Nos anos 80/90 a instalação de rádio e antena em Estações móveis não era problema, bastava colocar a
maria-mole no para-choques, instalar o
Motoradio 23 canais no painel, e chamar aquele amigo que tinha o
Cobra 148 GTL para
aferir a ROE. A diversão estava garantida quanto à instalação.
Era chique demais um
Cobra 148 GTL no painel... além do sinônimo de estatus.
Com o passar dos anos essa perspectiva mudou, e os automóveis vieram lentamente substituindo o metal do para-choques pelo plástico, e o layout dos veículos foram ficando arredondados, impedindo física e esteticamente o uso deste tipo de
antena, inclusive o
rádio, que perdeu seu espaço abaixo do tabelier.
Os carrinhos de controle remoto tamanho familia foram gradativamente sumindo das ruas...
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FORD LANDAU 1976 |
20/30 anos depois, a garantia de diversão para quem é do rádio se tornou garantia de quebra cabeças, e a amolação começa quando você tem que escolher o tipo de
suporte para fixação da antena, logo depois, a novela de
qual antena escolher, e
qual antena poderia oferecer o mesmo rendimento de uma maria-mole, que sabemos, nenhuma conseguiu
"até hoje". Não acaba por ai, ainda tem que escolher onde instalar o suporte e a antena, caso contrário, vai sofrer com perda de rendimento e
estacionária. Oh luta!
Em caso de dificuldade em baixar a ROE de sua antena, antes de cortá-la e inutilizá-la por mau uso, mude o local da instalação. Experimente o teto e evite aborrecimentos. Se quiser facilitar a vida, faça como eu, adquira a antena
Steelbras Slim, que é blindada, e não sofre interferências extenas por aproximação de metais.
73s
4 comentários:
Essa loja que voce sugere pra comprar a antena, 'e boa? porque o preco ta muito barato.
Comprei nessa loja, e não tenho uma vírgula para reclamar, pelo contrário.
73s
Caramba, o Landau 1976 da foto me lembra o que o meu pai possuiu. A diferença fica só por conta da cor, já que o dele era branco.
Hoje em dia a antena maria-mole parece ter ficado restrita aos caminhoneiros e a quem tem carro antigo. O meu veículo do dia-a-dia é um valente Fusquinha, cujo parachoque traseiro parece ter sido feito especialmente para receber uma maria-mole... rsrsrsr...
Mesmo assim, por causa das limitações impostas pela altura da garagem do prédio, optei por uma Aquário B-2070, que obviamente tem menos ganho, mas pode ser facilmente dobrada ou removida, ficando só o suporte de calha ìnstalado pouco acima da grelha traseira.
Cortei a haste na medida sugerida pelo manual, mas tive problemas para ajustar a estacionária. Com medo de inutilizar a haste, reposicionei a antena no veículo e fiz um "choque de RF" com o próprio cabo coaxial, produzindo uma leitura de cerca de 1:1.1 no medidor. Estou ciente de que tal procedimento possa estar apenas "enganando" o rádio, ou seja, produzindo uma leitura baixa em detrimento do rendimento, mas até agora tenho conseguido um alcance considerável com meu pequeno Alan 78 Plus.
O único "senão" tem ficado por conta do intenso ruído proveniente do sistema de ignição. Já tentei de tudo, eliminei por completo o ruído produzido pelo alternador, mas os estalos da ignição continuam bastante fortes.
Talvez, se eu passar o coaxial por fora do cofre do motor, o ruído diminua um pouco, mas o Fusquinha não deixa muitas alternativas: o motor é atrás do carro e não há aberturas para dentro do veículo que não estejam próximas das fontes de barulho.
Em suma: o conjunto rádio/antena parece estar equilibrado e com rendimento honesto. Qualquer melhoria que porventura possa ser feita colide com o meu limitado conhecimento de causa.
alemaotubarao@hotmail.com
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