Seguidores

quinta-feira, junho 27, 2013

Qual rádio comprar?

Se você mora em centros urbanos - cidades, se o QAP local é mais direcionado à Amplitude Modulada - AM, para evitar incômodos na vizinhança o ideal é adquirir rádios com a potência moderada, assim você passa desapercebido (tem vizinho que não pode ver antena e já vem reclamar), e os modelos podem variar em funcionalidades e valores, que vão desde os pequenos e discretos Hannover BR32 e Cobra 19DX, até o Cobra 29LX e Hannover BR9000, ambos com visual inovador, ou pode optar pelo atual  Cobra 148 GTL com seu layout rústico. Não podemos esquecer que agora tem o Cobra 148 GTL INTL (Internacional), que tem a estrutura toda digitalizada, mantendo sua aparência old.

O Cobra 29LXBT é um bom rádio para uso móvel, já tem modelo mais novo agora em 2019, dê uma olhada no site da Cobra. A vantagem do rádio com bluetooth é que você pode atender o telefone pelo PX, além disso, no próprio rádio tem saída para conectar o cabo de carregador de bateria do celular, e esse conector usb fica na parte posterior do rádio, assim vc tem mais segurança ao trafegar, pois a bateria do seu telefone jamais vai te deixar na mão, e se a operadora do celular não funcionar, você tem o rádio PX, esse não te deixa na mão jamais.


Para adquirir um novo rádio você deve verificar sua necessidade e o quanto deseja investir. Tudo isso pode variar muito, pois temos no comércio rádios homologados e não homologados, então deve pensar bem se é para deixar em casa, no carro, na fazenda, na roça, etc... dependendo do local, qualquer rádio vale.

Duvido que fiscal da Anatel vai bater na sua porta sem denúncia, quanto mais em zona rural, mas Estação móvel a coisa é mais delicada, porque a gente nunca sabe onde vai ter fiscalização, então pense bem, pois pode se aborrecer.
Licença de PX é uma coisa, rádio homologado é outra, pense nisso!

  • Instrumentos: 
Alguns são realmente necessários em Estações base.
Ferro de solda e solda para montar os conectores, multímetro para avaliar a voltagem da fonte de alimentação ou bateria do automóvel,  wattímetros de ponteiros cruzados, que você visualiza constantemente a estacionaria, ou mesmo se há algo errado na saída do rádio - AV20 é legalzinho, alguns já vem com manual em português. Microfone Cobra HG M75 em qualquer modelo de rádio trás ótimo resultado (verifique a pinagem), e não pode esquecer da carga fantasma.

Outro ponto interessante é entender a classificação dos rádios para avaliar a real necessidade do usuário. Quem só usa SSB não pensa em usar rádio AM, e quem não usa SSB não tem porque comprar rádio com SSB. A diferença em valores pode ser grande.
Com intuito de ajudá-lo, vamos "inventar aqui e agora uma classificação", separando potências e funcionalidades sem aprofundar demais. A intenção é auxiliá-lo na escolha do equipamento de acordo com suas necessidades.

→ Classe 1: 
4 Watts; 40 Canais; AM; Squelsh; Display de canais e controle de volume.
Exemplos: COBRA 19DX, COBRA 75WXST , HANNOVER BR32, MIDLAND 1001 Z, COBRA 22 PLUS, 21 PLUS
FONTE DE ALIMENTAÇÃO NECESSÁRIA: 13,8V - 3A (média de consumo)

→ Classe 2:
4 Watts; 40 Canais; AM; Squelsh; controle de Ganho de Microfone; Display de canais LCD 4 Cores; Controle de volume; Talkback, Memória; NB/ANL
Exemplos: COBRA 25LX
FONTE DE ALIMENTAÇÃO NECESSÁRIA: 13,8V - 2A (média de consumo)

→ Classe 3:
4 a 10 Watts; 40 Canais ou mais; AM; FM; Squelsh; Display de canais; LCD 7 Cores ou mais; Controle de volume; NB/ANL/.
Exemplos: MIRAGE STEALTH ONE
FONTE DE ALIMENTAÇÃO NECESSÁRIA: 13,8V - 5A (média de consumo)

→ Classe 4:
4 Watts; 40 Canais; AM; Squelsh; controle de Ganho de Microfone; RFGain, Display de canais LCD 4 Cores; Controle de volume; Talkback, Memória; NOAA; opção de Bluetooth ou não; NB/ANL; Leitor de estacionaria com alarme.
Exemplos: COBRA 29LX, COBRA 29 LX BT.
FONTE DE ALIMENTAÇÃO NECESSÁRIA: 13,8V - 4A (média de consumo) Quanto mais frescura, mais consumo.

→ Classe 5: 
10 WATTS ~; 40 Canais; AM; SSB; Squelsh; controle de Ganho de Microfone; RFGain; Controle de volume; NB/ANL; Leitor de estacionaria.
Exemplos: COBRA 148 GTL,
FONTE DE ALIMENTAÇÃO NECESSÁRIA: 13,8V - 5A (média de consumo)

→ Classe ESPECIAL: 
21 WATTS ~ PEP; 80 ou 271 ou mais canais; AM; SSB; Squelsh; controle de Ganho de Microfone; RFGain; Controle de volume; Eco ajustável; NB/ANL; Leitor de estacionaria; + 10KHZ; ToT; Roger beep; frequencímetro 7 dígitos. (rádio digital programável com muitas funções)
Exemplos: HANNOVER BR9000
FONTE DE ALIMENTAÇÃO NECESSÁRIA: 13,8V - 6A (média de consumo)

→ Classe EXTRA:
25 Watts ~ PEP; 536 canais; AM/FM/SSB/CW; Talkback; Eco ajustável; NB/ANL; +10KHZ; controle de Ganho de microfone; RFGain; Leitor de roe com apenas um toque;  frequencímetro 6 dígitos; dupla sintonia. (rádio analógico)
Exemplos: VOYAGER VR158 EGTL DX, SUPERSTAR 158 EDX, Magnum S9 e inúmeros outros.
FONTE DE ALIMENTAÇÃO NECESSÁRIA: 13,8V - 7A (média de consumo)

NOTA:
A indicação da fonte de alimentação pode variar o consumo caso faça alterações na potência e funcionamento do rádio. Caso adquira um rádio com intuito de realizar UPGRADE, adquira fonte de 13,8V 15A no mínimo.

Pergunta que sempre fazem:
Qual a distância que estes rádios chegam?
Resposta:
→ Longe!
Atualizado em 18/007/2019

→ NÃO VENDEMOS RÁDIOS ←

5 comentários:

Rondon Neto disse...

Rá! esse Alemão me mata de rir.

André Luiz disse...

todo dia essa pergunta Rondon...

Unknown disse...

André, existe algum tópico que explique melhor as classes que se encaixam os rádios? Quais aparelhos pertencem a quais classes? Na classe extra, quais os outros inúmeros rádios? Um forte 73!!!

André Luiz disse...

Marcos, você gosta da faixa do cidadão, então pode operar de 26.965 canal 1 até 27.855 canal 80.
Os rádios homologados constam no site da Anatel, basta fazer uma busca. Aprender a pesquisar seria a palavra correta.
Todos os rádios de todas as classes, inclusive os rádios para faixa do cidadão constam no site da Anatel como rádios certificados (que a homologação em outros países serve para o Brasil), e os rádios homologados no Brasil.
Boa pesquisa!

Thiago Oliveira disse...

Esse artigo foi escrito em 2013 e aqui estou eu, em 2019, rindo da piada no final. Hahaha!

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.