Seguidores

sexta-feira, dezembro 28, 2012

A quem se entitula radioamador

Radioamador não é somente aquele que possui indicativo. O que possui indicativo é li-cen-ci-a-do. Radioamador é todo aquele que pesquisa, que fabrica sua própria antena, que faz seu balun. Enfim, é aquele que faz seus experimentos como algo para o crescimento e desenvolvimento do segmento, e isso, independe de classe ou habilitação.
Na subfaixa dos 40 metros, a muitos anos, iniciou a venda dos microfones Lupity, e hoje, é reconhecido um dos melhores microfones do mercado; temos também a famosa antena eletrônica móvel do Zé Palma de Ouro, antena que muito radioamador adquire e que tem alto rendimento e acabamento, além de cobrir todo o espectro de 1.8 a 60 MHZ.
Corujamos grupos de radio-operadores na sub-faixa que são mais organizados que muita rodada da faixa oficial, e na minha opinião, são tão radioamadores quanto quaisquer outros. A diferença, claro, é um punhado de letrinhas.
Mas afinal, o que causa essa distância?
O limite para conhecimento nós sabemos que é individual. Dizer que não consegue aprender telegrafia é sandice. Estou inclinado a dizer que aprender (decorar) código de valores de resistores é bem mais complicado. O problema hoje não é aprender CW, é encontrar quem vai te ensinar.
Outro detalhe, estamos falando de pessoas, e como via de regra, a maioria não consegue vislumbrar "a coisa" no contexto geral.
Um exemplo clássico foi um serviço que fiz para desbloquear um Hannover de um cidadão de Búzios. Perguntou quanto era o desbloqueio, dei o preço, ele enviou o rádio, fiz o serviço e enviei de volta... dias depois ele surge com a falácia de que eu deveria ter trocado filtros, mudado cor do display, dado polimento, passado pretinho nos pneus... coisa de gente folgada, que quer pagar "um serviço" e adquirir no mole "todo o pacote". Claro, não dou ouvidos, e agora ele está apaixonado por mim e não sai do meu pé. Coisa de gente com problema mental.
Aliás, depois fui ver o nome deste infeliz na internet, e está metido em um monte de sites de reclamações, de um monte de outras empresas, e todas as reclamações por motivos infundados. Sem palavras...
Mas, voltando ao assunto, como expliquei acima, tem gente que é complicado de lidar, e por isso, certos filtros são necessários, pois caso contrário, esse tipinho de gente pequena e problemática acaba por se misturar em meio a pessoas idôneas, e começa a dispersar todo um grupo. Não da!
Ninguém quer esse tipo de gente por perto.
Com isso, aqueles que realmente poderiam estar entre nós  - lupity's e Palmas - perdem espaço, e com essas grandes personalidades ficam esses malas problemáticos que a gente inevitavelmente acaba esbarrando.
Honestamente, se serve meu conselho, acho legal que você estude, pois só assim é possível separar "o joio do trigo".
 

11 comentários:

Anônimo disse...

Não existe faixa oficial, só existe a faixa que é de direito por lei.
Subfaixa é coisa de clandestino, de quem não paga imposto ou analfabeto que não consegue fazer uma prova para ingressar no radioamadorismo.

Anônimo disse...

como é de direito por lei se a licença é de carácter precário, segundo norma 31/94 NORMA DE EXECUÇÃO DO SERVIÇO DE RADIOAMADORES
Link anexo:
http://www.anatel.gov.br/hotsites/Direito_Telecomunicacoes/TextoIntegral/ANE/prt/minicom_19941228_1278.pdf

Anônimo disse...

Precário porque não dá direito a indenização nos casos de revogação, cassação ou suspensão do funcionamento.
No momento que vc possuir o COER vc pode obter a licença, que te dá o direito de transmitir na frequência que sua classe permitir.
Qualquer coisa fora disso está errado.

Anônimo disse...

vai do ponto de vista

Valdeson Félix disse...

Bem Cw pra mim é uma barreira, sei todo o alfabeto e os numeros mas so consigo identifica-los se me der um espaço de dois segundos de um caractere para o outro e isso nunca será permitido no dia da prova para promoção de classe então no meu ver vou dar baixa em meu indicativo de Pu8maj e vou operar abaixo dos 7000Khz.

Anônimo disse...

Amigo não dê baixa no seu indicativo de PU9... Essa de você pegar 1 letra a depois outra a cada 2 segundos é tão somente falta de treino e de quem tenha paciência de treinar contigo. Não desista, não dê baixa. Na prova para promoção de classe de C para B a manipulação é bem lenta, qualquer coisinha a mais que vc aprender você passa. NÃO FAÇA ISSO... CONSELHO DE UM TELEGRAFISTA...HE..HE..
PY2RD

Anônimo disse...

Preguiçosos, eu sou burro e aprendi cw e sou classe A...e sou limitado heimm rsrsrsrs

Unknown disse...

O governo brasileiro não investe nisso, nem prova quer fazer, usem essa porra do jeito que quiserem. PI pi pipi pi kkkk

Darta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Darta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Luiz disse...

Primeiro você diz que tinha indicativo classe B, depois diz que caducou, só que qualquer pessoa sabe que é só pagar os atrasados ou requerer anistia e solicitar novo COER que o indicativo é restaurado, mas não... você vem aqui nos contar seu conto de fadas e no final destila sua frustração com aqueles que você disse um dia ter feito parte.
Darta, não fode! Conta outra!

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.