Membros Participantes

sábado, agosto 06, 2011

8

Você sabe o que queima a saída do Rádio PX?






Vamos abordar rapidamente alguns fatores:
Descargas elétricas atmosféricas, cabos de má qualidade ou mal feitos com conexões antigas e oxidadas, soldas frias ou mal feitas nos conectores, câmbios extremamente longos, palitação, portadora negativa, roe alta, etc...
Dentre alguns exemplos citados, um outro motivo vem me trazendo preocupação, é o conector fêmea da antena acoplado aos rádios. Isso mesmo, ali onde você conecta a antena no rádio, seja ele novo ou antigo.
A qualidade daquele conector está péssima faz muito tempo, desde +- 1990. A parte interna dele, onde se acopla o conector macho da antena, com pouco tempo fica folgada, isso faz com que o rádio transmita sem contato algum com a parte "positiva" da antena, causando a queima da saída.
Não estou dizendo que uma marca de rádio "x" está assim, estou me referindo a 99% dos rádios.
Uma pequena folga justamente ali é o suficiente para causar um mal contato e queimar a saída do seu precioso rádio.
Outra coisa é a fonte com voltagem oscilando, ou acima dos 13,8 v ou abaixo dos 12 v, essa ginástica força os componentes, principalmente se o seu equipamento for antigo.
Vamos falar dos fatores internos de seu rádio.
Quando falamos em abrir potência, o leigo pensa logo que é abrir os trimpots, remover ou alterar limitador de áudio e está resolvido. Negativo!
O problema é que o SSB trabalha com pulsos de altos/baixos, proporcionando picos de potência elevados se comparados a Amplitude Modulada AM. Mas o que isto quer dizer?
Calma, o melhor está por vir.
Você sabía que aquele trimpot que "ajusta" os picos máximos de áudio (limitador) serve como proteção contra queima de saída, distorção e ROE alta em SSB?
Note que quando o trimpot limitador de áudio está atuando, a portadora em AM não retrocede, a potência do rádio em SSB é bem alta apenas onde a ROE é baixa, e nos canais onde a ROE é relativamente alta,o transistor limitador atua de acordo com a reflexão da estacionária. Isto mesmo, faça o teste agora!
A roe é alta, o rádio solta menos potência, a roe é baixa, ele solta sua totalidade.
Aliado a isso, os Rádios PX, ou Citizen Band, possuem um diodo zenner em paralelo na saída do rádio, este fecha ou diminui a voltagem do coletor ou gate a medida que a temperatura do transistor sobe, deixando-o transmitir 100% apenas quando está em temperatura adequada ou ROE baixa, ou seja, a pecinha não está ali de enfeite.
Isso responde porque seu rádio novo vai perdendo potência a medida que esquenta?
Amigo, não palite seu rádio. Estas peças estão ali com uma finalidade, deixe-as trabalhar, além do mais, faz bem para o bolso.
((•)) Ouça este post

8 comentários:

josebet disse...

André, você diz no artigo para não "palitarmos" nossos rádios. Desculpe a minha ignorância, mas o que quer dizer o termo "palitar"?

André Luiz disse...

Abrir as tampas e futicar, fuçar.

Fulvip Silveira disse...

Boa noite André gosto muito de suas pastagens inclusive já tive a oportunidade de conversar contigo pelo WhatsApp mas venho por outro motivo tenho um vr94mplus um bom rádio no meu ponto de vista porém o áudio do meu Rádio e muito ruim as vezes acaba dificultando ouvir alguns amigos que cheguem com áudio que não sejam realmente fortes me parece fora de equalizacão existe alguma regulagem sem que tenha que alterar componentes para o Áudio?

André Luiz disse...

Me chama no zap, esse tópico não trata desse assunto

Richard J. Algarve disse...

Olá as vezes noto que a estacionária aumenta muito mesmo após uma medição correta. O acoplador me faz perder potência?

André Luiz disse...

de repente tem sujeira nos variáveis

Unknown disse...

Andre como faço para diminuir o roe da minha antena quando vou em swr para verificar a antena o rie esta alta oq esta acontecendo?

Júnior disse...

Se eu montar a antena direto cm o prolongador sem a mola da algum problema ?

Cadastre seu e-mail para receber novidades

Sem instrumentos, não adianta!

Sem instrumentos, não adianta!
clique na imagem

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ TVi ↓

TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É normal a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso o conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento - limitadores de áudio. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento, mantenha intacto o ALC, ou solicite que seja feito por um técnico que tenha posse de instrumentação, como analisador de espectro, e "que saiba usar". Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível! Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento, lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas não estar ressonando corretamente. Desta forma, não adianta ter rádio potente se o restante da Estação está aquém.

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua Estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadores o chamaram para tomar um café e o conhecer, e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordial, e JAMAIS se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal e denuncie.

Compartilhe!

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO