Seguidores

terça-feira, fevereiro 26, 2013

Coolers, usá-los ou não?

Fazendo comparações...
pulmão sadio, pulmão de fumante

Quando você respira, o oxigênio entra pelos pulmões, é absorvido pelo alvéolo pulmonar, se mistura à corrente sanguínea e este oxigênio é levado à todas as partes do corpo. Equanto o oxigênio é transportado para dentro, o gás carbônico é retirado das células neste mesmo processo, e o pulmão faz a famosa troca gasosa. É onde você expele os gases quando solta o ar.
O fumo vai obstruindo a entrada de oxigênio (alvéolo), impedindo a troca gasosa, por isso algumas pessoas fumantes perdem as pernas, pois o oxigênio se torna insuficiente, não consegue entrar nos alvéolos, não é distribuido, não chega, não alcança as extremidades, não há troca gasosa, e a parte - pernas, por exemplo - não é oxigenada, e por consequência apodrece e morre literalmente de falta de ar.

Transistores não são diferentes. Quando o radio-operador aciona o microfone, o áudio - SSB - ou portadora - AM - aciona os transistores de saída, e estes, geram além de potência, calor.
O sinal de radiofrequência - RF- é enviado à antena e a mesma faz seu papel, transmite. Já o calor, este é transferido à carcaça do rádio através da pasta térmica, que transfere denovo para o dissipador de calor, que em tese, deveria dissipá-lo. Deveria haver um equilíbrio, mas não há.
Os rádios já saem de fábrica desalinhados, com o ajuste do "bias" totalmente fora. Transistores desacoplados produzem calor além do projeto do transceptor. É como o problema da falta de oxigênio citado acima. Este calor gerado pelo rádio está além de sua capacidade de dissipar, e é aí que entram os coolers.


Qualquer equipamento que transmita radiofrequência gera calor, e quando pensamos nisso, lembramos que houve algum engenheiro que projetou estes transceptores. O que não divulgam, é que estes rádios, em maioria, são fabricados para o continente asiático, cujo clima é diferente do Brasil.
De alguma forma esses rádios chegam ao Brasil, que possui clima tropical, quente, e isso não faz bem aos transceptores.
O cigarro detona o sujeito, o calor detona os transistores.
Dica:
Independente se vai fazer ou não Upgrade, instale coolers no dissipador de seu transceptor.

Nenhum comentário:

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.