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sexta-feira, abril 19, 2013

Antena móvel, anos 80/90 e agora...

Nos anos 80/90 a instalação de rádio e antena em Estações móveis não era problema, bastava colocar a maria-mole no para-choques, instalar o Motoradio 23 canais no painel, e chamar aquele amigo que tinha o Cobra 148 GTL para aferir a ROE. A diversão estava garantida quanto à instalação.
Era chique demais um Cobra 148 GTL no painel... além do sinônimo de estatus.
Com o passar dos anos essa perspectiva mudou, e os automóveis vieram lentamente substituindo o metal do para-choques pelo plástico, e o layout dos veículos foram ficando arredondados, impedindo física e esteticamente o uso deste tipo de antena, inclusive o rádio, que perdeu seu espaço abaixo do tabelier.
Os carrinhos de controle remoto tamanho familia foram gradativamente sumindo das ruas...
FORD LANDAU 1976
20/30 anos depois, a garantia de diversão para quem é do rádio se tornou garantia de quebra cabeças, e a amolação começa quando você tem que escolher o tipo de suporte para fixação da antena, logo depois, a novela de qual antena escolher, e qual antena poderia oferecer o mesmo rendimento de uma maria-mole, que sabemos, nenhuma conseguiu "até hoje". Não acaba por ai, ainda tem que escolher onde instalar o suporte e a antena, caso contrário, vai sofrer com perda de rendimento e estacionária. Oh luta!
As antenas que faziam sucesso eram acompanhadas do suporte magnético, mas não é por causa do suporte, e sim por conta do local onde a antena é instalada, no teto, no centro do teto, fazendo com que a antena seja omnidirecional por localização da instalação, ou seja, trabalhe bem para todos os lados, ao passo que uma antena instalada no canto traseiro do teto ou no para-choques faria uma alusão a antena L.
Pode reparar que as antenas de V/UHF do serviço de segurança pública (PM) é exatamente no centro do teto, facilitando em partes a comunicação das viaturas com as estações repetidoras.
Em caso de dificuldade em baixar a ROE de sua antena, antes de cortá-la e inutilizá-la por mau uso, mude o local da instalação. Experimente o teto e evite aborrecimentos. Se quiser facilitar a vida, faça como eu, adquira a antena Steelbras Slim, que é blindada, e não sofre interferências extenas por aproximação de metais.
73s

4 comentários:

Rondon Neto disse...

Essa loja que voce sugere pra comprar a antena, 'e boa? porque o preco ta muito barato.

André Luiz disse...

Comprei nessa loja, e não tenho uma vírgula para reclamar, pelo contrário.
73s

Ernestus disse...

Caramba, o Landau 1976 da foto me lembra o que o meu pai possuiu. A diferença fica só por conta da cor, já que o dele era branco.

Hoje em dia a antena maria-mole parece ter ficado restrita aos caminhoneiros e a quem tem carro antigo. O meu veículo do dia-a-dia é um valente Fusquinha, cujo parachoque traseiro parece ter sido feito especialmente para receber uma maria-mole... rsrsrsr...

Mesmo assim, por causa das limitações impostas pela altura da garagem do prédio, optei por uma Aquário B-2070, que obviamente tem menos ganho, mas pode ser facilmente dobrada ou removida, ficando só o suporte de calha ìnstalado pouco acima da grelha traseira.

Cortei a haste na medida sugerida pelo manual, mas tive problemas para ajustar a estacionária. Com medo de inutilizar a haste, reposicionei a antena no veículo e fiz um "choque de RF" com o próprio cabo coaxial, produzindo uma leitura de cerca de 1:1.1 no medidor. Estou ciente de que tal procedimento possa estar apenas "enganando" o rádio, ou seja, produzindo uma leitura baixa em detrimento do rendimento, mas até agora tenho conseguido um alcance considerável com meu pequeno Alan 78 Plus.

O único "senão" tem ficado por conta do intenso ruído proveniente do sistema de ignição. Já tentei de tudo, eliminei por completo o ruído produzido pelo alternador, mas os estalos da ignição continuam bastante fortes.

Talvez, se eu passar o coaxial por fora do cofre do motor, o ruído diminua um pouco, mas o Fusquinha não deixa muitas alternativas: o motor é atrás do carro e não há aberturas para dentro do veículo que não estejam próximas das fontes de barulho.

Em suma: o conjunto rádio/antena parece estar equilibrado e com rendimento honesto. Qualquer melhoria que porventura possa ser feita colide com o meu limitado conhecimento de causa.

André Luiz disse...

alemaotubarao@hotmail.com

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Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.