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quinta-feira, julho 25, 2013

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VR 1140 - Aprenda a chucrutar com o Jairo

→ Voyager VR 1140 (-96 +172) Canais.

Em tese, a alteração para se obter canais extras neste equipamento é basicamente o mesmo procedimento utilizado no Cobra GTL 148, veja:
Pino 10 chaveado à terra: 60 - 104;
Pino 10 chaveado a uma tensão 3.7Vcc: 124 – 168;
Pino 11 chaveado ao pino 12: -1 – 15; 
Pino 14  interrompido por chaveamento:  41 - 44
Canais negativos:
Para -96 canais, basta acrescentar um cristal. O cristal original do VCO é o (x3) de 15.483, então utilize a chave canal 19 frontal para fazer a comutação. Acrescente mais um cristal de 14.318. Na posição "normal", ficou com o cristal original 15.483 na posição "Canal 19", e ficou com o cristal 14.318, responsável pelos -96 canais.
É possível descer mais canais, porém, para isso será necessário trocar o PLL RCI 8719, pois este circuito  é de 6 bits, que a nível de chaveamento é limitado. O PLL MB 8719 é um circuito integrado de 7 bits, com uma gama maior de possibilidade de chaveamento “interno”, e com este “CI” no GLT 148 (que usa o de prefixo MB), chegamos a frequência de 24MHZ, usando um cristal de 10.180.
No rádio Cobra 148 GTL, retirando-se R95 (1K5) no pino 1 do PLL e R96 (33K) no pino 1 e 2 do PLL, a sensibilidade do rádio se eleva, há até quem tire também R99 (33k) pino 2 e 3 do PLL. No VR1140 ainda estou pesquisando... Neste exemplar deixamos os resistores de abordagem do PLL intactos.
No Voyager 1140, só é possível inutilizar/usar três chaves no painel frontal sem alterar funções significativas do rádio, e são elas:
OFF/ANL, OFF/NB e NORMAL/ C. 19
A 1ª usei para ir de: 
-1 a -15, 
A 2ª usei para ir de: 
41 a 44 e a última, para fazer a troca de cristais - 10 metros. Usamos uma chave miniatura de 3 posições, sendo a segunda posição, “parada central” OFF. Esta chave foi instalada na parte traseira da rádio.
Ficando assim:
Chave para baixo, canais positivos 60 a 104, no centro, canais normais, para cima, 10 metros.
Nos rádios que utilizam CI 8719, a alteração para +10KHZ se procede da seguinte forma:
Utilize uma chave de três posições (a do centro livre/ parada central), faça o seguinte:
1º Corte a trilha do pino 16 do PLL;
2º Solde na trilha interrompida um resistor de 4K7;
3º Um dos lados da chave ligue ao pino 9 do PLL (ou ao Q 37), aí se encontra uma tensão de 8Vcc constante RX/TX;
4º O pólo central da chave vai ao lado do corte no pino 16 do PLL;
5º O outro extremo da chave, ligue a terra.
Desta forma, 10 KHZ acima ou abaixo. Quando pino 16 está aterrado você desce -10 KHZ ↓, quando o pino 16 está com os 8Vcc + 10 KHZ ↑. Para tal, tem que ser instalado a chave atrás do rádio (conforme vídeo abaixo).
A modificação -10/+10. (que está em forma de esquema abaixo). Fica desta forma: Quando se aterra o pino 16; os canais: 1,3,4,6,9,11,12,14,17,18,20,22,25,28,29,30,32,34,36,38,e 40, descem -10KHZ. Quando o pino 16 é alimentado por 8Vcc, os canais: 2,5,7,8,10,13,15,16,18,21,23,24,27,29,32,33,35,37 e 39, sobem +10KHZ.
Depois do chucrute, para equalizar a potência entre os canais altos e baixos, basta ajustar VR10 AM e VR13 SSB.

Postagem elaborada por:
Jairo PY2REV - PX2Z3353
http://www.radiochucrutagem.blogspot.com.br/ 
((•)) Ouça este post

Um comentário:

Roselene Machado disse...

tenho um cobra 19 dx iv so que o manual nao da pra ler. voce pode me ajudar? este botam que marca cb e pa cual a funçam dele.agradeso por me ajudar.sergio...

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→ TVi ↓

TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas ressonar lá na casa do...

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Power RF Aprenda ↓

Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital "com congelamento de pico máximo", basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Girar ou abrir posição de trimpot apenas gera mais calor, e calor é igual a perda. Quanto mais se aquece o transistor, mais fecha a entrada de gate quando aquecido, e por isso você precisa alterar alguns componentes na saída, porque eles impedem o rendimento da potência final (isso só serve para rádios PX).

Um rádio na atualidade - 2015 - original apresenta 20w PEP SSB em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo entre 12A e 16A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W em calor (em perda) divididos por 2,66 = +- 60w que representa o % aproveitável, e em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts aproveitáveis, mas não há área de dissipação, então não recomendo. A bem da verdade, eu literalmente pago para ver alguém conseguir reproduzir o sistema que patenteamos, DC to DC.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

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→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

Oferecimento:

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