Seguidores

segunda-feira, julho 01, 2013

É O FIM DAS RÁDIOS AM?


Leia a notícia abaixo (duas fontes diferentes)

A reunião que o ministro Paulo Bernardo teve na última quinta, 6, com a presidenta Dilma Rousseff definiu assuntos de suma importância para a radiodifusão. Em primeiro lugar, a presidenta bateu o martelo sobre a flexibilização do cronograma de desligamento da TV analógica. Segundo apurou este noticiário, o decreto com a alteração da data limite de 2016, prevista no Decreto 5.820/2006 que implantou o Sistema Brasileiro de TV Digital, sairá nos próximos dias.
O switch-off, em vez de ficar todo concentrado em 2016, terá início em 2015 nas cidades maiores – onde a faixa não pode ser licitada para a banda larga móvel sem o fim do sinal analógico – e será concluído em todo o Brasil apenas em 2018. O cronograma detalhado, contudo, será definido em portaria pelo Minicom. Como já havia anunciado o ministro, o novo decreto também vai isentar as emissoras que ainda não digitalizaram suas transmissão de realizar a transmissão simultânea do sinal analógico e digital (simulcast).
O outro assunto que já teve sinal verde da presidenta foi a migração das rádios AM para a faixa FM, pleito defendido pelas associações que representam os radiodifusores, em especial a Abratel que reúne principalmente as filiadas e afiliadas à Record.
A migração acontecerá independente do processo de digitalização, como defendia a associação. Segundo a Abratel, mais de 1.700 rádios AM, que funcionam em todo o território nacional, serão beneficiadas com a decisão.
Fonte:
http://www.teletime.com.br/07/06/2013/dilma-da-sinal-verde-para-migracao-da-radio-am-para-faixa-fm-e-flexiblizacao-do-switch-off/tt/343363/news.aspx

----xx----

Migração de emissoras de rádio AM para FM: 
O fim do AM?
Da ABERT
A presidente Dilma Rousseff aprovou a migração das emissoras de rádio AM para a faixa de FM. A proposta foi apresentada à presidente pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, na quinta-feira, 6. A decisão atende a uma demanda da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) e das Associações Estaduais de Radiodifusão, que consideram a migração das emissoras AM para os canais 5 e 6 de televisão o caminho mais adequado para o rádio AM brasileiro.

Atualmente, as emissoras que operam em ondas médias sofrem com níveis crescentes de interferências e ruídos que prejudicam a prestação do serviço. “A decisão da presidente Dilma será fundamental para o futuro de mais de 2 mil rádios AM que poderão integrar-se ao atual ambiente de convergência, com mais qualidade de transmissão e condições de seguir prestando o relevante serviço ao país”, afirma o presidente da ABERT, Daniel Slaviero.
As condições para a realocação serão definidas pelo secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério, Genildo Lins, que discutirá com a ABERT os termos de uma proposta a ser encaminhada, em regime de urgência, ao Congresso Nacional. A mudança pode ser o fim da rádio AM? Aguardaremos!
Fonte:
http://www.caderno7.com/2013/06/migracao-de-emissoras-de-radio-am-para.html#.UdJc2tjN5qQ

Tenho apenas 2 perguntas:
É o fim das rádios comerciais AM?
Isso tem alguma coisa a ver com o PLC?
→ O que você tem a dizer?

30 comentários:

Christian Crika Melo disse...

É péssimo para o sistema de de broadcast e sistema emergência, porém pelo lado da radio escuta e radio emissão poderemos escutar sinais oriundo de outras partes do globo e também operar em 160m com menos batimentos.

Anônimo disse...

Fico preocupado com os ribeirinhos e o povo que mora no campo...

Bruno JF

Rondon Neto disse...

uai, e a cobertura? AM vai mais longe que FM, gente! Será que a Dilma colocou no Ministério das Comunicações um cara que nunca sintonizou nada? Só falta ela falar que vai acabar com os 11m pro netinho dela não ser incomodado quando estiver brincando de carrinho de controle remoto.

Rondon Neto disse...

Cara, tem mais. Em grandes cidades a FM tá saturada. como que eles vão fazer? eu fiquei chateado viu... O uso do espectro de frequências de rádio é um negócio que agrega não só o Brasil, mas o resto do mundo todo. Vou perder meus programas de rádio (adoro a Incongfidência de BH na AM) pra ouvir pastor pregando em espanhol? que isso!!! será que alguém com conhecimento técnico vai interferir ou apenas os desejos políticos valerão? to triste

André Luiz disse...

Penso exatamente como o Bruno, e como tenho muitos parentes e amigos no campo, que utilizam muito AM, percebo que haverá esse tipo de "abandono"...
Não da pra entrar na cabeça esse tipo de "avanço" em detrimento de uma camada da população

André Luiz disse...

Rondon, gosto muito da rádio Nacional da Amazônia. Na verdade, é uma das rádios que sempre escuto aqui em 40 metros. Quando a propagação fecha eu escuto pela internet. O link dela está nesta página, abaixo das dicas de segurança.
Olha a abrangência dessa rádio, olha o público que ela deixará de lado... isso não existe!
Não entra na minha cabeça!

Wesley disse...

ja venho acompanhando este assunto a bastante tempo pois ja trabalhei em broadcast e gosto da coisa portanto sempre acompanho. Ha uns Dois anos foran realizados varios testes visando digitalizar o radio am no Brasil, mas os resultados nao foram satisfatorios para ondas medias pois mesmo com somdigital o sistema nao tem o alcance satisfatorio justamente devido ao grande ruido nas regioes urbanas . hoje em dia na pratica o am nao tem mais alcance que fm devido aos ruidos. das fontes chaveadas (aki em ipatinga por ex eu nao consigo sintonizar nenhuna radio ondas medias com bom som apesar de existirem 4 radios locais aki) ja fm sintonizo de cidades a 100km normalmente.Voltando aos testes do radio digital, os olhos dos radiodifusores se voltaram a uma nova faixa que estaria ociosa a partir do desligamento da tv analogica. os canais 5 e 6 que dao um total de 12 mhz mais que suficiente para ocupar todas as am existentes. ou seja seria criada uma nova faixa de radio em vhf. O que ainda nao havia sido decidido se a modulaçao ja adotaria um novo sistema digital ou o fm analogico. muitas das radios de ondas medias do Brasil se encontram falidas devido a ausencia de ouvintes (osmodernos aparelhos de som de. hj nem tem am) e comsequentemente anunciantes e esse eh um meio para faze las retornar ao mercado.

Wesley disse...

estive tambem estudando sobre como e a radiodifusao ondas medias em outros paises do mundo. EM algums paises europeus nao existe am, somente fm.

Mido disse...

Por favor, se alguem puder ler este artigo e depois fazer um resumo eu agradeço. Li, mas não entendi! Devido a falta de conhecimento técnico: http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=244137&pub=orig..

Wesley disse...

é justamente o estudo que foi feito para comprovar tecnicamente a viabilidade de se usar as frequências dos canais 5 e 6 de tv analógica para a radiodifusão acomodando em vhf as Falidas emissoras de Ondas Medias, já que em VHF elas Teriam muito mais qualidade de som e alcance.

Mido disse...

Ok Wesley, era o que eu imaginava. Acredito que o receptor seja o maior impecilho, pois falam que já existem nos EUA, mas como no Brasil as coisas andam a passos de tartaruga com certeza esta será a principal barreira, vamos ter que ter dois receptores ou um que faça tudo, ai neste caso os existentes ficariam obsoletos.

André Luiz disse...

Tem um equívoco aí Wesley...
(...)já que em VHF elas Teriam muito mais qualidade de som e alcance.

↑ isso não procede amigão.
VHF mesmo com potência elevada não seria capaz de emitir sinais tão longe, se comparado com uma broadcast

Wesley disse...

mido se for migrado para fm analogico ja ate possuimos alguns receptores, akeles que sintonizam som de canais 5 e6 da tv , como os radios motobras. Andre em condicoes favoraveis claro que sim, as ondas medias tem maior alcance que vhf, mas na pratica (nas cidades) mal mal conseguimos sintonizar as locais devido ao ruido gerado por dispositivos chaveados.

Mido disse...

Muito bom pessoal, quanto mais informação melhor, afinal estamos próximo da era digital no Brasil. E, nós que somos amantes da comunicação temos a obrigação de saber detalhadamente como funciona. Espero que este debate não pare por aqui.

valdecir disse...

governo quer logo a faixa dos 70 mhz da tv analogica para a banda 4g internet movel ..


http://tecnologia.terra.com.br/negocios-e-ti/por-4g-governo-antecipa-desligamento-da-tv-analogica-para-2015,b6833de2b4c2f310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.

André Luiz disse...

ESSE LINK TA ERRADO VALDECIR

valdecir disse...

olá bom dia a todos ..vejo que muitos então falando que as radios Am poderia pegar os canais da tv analogica esse ja tem donos e estão até querendo antecipar logo o fim da tv analogica para pegar logo a banda dos 700 mhz é a nova banda de internet movel a 4G olha link..
penso ao adm do sait apaga por gentileza meu poster com link errado ok.tks
http://tecnologia.terra.com.br/negocios-e-ti/por-4g-governo-antecipa-desligamento-da-tv-analogica-para-2015,b6833de2b4c2f310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

ROBERTO VITOR. disse...

Eu acho com a migracao do am para fm,com o tempo eu nao vou mais ouvir aqui em sp a tupi e a globo do rio(a noite) por favor alguem me oriente como eu faco para sintonizar esses radios depois da migracao.

André Luiz disse...

Roberto Vitor, tenho as mesmas dúvidas, no entanto, creio que para usufruir dessas rádios, teremos que utilizar a internet. As vezes eu estou sem sono a noite, e utilizo o wifi do telefone celular para acessar as rádios AM que temos disponível na web.

Particularmente não me agrada a ideia de abrir mão do AM, sou um dos muitos no Brasil que escuta e gosta do modo AM, mas...
As rádios FM só tocam música, ao menos na minha região, então não ficamos sabendo nada através delas. Pasme, eu gosto da voz do Brasil. Na minha opinião, é o jornal mais completo que existe.

Unknown disse...

É pessoal, o governo e entidades estão pensando só no lucro que vão ganhar com estas migrações, mas estão pouco se lixando para a população pobre que mora no Amazonas, Roraima, Acre Rondonia e muitas outras localidades distantes e no campo que mal conseguem se sustentar com o pouco que ganham com seu plantio e pesca e que, a muito custo conseguiram um radio AM e uma TV analógica, que com o tempo não servirá para nada para eles e talvez nem entendam mais o que aconteceu que não conseguem mais ouvir seu radinho e sua TV, talvez ainda em preto e branco. O governo por muitas vezes dita suas regras à reveria e o povo é que sofre as consequencias, digo isso porque já fui um afetado pela decisão uni-lateral deste nosso governo e não me coube questionamento e nem recurso.

André Luiz disse...

é verdade. Se escutar a EBC Rádio Nacional da Amazônia, vai perceber o quanto a população é extremamente dependente mesmo da rádio.

http://memoria.ebc.com.br/portal/canais-ebc/radios/radio-nacional-da-amazônia-oc-11780-khz-e-6180khz

André Luiz disse...

Rádio Nacional da Amazônia - OC 11.780 KHz e 6.180KHz

Anônimo disse...

Otima noticia as radios am usao muita potencia mais pouca qualidade recebe e gera muita interferencia atrapalha em muitos caso as escutas em outras faixas e quanto as pessoas da zona rural poderam sintonizar em fm com mais qualidade muitas destas emisoras transmitem em oc tambem

Rossi disse...

Só um instante, na Europa as radios AM estão muito bem...

http://websdr.ewi.utwente.nl:8901/

É só passar o SDR para AM e descer para MW e dar zoom no espectro.

Rossi disse...

Só uma retificação. Na Europa as radios AM em ondas médias vai muitíssimo bem obrigado..

http://websdr.ewi.utwente.nl:8901/

É só passar o SDR para AM, descer para a faixa MW e dar zoom.

Unknown disse...

Se as transmissões em AM se encerrarem, pra mim o rádio morre. Cresci ouvindo as rádios do Rio, de São Paulo, de Minas. Até hoje só durmo ouvindo a Rádio Tupi do Rio. Quem quiser ouvir rádio sem nenhum ruído pode valer-se da internet. Agora como as pessoas que moram em locais afastados, onde mal existe energia elétrica, farão para se informar? Durante a noite um rádio Am é um grande companheiro nas estradas, onde os sinas de FM não chegam. Por que não se fazer uma transmissão simultânea em AM e FM como faz a Globo, a Bandeirantes, a Tupi e diversas outras rádios? Encerrar as transmissões AM é matar o rádio.

Valdeson Félix disse...

Vamos ver pelo pouco que entendo FM frequencia modulada é uma modalidade de transmissão e não uma faixa de frequencia então as radios de ondas médias continuariam transmitindo nas mesmas frequencias só que na modalidade fm a única coisa que iria ser modificada seriam os receptores de rádio.

Valdeson Félix disse...

Bem, pelo pouco que entendo FM frequencia modulada é somente uma modalidade de transmissão e não uma determinada faixa de frequencias então pelo que entendi o que vai acontecer é somente a mudança no modo de transmissão mas as rádios de ondas médias continuarão nas mesmas frequencias de antes o que vai mudar são os receptores de rádio.

Unknown disse...

NÃO SERA O FIM DO AM APENAS UM FOLEGO PRA EMISSORAS QUE ESTAVAM FALINDO POR FALTA DE ANUNCIO POR FALTA DE OUVINTE , NO AM QUEM LEVA VANTAGEM NÃO AS EMISSORAS CLASSE A POR SER MUITO POTENTE O RESTO FICA AI NO MEIO DO RUIDO ELÉTRICO DAS GRANDES CIDADES , TAMBÉM NÃO SERA O OBRIGATÁRIA A MIGRAÇÃO , COM O FIM DA TV ANALÓGICA VAMOS TER ALGUMAS FREQUÊNCIAS LIVRES ONDE VÃO SER MIGRADAS ESTAS RADIO 76 A 87 MHZ O FM ESTENDIDO ..LEMBRANDO QUE EM CADA CANAL DE TV DA PARA POR QUASE 30 RÁDIOS . LEMBRANDO TAMBÉM QUE ISTO E UM PROJETO CARO POIS MUDA TUDO EM UMA EMISSORA ANTENA TORRE TRANSMISSOR . UMA RADIO AM QUE TRANSMITE DENTRO DE UM BREJO NUNCA VAMOS COLOCAR UMA FM POIS TODOS SABEMOS QUE O SISTEMA DE PROPAGAÇÃO DO FM DEPENDE DE ALTURA . MAIS NÃO SERA O FIM DO AM APENAS UM FOLEGO PARA QUE ESTAVA QUASE NA LONA , UM VÍDEO DO PRIMEIRO TESTE FEITO PELA RADIO JOVEM PAM AQUI DE SÃO PAULO https://www.youtube.com/watch?v=h_gh2Eyw3WY&index=1&list=UUQqO-Nw5S58uvE5TsQ5V4UQ

troll disse...

mais se o PLC entrar na jogada acaba com toda a banda de hf por causa do ruído
porem ele deve ter frequências bases que se todos derem portadora ele não sincroniza ai não vinga

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.