O único compromisso que temos nesta página é com a verdade atual, então, vamos falar de forma franca sobre o que está havendo.
Não se cobrava homologação ostensiva de rádios da faixa do cidadão até alguns meses, agora a realidade é outra.
Por conta de usuários folgados, caminhoneiros irresponsáveis modulando em 24 mhz e clandestinos, toda linha de rádio que trabalhe abaixo do canal -1 será apreendido.
A graça disso tudo é que em operação de fiscalização residencial ou em Blitz rodoviárias, quem determina se o rádio será apreendido ou não é, nada mais nada menos, que um "radioamador" acompanhado da autoridade policial.
Ora, temos um problema enorme aqui, é o despreparo deste cidadão (não estou falando do Agente), que apenas por "ser radioamador" se utiliza de prerrogativa que NÃO TEM. E se o cidadão não for simpático a alguém?!
Quem garante?
E o pré-conceito do radioamador para com o usuário da Faixa do Cidadão?
Quem é hipócrita ao ponto de dizer que não existe?
Qualquer incauto com conhecimento mínimo sobre radioamadorismo e Faixa do Cidadão é capaz de saber se o rádio utilizado pelo usuário é alterado ou não, é homologado ou não, sem que se faça necessário a presença de um radioamador para decidir. Além do fato de um agente de trânsito (autoridade policial) ser muito bem remunerado para função, e deveria ter o treinamento para tal.
A questão que gostaria de discutir é bem ampla, não cabe aqui, então vou falar dos rádios mais utilizados na Faixa do Cidadão, os famosos "tipo exportação".
Estes possuem desde 271 canais até 536, e a legislação permite do canal 1 ao 80.
Podemos comparar esse limite de canais impostos em equipamentos aos carros que temos nas ruas. Temos carros que possuem velocidades finais que variam entre 140 a 230 km/h, mas o que limita a velocidade de tráfego máximo é a pista rolante. Ou seja, existem pistas com rolamento máximo permitido de 60 km/h, assim como temos 110 km/h, ao passo que a autoridade policial fiscaliza o condutor, os radares fiscalizam a velocidade máxima.
Imaginem se proibissem a venda e o trafego de carros que excedessem as velocidades máximas permitidas; mas estamos falando em PX, e isso não trás lucro ao governo, então porque fiscalizar o rádio-operador se proibir é mais fácil. Completo absurdo!
O lado positivo deste tipo de Blitz é que o condutor, mesmo estando em dia com a documentação, não terá que "dar caixinha" por ai (alguém sabe do que estou falando?), pois como existe um "diferente" (radioamador) entre eles, o papo muda de figura. Não vão arriscar o salário...
O que posso avaliar disso não é tão negativo, aliás é bem simples. Tudo aquilo que atrapalha o lado financeiro de uma classe dura pouco, então, essa novela há de acabar bem rapidinho. Não se preocupem.
Vivemos em um País onde a corrupção está longe de acabar, então, como sabemos que existem corrúptos, existem em maioria esmagadora, os corruptores.
Por enquanto, fiquem ligados. Procure andar direito, tenha licença, e por enquanto utilize a faixa homologada (80 canais) com rádios homologados, pois a febre há de passar.
73s
6 comentários:
É só andar dentro da lei, respeitando o limite de potência e frequência!!
Apesar de ser um leitor assíduo e admirador do blog, espantei-me com tamanho preconceito e parcialidade com que foi escrita a matéria. Infelizmente o autor criminaliza toda a classe de Policiais Rodoviários Federais ao fazer insinuações com palavras que remetem à corrupção barata e que, no caso da PRF, já está há muito superada. Aliás, o autor faz alusão à Instituição que sirvo com orgulho e afinco como se esta fosse a única a operar em terra brasileira e por falar nisso, eu como Chefe de uma das principais Delegacias da Polícia Rodoviária Federal, desconheço completamente qualquer ação de fiscalização de radioamadores, PX e afins acompanhadas por qualquer pessoa estranha à instituição. Por fim, gostaria de relembrar que a PRF é a instituição brasileira que mais recupera caros roubados, apreende armas e munições, que somente no presente ano já tirou de circulação nada menos que 12.000 Kilos de crack, 35.000 Kilos de maconha. Será que a propina de um grande carregamento de droga (como os 5.400 Kilos de maconha apreendidos em Três Rios-RJ durante a Operação Rio + 20) renderia uma "propina" menor que a de um caminhoneiro, pelo seu radinho chucrutado? Creio que um importante veículo de informação como o blog não deveria publicar matérias que denigram a imagem de pessoas nem de instituições, principalmente de uma instituição tão séria e que muito faz pela paz social como o DPRF. Quanto a corrupção, esta sempre existirá onde houver qualqer aglomeração humana, contudo, condenar previamente uma categoria profissional, com total desprovimento de causas e efeitos é no mínimo irresponsabilidade e falta de compromisso com a verdade.
Leonardo Ramos, Policial Rodoviário Federal, Chefe da 6ª Delegacia PRF/2ª SRPRF - Sorriso-MT.
ALEMAO
É PROBLEMATICO PORQUE O PESSOAL ESTÁ USANDO MESMO A FREQUENCIA DOS 24 MHZ
LI OUTRO DIA NO SITE DA IARU QUE OS CARRETEIROS ESTÃO SENDO ESCULTADOS NA EUROPA. ISSO QUEIMA O FILME DOS RADIOAMADORES NO BRASIL
MAURICIO ROSA
ARACAJU
OUTRA COISA, O ALEMAO TA FALANDO DE RÁDIO EM DESACORDO COM A LEGISLAÇÃO, ESTÁ FALANDO DE PEXIZEIROS EM DESACORDO COM A LEGISLAÇÃO, O LANCE DO CAFEZINHO TODO MUNDO SABE QUE ROLA.
NAO ADIANTA TAPAR O SOL COM A PENEIRA. ELE FALOU DE TUDO UM POUCO, E NAO FALOU MENTIRA.
SE O POLICIAL PEGOU DROGA E PRENDEU TRAFICANTE E RECUPEROU CARRO ROBADO NAO ESTÁ FAZENDO MAIS QUE SUA OBRIGAÇÃO. NOS PAGAMOS IMPOSTOS PARA ISSO, OU ACHA QUE O DINHEIRO DO SEU SALÁRIO VEM DO CÉU!
MAURICIO ROSA
ARACAJU
Leonardo.
Para não parecer "tendencioso" o texto foi editado.
Obrigado pela observação. De fato a matéria não aborda a PRF em específico, e nem tem como objetivo fazê-lo sem provas.
Agradeço a participação, aguardando comentários sobre o restante do assunto.
73s
Mauricio Rosa
Obrigado pela participação.
Leonardo é um grande amigo e colaborador, portanto, este está do lado correto da "força"; é o tipo de Policial a servir de exemplo para os demais.
73s
Valeu Alemão! Obrigado pela consideração!
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