Seguidores

quinta-feira, fevereiro 14, 2013

CCE SSB 8000

CCE CB8000 ou CCE SSB8000 - É conhecido por ser um rádio extravagante. Pouca potência não é o problema para esse promotor de contatos a longa distância. Com apenas 12w PEP  SSB consegue superar diversos rádios modernos com 40w. Em AM é um rádio como outro qualquer, são apenas 5 Watts que não fazem milagre, seu forte mesmo é o SSB.

De fábrica com 60 canais no display, controle de ganho de microfone e radiofrequência, squelsh, AM,USB,LSB e mono-sintonia (apenas um queixo, como no Cobra 148 GTL) filtro NB/ANL ótimo, PA para alto falante externo. A primeira versão desta linha de equipamento surgiu em 1979 e teve vida curta, a sintonia SSB era limitada, com potencial para apenas 3 Mhz para cada lado, além de apenas um transistor excitador e uma saída 2sc1969, já a segunda versão saiu em meados de 1980, a mais popular, que saiu de fábrica com 1 excitador e 2 transistores 2sc1969, e na última versão, a mais potente, a correção da sintonia deixou sua marca, além dos 3 transistores 2sc1969. Este rádio deixou de ser fabricado em 1989. 

O interessante é que mesmo com a saída de potência redimensionada, o transceptor não ultrapassa a proposta inicial, que são 12 w PEP. Curioso, não?!
Ótima opção para instalação do RFX75


16 comentários:

Rossi disse...

Amigão, primeiro lugar parabéns pelo site, muito bom alguém levar conhecimento a todos os dispostos a aprender... porém sinto-me impelido a fazer algumas pequenas correções.

1- Os transistores originais do CCE SSB-8000 eram o 2sc2166 de drive empurrando 2 transistores 2sc2312... ou seja, a conhecida configuração posteriormente usada no Alan87 e seus derivados.

2- O CCE SSB-8000 NÃO dispunha de controle de ganho de microfone.

André Luiz disse...

E ai Rossi, tudo na paz?
Quanto aos transistores, não houve apenas uma configuração.
De fábrica já vi 1306 com par de 2312, 1969 com par de 2312 e 2166 com par de 1969.
O controle de ganho de microfone eu confundi com o Telsat, pois tenho todos esses rádios aqui e as vezes não presto a atenção.
Abração meu amigo, e obrigado pelo adendo.

Anônimo disse...

Gosto muito deste rádio, só que não encontra nada pra ele no mercado, é uma pena.

Maurício
Santos SP

Allan Cit Petla...PU5MPI PX5G7476 disse...

Gosto muito desse radio nao e a toa que recuperei um que estava com outra pessoa...O meu esta com 3 IRF 520 na saida, Mandando 30 Watts na carga fantasma em ssb e 20 Watts em AM...O meu esta judiado na aparencia mas esta funcionando perfeitamente, e um verdadeiro canhão pra fazer DX...

Anônimo disse...

Eu tenho um cce ssb 8000 muito bom.

Anônimo disse...

O cce ssb é melhor que muito radio novo.

Equilibrium Vita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Equilibrium Vita disse...

Olá André, tenho um ssb-8000 com o s-meter travado. Você sabe onde encontrar um s-meter para trocar e deixar o mais original possível? Pois o s-meter do cce não tem medição de swr, e encontramos a venda por aí, apenas o com essa medição de swr igual de um 148gtl.
Me ajude por favor.
Abraços

Anônimo disse...

cara vc pode comprar um s-meter novo tirar escala e colocar a do cce eu fiz ficou bom.

Anônimo disse...

Eu tenho um rádio president hr2510 eo transistor queimou o mrf477.

Leandro Henrique disse...

Boa Tarde amigo! Acabei de ganhar um rádio desses, e mandei pra um técnico conhecido revisar. Estou começando no radioamadorismo, e até então modulei apenas em 2m. Meu problema é que moro no térreo de um prédio de 4 andares, que não permite antenas no teto. Pode me sugerir algo pra eu usar em minha sacada ou até mesmo internamente?

David Boechat Martins disse...

Bom dia, parabéns pelo excelente trabalho e o importante canal de comunicação.
Tenho um Rádio PX presidente Jackson, e está com problema de perca de potência, segundo o técnico ele está com o integrado queimado. Sabe dizer se consigo essa peça no Brasil? Abraço a todos.

Anônimo disse...

olá André comprei um radio px cce ssb 8000 muito conservado a placa dele esta impecável só tem um probleminha no microfone dele, ele corta a modulação fica falhando, acho que deve ser cabo rompido, estou sem tempo para verificar certinho.
queria saber se você pode me orientar, é que eu gostaria de colocar nele um bip simples e um frequencimetro, qual seriam os mais indicados para esse radio amigo?
se é que se pode instalar estes itens no cce 8000.
também pretendo comprar um linear para ele, o hannover e o vr 158 egtldx, mas o linear vai ser usado mas no cce pode me indicar um que seja confiável já que não quero danificar e cce 8000.
agradeço sua atenção amigo grande abraço.

Unknown disse...

Bom dia ganhei um rádio desses r gostaria de saber quem poderia por ele pra funcionar veio quase que todo desmontado e gostaria de vê lo funcionando de novo se alguém souber de um especialista agradeco valeu abracos

Unknown disse...

Tenho um e vendo 700 pila meu watts 55991187817

Unknown disse...

Tenho um e vendo 700 pila meu watts 55991187817

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.