-Agora entende o porquê da preferência deste transceptor por nossa parte?
Por conta dos recursos que dispõe se tornou líder de vendas, e não é por menos, é excelente em contatos a longa distância, além da filtragem. É realmente inexplicável.
A RANGER comercializou o SS158EDX inicialmente com o display vermelho e transistores bipolares, na tampa superior o Silk VOYAGE - sem R (VOYAGE sem R é marca registrada RANGER, sendo que nesse modelo inicial, a modificação de quebrar o queixo não funciona, e VOYAGER com R é marca registrada SAFADI - Tudo Livre - Paraguai PY), depois o modelo inicial "sem R" surgiu com nova configuração e alteração na aparência, inovando com a tendência do display azul e mosfets (foto acima). O diferencial, que não deixa de ser parte do acabamento está na área de dissipação de calor, utilizando material de 1º linha, inclusive o conector e cabo de força padrão Yaesu e Kenwood.
A mesma marca, direcionada ao público europeu, trás outro pequeno diferencial, que é o controle de potência em Amplitude Modulada no lugar do controle delay do eco, e retira a nomenclatura 158, substituindo-a pelo famoso SS3900, ficando 3900EFT como um (possível) substituto do lendário SS3900. Nos demais aspectos, em tese é o mesmo transceptor, inclusive dissipação de calor.
O VR158EGTLDX possui câmara de eco digital, enquanto os SS158EDX Ranger o eco é analógico (fraco se comparado ao digital); a dissipação de calor do VR é comum, como a do VR9000. Todos estes modelos são tipo exportação. O SS158EDX é direcionado à banda dos 10 metros, é bloqueado de fábrica, assim como o 3900EFT europeu, já o VR é desbloqueado, e sua gama de canais chega a 536, divididos em 10 bancos de canais. A,B,C,D,E,F,G,H,I,J,K,L, tendo como referência dos 80 canais normais a banda G e H.
10w AM/FM, 20W SSB/PEP; leitor de ROE eletrônico que permite a leitura da estacionária com apenas um toque, sem necessidade de ajustes; controles de ganho de microfone e RF, roger beep, tecla +10khz para telecomandos, retorno - talkback -, filtro NB e chave seletora de banda HI/LOW para intercalar os 6 bancos de canais altos e 6 baixos.
É um rádio robusto, que não apresenta problemas tolos. Ideal para realização de Upgrade.
Nota 10 de 10 nas questões de áudio, resistência e confiabilidade. Nota 8 na questão de resistência para Estações móveis como: tratores, caçambas, etc....
A construção merece uma vasta revisão antes de encarar a vida longa na estrada, pois as conexões internas são delicadas e ocasionalmente deixam na mão.. o UPGRADE funciona muito bem no modelo VOYAGER, sendo que o SUPERSTAR, atualmente (2014) vendido no Brasil no Mercado Livre, é oriundo de um imenso lote de equipamentos refurbshed, apresentando todo tipo de defeito que você pode imaginar. Corra!
A melhor opção é o VR158EGTLDX.
73s
18 comentários:
muito bom radio o problema é que ele esquenta muito...
Faz um upgrade desses com o Alemão que ele modula 24h gelado. Tenho um e é show!
O meu nao esquenta e o Alemao deixou com 60 watts
Tenho esse PX ligado a um acoplador de antena TEIKO ATU PRO pois tenho problemas com estacionária alta.
O que me surpreende e me deixa descontente com esse PX é o fato de a leitura de ROE feita no acoplador não coincidir com a leitura de ROE do S-METER do PX.
Por exemplo, o acoplador acusa 1:1,1 de estacionária e o S-METER acusa 1:2.
Essa discrepância de leituras varia conforme o canal em que eu esteja modulando.
A fim de verificar qual das duas medidas de ROE é a correta eu intercalei um medidor de ROE entre o PX e o acoplador.
Com isso, verifiquei que a medida do medidor de ROE coincidia com a medida apresentada pelo acoplador em todos os canais.
Por isso, passei a desprezar a leitura apresentada no S-METER e confiar tão somente na leitura apresentada pelo acoplador.
Gostaria de saber por que esse PX apresenta essa discrepância de leitura pois já tive outros VOYAGER nos anos 90 e a leitura dos acopladores sempre coincidiu com a leitura do PX.
Obrigado por qualquer esclarecimento.
Pode parecer estranho, mas o leitor do rádio está certo.
A leitura do ATU é certa de acordo com o circuito dele, a do rádio é proporcional ao que chega nele, e ao wattímetro que fica no fogo cruzado também, ou seja, cada um faz a leitura que quer, mas... a leitura que voce deve respeitar é a leitura do rádio.
Caso ignore a leitura do rádio, vai perder performace da saída e sacrificar os transistores.
Outro detalhe é esse monte de parafernalha entre o rádio e a antena. Escolha somente o acoplador.
GENTE SOFRO COM O MESMO PROBLEMA DE LEITURA DA R.O.E . USO UM LINEAR 777 QUE , SEGUNDO ALGUNS AMIGOS , ENGANA A LEITURA DO RADIO POIS QUANDO Á RETIRO E COLOCO SO ANTENA E RADIO A LEITURA É DE 1.1 + OU - . TENHO NA LINHA TAMBEM UM ACOPLADOR DE 1K QUE LE O QUE O RADIO LE QUANDO SOZINHO . E AGORA EM QUEM CONFIAR ?
Rádio e antena é 1.1
então a roe da antena ta boa, se ta dando roe entre o rádio e o linear, tem que resolver a roe entre o rádio e o linear, só isso.
Também tenho o mesmo problema de diferença na leitura de ROE entre o meu VR158 e o acoplador, mas seguindo a dica do André estou confiando na leitura do VR.
Mas hoje testei um VR158 de um amigo e as leituras de ROE dele e do acoplador foram bem parecidas, só que o rádio dele esta com 14 Watts AM e o meu está com 30 Watts AM, nao sei se a diferença de potência tem alguma coisa a ver ou se um dos dois rádios está medindo errado.
Acredito que minha antena (que é caseira) nao ressona na frequência certa, mas na frequência que eu ajustei funciona bem mesmo sem acoplador, mas nos canais acima ou abaixo o acoplador é indispensável.
Agradeço pelo espaço para expor minhas dúvidas.
73s!!!
antena na medida certa é fundamental, e deve estar com 50 ohms, caso contrário, mesmo com medidas corretas pode apresentar leitura de estacionária equivocada. Não é problema grave estar com antena fora dos 50 ohms, o acoplador corrige uma parte disso. O único ponto negativo é que o sistema irradiante perde um pouco de eficiência. Sua Estação ainda consegue resultado porque teu rádio estrá preparado. Coloca um original ai pra ver o sofrimento rsrs
a maioria dos radio-operadores se diverte fazendo experiências com antenas, eu tenho verdadeira alergia só de pensar nisso. O acesso a minha antena é muito ruim, por isso essa fixação em trabalhar o rádio.
Tenho um desses e não foi feito nenhum UP nele...só foi mudado o led do s-meter . o que dá pra fazer nele..o eco dá para melhorar....além de potencia e sintonia....me ajudem
tenho um vr 158 egtldx comprei uma antena 5/8 de onda steelbras não consigo ajustar a estacionaria o cabo esta na medida certa mas a estacionária esta em 3.3.
não sei se é preciso calibrar o smeter nem sei como fazer isso já tentei de tudo se poder me ajudar agradeço.
Boa noite a todos tenho um voyager 158 ele tah com frequencimentro travado gostaria de saber se isso tem solucao ou e caso perdido ....
Boa noite tenho "Voyager VR 158 EGTL DX" ele tah com frequencimetro travado gostaria de saber se isso tem solucao ou e algum caso perdidooo
Tenho o rádio desse e estou super satisfeito
BOA TARDE TENHO VR158..FALO COM ELE EM SSB NO 25887 _108 USB ESTAÇAO MOVEL...MEU PROBLEMA É Q MINHA VOZ TA CHEGANDO DESTORCIDA...PRO MEUS AMIGOS...EU TO CHEGANDO BEM PRA ELES ...QUERIA CORREGIR ESSE POBLEMA....ANDREY Q PRECISO FAZER..ME MANDA SEU ENDEREÇO VOU ENVIAR ELE PRA VC..AGUARDO RESP
Andre, como vai? Obrigado pelas excelentes informaciones do blog. Gostaria de obter a tabela desse radio e do Alan 8001 plus. Será que Poderia me enviar? Ja mao esta diaponivel para baixar aquí. Abraco
Preciso dos botões da frente onde posso encontra
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