Seguidores

quinta-feira, março 21, 2013

O uso correto do Squelsh

Você sabía que o uso "correto" da função Squelsh se limita à Frequência Modulada?
A utilização do Squelsh em Amplitude Modulada - AM - em Estações Base, fere o princípio básico da comunicação móvel.
Desde os primórdios da Faixa do Cidadão que a prioridade nas comunicações é voltada à Estações móveis. Em qualquer circunstância, a Estação Base chegará mais forte que a Estação Móvel. Portanto, a "Estação Base", privilegiada, serve unicamente como ponto referencial entre Estações, devendo esta servir de meio - Ponte - para demais comunicações.
José Mario de Matos - Estação Pescador
Muitos macanudos espalhados pelo Brasil utilizam Squelsh em AM. Tudo bem que em algumas épocas do ano a QRM incomoda, mas o outro lado da moeda é que pode existir alguém necessitando socorro, e o Squelsh ativado impede a comunicação da Estação móvel, normalmente com sinal fraco, para com a Estação Base, que poderia prestar ajuda de forma eficaz, e não o faz.
Afinal, quais são um dos grandes jargões do radio-operador?
Ajudar,... catástrofes,... etc..., o mundo precisa desabar para o bom senso funcionar?
A ajuda não consiste somente no deslocamento do radio-operador. Qualquer forma de ajuda é válida, até mesmo para efetuar uma chamada telefônica...
Cobra 29 LX
Não lanço uma campanha, lanço um alerta. Assim como somos responsáveis pelos atos que cometemos, somos responsáveis por nossas omissões. Então, pense a respeito.
Temos um impecilho, uma pedra no sapato chamada fiscalização. Se não houvesse  cobrança quanto à homologação, qualquer amplificador linear resolveria o problema de comunicação de Estações Móveis para com Estações Base, mas hoje só podemos operar com rádios homologados QRP - Baixa potência, ou potência original HOMOLOGADA -, e o uso do Squelsh dificulta, ou mesmo impede, o sucesso entre comunicações. É fato!
No próprio Smeter existe escala que varia do 0 db até o +30 db, e nenhuma Estação, seja Base ou Móvel, tem obrigação de chegar forte, mesmo porque, existem outos fatores que influenciam. 
Algumas Estações chegam somente com áudio, sem sinal algum, e devemos ficar atentos a tudo.
Use e abuse de outro recurso, o amigo conhecido pelo nome de RFGain, popularmente chamado de Ganho de radiofrequência (não é, mas o chamam assim). O radio-operador pode sim baixar substancialmente o ganho de RF sem tocar no Squelsh, desta forma ele inibe ruídos indesejados. 
Consciente da necessidade de escutar, mesmo que baixo, Estações ao longo do perímetro, estará fazendo valer o que diz o velho jargão:
Quem não vive para servir, não seve para viver.
73s

Nenhum comentário:

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.