas marcas, que pouco ou nada corroboram com o ensejo do radio-operador em consumir algo diferente. É algo que vale reflexão.
Longe da ideia de implicitamente dizer que os rádios atuais estão abaixo das espectativas na questão de funcionamento, nada disso, a maioria até melhorou substancialmente, me refiro exclusivamente ao aspecto visual, que está aquém, perante a realidade tecnológica contemporânea.
Para que tenha noção, o nicho de mercado voltado ao usuário da faixa do cidadão é de 10 vezes maior que o comércio direcionado ao radioamadorismo, ou seja, somos maioria esmagadora, mas a atenção comercial voltada ao radioamadorismo é 10 vezes maior que a direcionada aos usuários da faixa do cidadão. Para se certificar disso, basta observar constantes lançamentos para radioamadores e nenhuma novidade para operadores da faixa do cidadão.
Dizer que são níveis de interesses e modos de operação diferentes é até compreensível, mas legitimar o argumento utilizando o "nível econômico" como fator determinante  chega a ser ofensa. Também existem radioamadores e operadores da faixa do cidadão nas classes baixas e médias. Além disso, a maioria dos radio-operadores que conheço, e que utilizam a Faixa do Cidadão, possuem "no mínimo" seu próprio negócio, como exemplo os camioneiros e suas lindas carretas, e sabemos que se o sujeito tem condições de possuir seu próprio meio de sustento, bens como: casa, carro, boa mobília, plano de saúde, etc... é simplesmente posse periférica, visto que economicamente um rádio top de linha seria um cisco perto de suas posses, custa menos que um pneu, imagine 18 pneus, ou mesmo 24.

Para as empresas do segmento, passou da hora de pensar no assunto.
73s

8 comentários:

Anônimo disse...

Bacana a matéria, mais discordo plenamente dela, temos sim, muitos lançamentos para 11m, temos lançamentos da Voyager, Voyage, Hannover, Aquário, Cobra, Mega Star, Super Star..., vejo que hoje temos muitas opções de marcas e modelos no mercado para 11m. Fraterno abraço Alemão. Alex - PU1UPP e PX1W6568 - Valença/RJ

Unknown disse...

Pura realidade André,vejo a novidades tecnológicas voltadas ao radioamadorismo,sendo que para para se oficializar "radioamador"se tem que que prestar uma prova(que todos nós já sabemos)e elas geralmente são feitas em capitais ou cidades de maior fluxo, enfim e para o operador da faixa do cidadão apenas enviar uma proposta para "usar" a referida faixa,as empresas poderiam fazer o mesmo já que é muito mais fácil legalizar uma estação de p.x, imagina só uma gama de rádios homologados que realmente possa satisfazer as expectativas dos seus usuarios com uma bela aparência e funcionalidades que surpreendessem seus usuários,NÃO EXISTE VALOR(desde que não abusivo) QUE PAGUE UMA SATISFAÇÃO OU AMOR, então fica a dica do André, para a melhorar os equipamentos para nós PEXIZEIROS,com certeza a classe agradesse.

Renato Moreira PX2Z 3763

André Luiz disse...

Olá Alex!

A Cobra é a única empresa que realmente trouxe novidades, mas todas as novidades apresentadas, por mais espetaculares que sejam (realmente são lindos), só atendem o público de "AM". Para quem só utiliza Amplitude Modulada, jóia!
Móvel eu só uso AM, base normalmente uso o modo SSB, e gostaria de algo realmente novo.
Aquario. Você acha realmente que o rádio Aquario tem condições de ser chamado de novidade?
Se chegasse aos pés do Hannover, tudo bem!
É tecnologia nova, reconheço, mas display laranja? PQP!
O restante das marcas que você citou são todos a mesma coisa desde o surgimento, os mesmos modelos, as mesmas e repetidas configurações, e o pior, por serem em maioria TIPO EXPORTAÇÃO (mais canais que o permitido) não podem ser homologados no Brasil. E ai?

Emerson Bortolot disse...

Bom dia pessoal, realmente surge inúmeras dúvidas ao adquirir um novo equipamento para 11 metros. Pois opero também em 2 metros (VHF) e garanto a todos que nunca deixei de gostar muito mais dos 11 metros.

Eu tinha um Voyager 158EGTL-DX e concordo que era um baita máquina. Estou pensando em adquirir um Hannover BR9000, andei pesquisando milhões de tópicos em fóruns de discussão na internet e lógico que muitos criticam e muitos elogiam. Assim surge a dúvida, adquirir ou não?


Percebi que existe um link para compra deste equipamento aqui no BLOG, é segura a aquisição e será que acertarei a mão para este equipamento, pois uso praticamente AM e algumas vezes banda lateral sem ser FM e CW.


Abraços.


Emerson, PX2Y2642 / PU2KJX.

André Luiz disse...

Quanto a adquirir ou não o rádio por conta do link fica a seu critério, não me meto na escolha do rádio, e se você vai saber lidar com o rádio ou não, vai depender muito do seu nível de intelecto. Se sabe ler manual, saberá usar o rádio, se não sabe "ler e interpretar", vai repetir a mesma pergunta cretina que fez acima.
No seu caso eu pensaria 2x antes que comprar qualquer coisa que necessite leitura prévia.

Unknown disse...

Tem o Uniden Bearcat 980 SSB que é lindão. Eu compraria.

Unknown disse...

Bom gente sou novo aki sou motorista opero um voyager vr-9000 mk2 falo em banda lateral lsb-100 25.965 a frequencia por acaso no mercado de px tem algum radio melhor que o meu para o que eu faço?

André Luiz disse...

o VR 158 EGTL DX é melhor

Você chama e não chega?

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APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.