Hoje em dia não temos escolha, as saídas de potência dos rádios px são em maioria mosfets, e mesmo com as dicas nesta página o pessoal tem tido dificuldade em lidar com isso. Não que os transistores antigos sejam melhores, não são, mas saber lidar com o novo requer experiência.
Não adianta, não tem cura para este problema. Tem tratamento.
Se a pessoa não tem conhecimento técnico, não deve alterar nada no equipamento, mas se tem conhecimento técnico, sabe que existem uma sequência de "pecinhas" nestes rádios que podem e devem ser alteradas, fazendo com que o rádio tenha o consumo reduzido e a potência mantida. Isso resolve em partes o problema de calor, mas não é palitando trimpots que o usuário vai resolver o problema, na verdade, ele estará descalibrando o equipamento, causando outros.
Um sujeito jogou uma tinta transparente (tinta especial refletiva) nos dois lados da placa do rádio e me enviou a fim de fazer upgrade. Chegando aqui percebi a tinta, claro, pois uso lente e luz especial, que mostra exatamente onde o rádio já foi palitado.
Percebendo qual era a real intenção do sujeito, pois ele também é técnico, fiz meu serviço marcando com caneta PILOT todas as peças substituidas, e quando enviei para o rapaz de volta, ele me ligou meio sem graça a fim de saber porque marquei. Logo respondi que se ele quisesse saber quais eram as peças substituidas, lá estariam marcadas, não precisava pintar nada, pois a tinta em contato com o ferro de solda liberava um cheiro terrível. Nem comentei a má intenção do sujeito, nem precisava. Se ele quiser fazer o mesmo serviço, espero que encontre as mesmas peças em algum lugar. Dou a dica, U.S.A.
É muito tranquilo fazer as modificações finas nos transceptores, o problema são os usuários, que detonam posteriormente com os ajustes finos que demoraram horas para serem executados. Horas no osciloscópio, no frequencímetro externo, injetor de sinal... ajustando peças, bobinas futicadas, trimpots que não atuam, áudios abertos de forma equivocada causando splater lateral. É terrível.
Ontem recebi um rádio novo, completamente conservado de um cliente que jura de pé junto que não alterou nada, mas o led autobrilho que estava no smeter (eu coloquei com resistor de 1k) estava com a luz fraca, mostrando claramente que a fonte utilizada no rádio estava liberando tensão acima do permitido, e isso queimou os mosfets que estabilizam a frequência, fazendo com que desse impressão que fosse o regulador de tensão e VCO. Resultado disso é prejuízo para o cliente, e quando falei que a fonte do cidadão está com problema mesmo que intermitente, ele teimou dizendo que não. É chato isso, mas, não demora este rádio voltar com o mesmo problema e o cidadão exigir garantia, sendo que o problema está lá, e não no rádio.
Honestamente, isso desanima qualquer um.
Um comentário:
Isso é verdade André, infelizmente isso acontece muito
Postar um comentário