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domingo, novembro 04, 2012

É homologado? Como assim?

Circula pela internet um monte de lendas ridículas de que rádios tipo exportação estão sendo homologados.
Tudo bem, mas há um paradoxo na homologação do Hannover, pois segundo reza a "lenda" em nossas carteiras, a potência máxima permitida em Amplitude Modulada é de 7 watts, enquanto o Hannover trabalha com 10 watts.
Quem da Anatel pode explicar tal "equívoco", pois o rádio foi homologado com potência acima da permitida.
Pode?
Achei que Lei era para ser cumprida... mas...


Eu sempre fui da opinião de que rádios devem ser livres de qualquer tipo de fiscalização, e que o proprietário do transceptor é quem deve ser orientado segundo sua outorga. Em miúdos, antes de homologar uma estação de PX, uma prova de ética operacional deve ser aplicada e o cidadão deve assinar um termo de responsabilidade, assim como seu transceptor deveria, no lugar do Beep, emitir seu indicativo de chamada. Desta forma, a utilização dos canais não homologados seria extinta, pois o Beep dedo-duro estaria presente, e se o lacre do rádio estivesse violado após a instalação do Beep, aí sim caberia apreensão do equipamento.

Não entendo este limite de 21 watts em SSB. Qualquer radioamador classe C pode utilizar 100 watts, então apliquem prova nesse povo e habilitem a potência segundo o tipo de outorga. Ou seja, criem uma classe onde o operador da faixa do cidadão possa operar com 100 watts de forma digna.

Não há como fiscalizar Estações do Oiapoque ao Chuí, então não adianta essa campanha tosca de radioamador querendo achar que pode dedurar todo mundo nos 24 Mhz, é necessário mais que isso, é necessário a participação e a inclusão de todos em uma classe diferenciada da faixa do cidadão.
Isso é valorizar o motorista profissional, que muitas das vezes se utiliza do transceptor para se comunicar com a familia, amigos, parentes, e membros de agrumapento que mantém laços de amizade. Ou mesmo para não dormir, embora a Lei hoje o faça parar para descansar mais vezes por dia.

Devemos valorizar o profissional do frete, pois sem eles, ficaríamos sem ter o que comer dentro de casa.
Pensem nisso!


→ Voltando ao assunto de homologação...
Muitas empresas estão comercializando transceptores tipo VR9000MK2, VR158EGTL-DX e afins com lacres "FALSOS" da "ANATEL", como se fossem homologados, quando na verdade "NÃO SÃO HOMOLOGADOS".
Fiquem de olho neste tipo de anúncio, e se você optar por adquirir um transceptor não homologado, tenha ciência de que pode, em algum momento, perder o equipamento.
Caso seja novato e não sáiba qual rádio anunciado é homologado ou certificado, basta visitar o link abaixo e conferir.
Abraços!

Rádios homologados, confira aqui
http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/Consulta/Homologacao/tela.asp
Na aba: Serviço/Aplicação escolha a opção: Serviço de Rádio do Cidadão, e clique em Confirmar
 

10 comentários:

Anônimo disse...

comprei um voyage 158 e ele veio com selo da Anatel. Pode ser entao que o 158 nao seja homoloado? GERALDO DE SOROCABA

André Luiz disse...

Companheiro Geraldo, o 158 não é homologado.
Abraço!
Alemão

Anônimo disse...

o selo então não tem valor algum?

Leonardo Ramos disse...

VR 158 com selo da ANATEL, só pode ser selo falso, tal como os selos do INMETRO que vêm nos capacetes vendidos no Paraguay.

André Luiz disse...

O selo deve ter um valor pessoal e fictício para quem não conhece a legislação, mas o selo e nada é a mesma coisa.

Leonardo Ramos, o seu tem o selo também hahaha, vai ver quando chegar ai.

Leonardo Ramos disse...

Mas se o meu tem o selo, eu o declaro verdadeiro e em consonância com a Legislação em vigor...kkkkk!!!

André Luiz disse...

hahaha, mas você há de concordar que é uma prática enganosa. Pode até trazer problemas aos usuários menos esclarecidos.

André Luiz disse...

Realiza a cena... chega o fiscal da Anatel, olha o rádio, o usuário todo contente que seu rádio é homologado (segundo o vendedor), refuta que tem até selo... e acaba por ter o rádio apreendido e a licença cassada...
Complicado isso.

Leonardo Ramos disse...

Um segredinho: todos os selos de autenticidade (cigarro, bebida, INMETRO etc) reagem à luz ultravioleta, então, com um cheveirinho daqueles vendidos em camelô é possível verificar a autenticidade da "garantia" do produto. Reagem da mesma forma: notas de $$$, documento de carro, CNH ou qualquer outra coisa feita em papel moeda.

André Luiz disse...

É a tal luz negra?

Pois é, mas aínda insisto nisso.
O cidadão vende a idéia de um equipamento homologado, e tem gente que cai.

Leonardo, o que friso é por conta de nosso IDH. Posso estar enganado, mas grande parcela de radio-operadores tem pouco estudo ou nenhum. A maioria sequer sabe interpretar um texto, e não sabe porque pensar dói.
Nossos vídeos postados falam mais que o Blog nesse tanto tempo de vida.
As estatísticas não mentem.

Você chama e não chega?

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APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.