Seguidores

domingo, outubro 16, 2011

Voltando a estaca zero.

Você leu a postagem sobre a tempestade Solar em 2013?


(OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Este texto pode soar apocalíptico, mas não é!)

Se não leu, é necessário compreendê-la antes de apreciar este post, o link está abaixo:

Se você leu o post, entende que a humanidade pode demorar até 10 anos para se recuperar deste desastre natural, e entende que não há como evitá-lo, certo?








Qual será o papel do radio-operador (denovo, como sempre)?
Não precisa de resposta.

Pois é, compreende-se os resultados desta tempestade solar como sendo um desastre natural, e a medida de "precaução" sería manter os equipamentos desligados, e como disse o cientista, é uma "tese" não provada,  mas é uma "tese", ele acredita nisso, mas... uma tempestade solar 20 vezes menor que a prevista é capaz de queimar todo e qualquer tipo de eletrônico, mesmo desconectado da energia elétrica, e essa simulação a gente faz em laboratório, basta trazer um rádio aqui para servir de cobaia, prometo devolvê-lo queimado e prometo que irá assistir a simulação. Em miúdos, estamos f_didos!











O que me deixa muito preocupado é este sentimento de impotência a respeito, estamos falando de um impacto direto no modos vivente do ser humano, mas pensando nessa responsabilidade vou fazer experimentos com chumbo, e de repente uma simulação em laboratório é capaz de provar que uma simples caixa de chumbo confeccionada em casa, é suficiente para proteger seu transceptor, ou mais algumas coisas de valor, vamos ver. De qualquer jeito, vou deixar tudo aqui, de forma que possa se instruir, ensinar os amigos e vizinhos e se proteger, e consciente que também este site, como muitos outros, estarão fora do ar, por muitos e muitos anos.
Isso não me preocupa, eu já fiz minha parte em não te deixar na mão. Valeu enquanto durou.
Entenda que de forma alguma é um sentimento de "fim de mundo", nada disso, o problema será a falta de comunicação no mundo fora da internet, e as dificuldades que um planeta inteiro sofrerá com a falta de energia elétrica e comunicação. Já pensou que não haverá energia para manter medicamentos  e alimentos em temperatura ideal? Já se viu sem elevador, tv, celular, gps, bombas de água para seu condomínio, entre outros. Por outro lado, quem possuir um transceptor da faixa do cidadão (funcionando), e tiver experiência em DX, será considerado denovo um salvador da pátria, literalmente, mas e a energia para fazê-los funcionar?
Esta é outra preocupação, e não adianta pensar apenas em baterias automotivas, elas descarregam, e nem vou falar do carro (também não vai funcionar), além de que o posto de gasolina não terá energia suficiente para bombear combustível até o tanque de sua estação móvel (parece filme do Mad Max).
Se o chumbo for uma alternativa, vou deixá-los informados, prometo, e desta forma poderá proteger bem mais que seus transceptores, como também sua estação móvel, em especial, a centralina, e com sua estação móvel funcionando, você pode ajudar muita gente. O caminho é esse.

(Lembre-se, para comentar, dê 2 cliques para postar)

3 comentários:

GRIM disse...

Realmente é preocupante essa situação e fico muito ancioso para ver "seus testes" com o chumbo. Gosto de receber seus emails que tem muitas ricas informações ok? Vou ficar de olho nesses acontecimentos naturais, nas informações via internet e outros meios. Gostaria muito de, se acaso acontecer isso, poder ajudar "muita gente" com meu qrp caseiro. Forte 73... de PY2RD - GRIM - Castilho-SP.

Bene disse...

Como seria possível dizer que é capaz de queimar todo e qualquer tipo de eletrônico, mesmo desconectado da energia elétrica? Nesse caso queimaria também os CIs e Transistores, entre outros componentes ativos que estivessem nas prateleiras? Você teria uma explicação mais técnica para isso?

Abraços
Bene

André Luiz disse...

Bene, se uma tempestade solar como de classe X6 tiver suas emissões magnéticas dirigidas dirretamente para a terra, as consequências podem devastadoras.
Pesquise no site da Nasa.
73s

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.