O equipamento na bancada está ligado à fonte de alimentação, e no meio do caminho costuma haver até dois ou três fusíveis, um no aterramento, outro no +B, ou até mesmo dois fusíveis no +B e outro no aterramento. O fusível protege possíveis danos de inversão de polaridade e etc... o próprio terminal do fusível é capaz de, em regimes de potências elevadas, causar queda de voltagem, o que compromete o perfeito funcionamento, que neste caso, é a alimentação.
Assista esse vídeo:
Queda na alimentação do equipamento causa perda de potência, que reflete no aumento da temperatura por causa dos componentes que vão trabalhar forçado por conta da voltagem inadequada...
Faça o teste:
Coloque seu VHF, HF ou PX turbinado e dê uma portadora. Meça a voltagem na entrada do rádio (eu disse na "entrada do rádio") utilizando multímetro de qualidade, depois aperte o terminal de fusíveis que fica no cabo de alimentação, com as mãos. Vai perceber que a voltagem vai aumentar - voltar ao correto - e o rádio vai transmitir melhor.
Os equipamentos são pojetados para trabalhar com 13,8v. Esta é a voltagem ideal, e são construidos para tolerar médias, que podem variar de 12v até 15v. No caso de fontes de alimentação ou bateria automotiva. Mas o ideal é 13,8v, e o que está fora deste parâmetro é apenas to-le-rá-vel. Entre to-le-rá-vel e ideal, há um abismo de diferença. Neste caso citado, a perda é na alimentação. Mais a frente vamos tocar na perda de transmissão.
ALINCO DM-330MV |
Outro detalhe importante. Independente se o equipamento é PX, HF, V/UHF...utilize terminais de qualidade. Não compre o mais barato. Isso você só gasta uma vez.
CONECTOR UHF BANHADO À OURO E PRATA |
Nunca emende cabo, utilize este conector duplo fêmea abaixo:
Outro detalhe não menos importante, se a distância entre a Estação e a antena necessitar cabos com comprimentos superiores à 20 metros, utilize cabos de qualidade, lembrando que cada cabo representa um tipo de perda, como por exemplo o RG58 - perda de 3 db a cada 30 metros - RG8 perda de 1 db a cada 30 metros - RG213 perda de 0,5 db a cada 100 metros.
Wattimetros:
Estes, em maioria, podem causar perda que varia de 0,5 até 2 db, ou mais.
Tendo em vista estes detalhes, quanto menos junções estiverem presentes na linha de transmissão, menor será a perda.
O ideal é:
Nenhum comentário:
Postar um comentário