Membros Participantes

Cadastre seu e-mail para receber novidades

sábado, março 23, 2013

12

Alan Midland 8001 XT

O Alan 8001 no Brasil está na história da Faixa do Cidadão desde os anos 80, é um modelo que deixou saudades, mas será que a Midland renovou as forças e voltou ao mercado disposta a garantir seu lugar?
Primeiro você deve entender que estamos tratando da mesma marca e modelo mas não do mesmo equipamento, ok?!


Agora entenderá as sutis diferenças  deste novo modelo Midland 8001 XT para o precursor 
Alan 8001
Midland 8001 XT
Na Europa o Midland 8001 XT é um equipamento que está dentro dos parâmetros exigidos por lei no ministério das telecomunicações de lá - 12W SSB - 4W AM/FM, e logicamente tem baixo consumo - 3A; é bloqueado e funciona com 40 canais e não tem câmara de eco e nem função +10KHz. Este modelo, se bloqueado, está mais dentro da lei no Brasil do que os atuais equipamentos que temos homologados/certificados. Por outro lado, se comparar o Midland 8001 XT com o Alan 8001, vai perceber que o Alan 8001 é um equipamento tipo exportação, ou seja, não se adéqua em lugar algum. Foi feito para ser usado fora de onde foi concebido, fora dos limites estabelecidos pelas agências regulamentadoras europeias, e por conta dessa despreocupação com a concepção de um equipamento conceito, detalhes para uma possível legalização do produto não foram pauta, uma vez que a potência do mesmo estava muito além dos limites estabelecidos. Portanto, Midland 8001 XT é rigorosamente dentro da lei (se bloqueado), e Alan 8001 continua sendo o bandido... mas veja bem, ser bandido neste caso não é uma vantagem, porque a qualidade do Midland 8001 XT original é muito superior se comparado com o Alan 8001 original da época. Os rádios se diferenciam somente na hora que você coloca os dois no mesmo patamar, são diferentes no momento em que você decide retrabalhar potências, melhorias, etc... precisa nivelar os dois para avaliar de forma justa. Ademais, o Alan 8001 tem uma câmara de eco analógica ótima, enquanto o Midland 8001 XT não tem eco, só o botão.
Fica assim:
Midland 8001 XT original é superior ao Alan 8001 original, e Midland 8001 XT é inferior ao 
Alan 8001 se preparados os dois. A régua é essa, a imparcialidade.

Como dito anteriormente, o Midland 8001 XT é flexível para bloqueio de canais e de potência, o que facilita sua certificação/legalização em diversos países, sendo, portanto, uma boa opção para se homologar e comercializar no Brasil, haja visto que este produto já possui ensaios prontos em laboratório na Europa, motivo pelo qual homologá-lo no Brasil seria menos custoso. Para quem não sabe, certificar um equipamento na Europa é mais complicado que nos Estados Unidos.


Acima, vista expandida da placa de circuito


O novo display de canais é fumê, e não existe em separado a leitura da frequência e do dígito dos canais. O usuário têm o contador de frequências mostrando, ou a frequência ou o dígito do canal em questão, ou seja, ou você vê qual canal está a partir de dígitos de 01 a 40, ou o display identifica somente qual frequência se encontra. Outro detalhe interessante é a sintonia, já vem unificada de fábrica (queixo quebrado), além do fato de não variar a sintonia no modo AM, somente no modo SSB... faça o teste.


A placa de circuito PCB é totalmente nova, completamente diferente da antiga, e os traços típicos da tecnologia asiática digital apresentam essa nova tendência. A placa do antigo Alan 8001 analógica trazia suas particularidades práticas, chucrutes de canais através de chaveamento por PLL, enquanto a nova placa trás no microprocessador Samsung a razão pela qual as funções deste produto se tornam especiais, principalmente na questão estabilidade de frequência.
Você acha perfeito o TXCO dos digitais?  Não tem ideia como este modelo é bom para estabilidade.

Processador Samsung

Midland é melhor? 
O tempo dirá... o precursor Alan 8001 não era um bom rádio para Estações móveis devido a peculiaridades de delicadeza, e acredito que este modelo novo segue a mesma linha. São equipamentos para pessoas de bom gosto, cuidadosas, para ser utilizado em ambiente limpo, longe do sol direto, e os botões de borracha precisam de cuidado no manuseio.


Funções como por exemplo MOD - que é um monitor de modulação utilizado em Amplitude Modulada, funciona impecavelmente neste novo modelo, já no modelo Alan 8001, precursor deste novo Midland 8001 XT, o recurso era mais de enfeite do que funcional, realmente não funcionava direito. Por outro lado, o essímetro do antigo Alan era preparado para este recurso de monitoramento de modulação de áudio, enquanto no Midland 8001 XT que o recurso realmente funciona, ele não tem isso no mostrador... paradoxos...


Para desbloquear os canais é fácil, basta mudar o jumper situado na placa abaixo.


É possível desbloqueá-lo para não menos que 400 canais - A,B,C,D,E,F,G,H,I,J,K,L, a potência chega nos 28W SSB e 10W AM com pequenas modificações, mas a alteração extrapolaria o uso "legal", caso fosse homologado. É possível melhorar ainda mais a potência deste equipamento, inclusive a instalação do TopGun Modulator.




 O beep é um circuito ligado direto ao áudio, portanto, é tão digital quanto o sistema de canalização.
É a primeira vez que vejo um sistema de proteção instalado de forma inteligente.
E você, também gostou?

Assista o vídeo
Gostaria de acrescentar algum comentário?  



Ecreva abaixo!

((•)) Ouça este post

12 comentários:

Rondon Neto disse...

amigo, adoro seu blog. nao pare. abraco

André Luiz disse...

Deixa comigo!!
Abração!

Leonardo Ramos disse...

Alemão, comprei um Alan 48 Plus Multi Exel para negócio, mas depois que coloquei ele no meu carro desisti de vender. Um rádio muito bom para corujar os 40 canais, um áudio excepecional, com um painel metido pra caramba. Se esse Alan 8001 sair com o mesmo padrão de qualidade, vou garantir o meu na primeira oportunidade. Abraços

André Luiz disse...

Os produtos Midland/Alan são ótimos Leo, mas antes de dizer se é bom ou ruim, merece uma avaliação bem peculiar.
Abraço meu amigo!

marcelo josé de carvalho disse...

É ANDRÉ,PARECE QUE A TENDENCIA É QUE OS RADIOS DIGITALIZADOS VÃO GANHAR SEU ESPAÇO ,PENA QUE PELO O QUE A GENTE VIU ATÉ AGORA A QUALIDADE DEIXA MUITO A DESEJAR, UM FORTE 73...

Guerreiro disse...

na data do post a feira ja tinha acabado a 8 dias ate hoje ele nao te deu nenhuma informaçao? era so entrar no site http://www.midlandradio.com/ e verificar que nao tem nenhuma informaçao, esse negocio de contatos, fontes privilegiadas, me fazem lembrar da comida de rabo que o porta voz da millenium deu no roberto , pq ele falava um monte de merda sobre o hannover edizia que tinha fontes privilegiadas, pena que o vendedor de dogtag, editou as merdas que o pintadinho falou.

André Luiz disse...

Não sei de qual feira voce se refere, então não acredito que sua postagem seja direcionada a minha pessoa. Se eu estiver errado, diga.

A informação que tive desse rádio é que em breve seria (e já está) sendo comercializado no Paraguay, tanto que o Pena Branca já está vendendo um no Facebook e eu já tenho o meu aqui.

Não tem nada de informação privilegiada, tem é desinformação a respeito e o que ele pode fazer em recursos, e comentei da quantidade de canais porque sei desbloqueá-lo.

O único erro do "pintadinho" foi achar que o rádio havia sido concebido para o Brasil, mas não vi outro erro, visto que se o mesmo tivesse FM habilitada, dificilmente conseguiria ser homologado no Brasil, então, o "pintadinho" estava certo quanto a morte do rádio segundo prisma daquela configuração à época.

Anônimo disse...

Não entendi o Guerreiro

Anônimo disse...

eu o comprei esta radio no lugar do hannover br9000 outro historia outro tipo de radio receptor otimo facil pra destravar e aumentar a potençia deli simplicemente troucando 3 jumper na plaça unica falta do lindo radio que poderiam colocado um frequençimetro de 6 digitos que pena

JOÃO CARLOS VIEIRA disse...

Já aprenderam abrir a potencia desse rádio? Chega ate quantos w? E o rádio Magnum 257hp? O que me falam dele??

horst vogel/passarinho disse...

André...
prazer em modular pela prima vez, com o senhor, assim via face... Meu QRA é Pinguim, e estou pensando em voltar a modular novamente e estou também interessado em comprar um cacholinha desses...Midland 8001 XT (ou ALAN)esse já tive um, qdo morava em Montividiu. Com um uma antena 5/8 sempre chegava bem. Na 27.015, c boa propagação buscava a galera la perto de Rio Verde das Abóboras...
mas Então, se eu adquirir um desses, vc "DA UM TRATO" nele para mim, com tudo que vc sabe fazer no danadinho? Mas, pra ser bem sincero mesmo, te falo que não precisa ser exatamente esse, apenasmente, quero um radinho bom com uma boa antena para operar em base(fique a vontade para sugerir). Alguma coisa que combine bem com uma antena tipo RINGO, ou similar tipo aquela italianinha SÍRIO(mas essa é cara!).
Mas é isso...ABRAÇO, SUCESSO E 2014 COM MUITO QSJ, NO BURACO DO ALFAIATE!

André Luiz disse...

hahahaha boa!!!

Resolveremos tudo isso via telefone. Abraço meu amigo!

Sem instrumentos, não adianta!

Sem instrumentos, não adianta!
clique na imagem

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ TVi ↓

TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas ressonar lá na casa do...

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Power RF Aprenda ↓

Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital "com congelamento de pico máximo", basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Girar ou abrir posição de trimpot apenas gera mais calor, e calor é igual a perda. Quanto mais se aquece o transistor, mais fecha a entrada de gate quando aquecido, e por isso você precisa alterar alguns componentes na saída, porque eles impedem o rendimento da potência final (isso só serve para rádios PX).

Um rádio na atualidade - 2015 - original apresenta 20w PEP SSB em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo entre 12A e 16A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W em calor (em perda) divididos por 2,66 = +- 60w que representa o % aproveitável, e em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts aproveitáveis, mas não há área de dissipação, então não recomendo. A bem da verdade, eu literalmente pago para ver alguém conseguir reproduzir o sistema que patenteamos, DC to DC.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

Fale comigo

→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

Oferecimento:

PXJF YOUTUBEadio.com.br

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO


AUTO/ INFRAÇÃO /MULTA /IMPEDIMENTO/ LICENCIAMENTO EM MINAS GERAIS