Seguidores

domingo, agosto 09, 2020

7 RAZÕES PARA USAR DDS - 8 RAZÕES PARA NÃO USAR DDS

DDS - Segunda postagem da série que tem como objetivo ajudar você, a partir de prós e contras (e dicas), a escolher se vai ou não aderir "a moda". Por que moda? Porque tem muito rádio bom, funcionando perfeitamente, sendo transformado para utilizar DDS quando não há necessidade.

Prós

  1. O seletor de canais é super leve, bem mais gostoso de manipular.
  2. A sintonia deixa de ser linear e se torna semelhante a logarítmica, semelhante à do Hannover BR9000; mais fácil e com maior precisão (a precisão depende do instalador). Também existe um ajuste que diminui o range da sintonia (depende do fabricante do DDS), deixando-a  menos sensível, melhor de usar no modo SSB, basta travá-la no MENU 14 com o valor de 00003000. (Solicite a seu técnico).
  3. Uma única sintonia, apenas um ajuste de voice lock Não existe DDS com sintonia dupla. Você pode utilizar as duas vias do botão de sintonia, mas na verdade está colocando os dois em série, e o "meio dia" da sintonia jamais ficará no centro 100%..
  4. Acesso aos canais de telecomando sem necessidade de chaveamento + 10KHz. A sintonia não possui os saltos do PLL.
  5. Possibilidade de aumentar o range de canais sem necessidade de chaveamento de bandas, como a chave de banda: A, B, C, D, E, F.
  6. O display é bem completo, possui frequencímetro, é possível verificar sinal de TX e RX com essímetro próprio, possibilitando inclusive a instalação em uma estrutura independente da estrutura dos transceptores tradicionais, como a exemplo o "ararinha". Também é possível verificar os modos de operação (AM/USB/LSB) e a banda de operação, tudo isso em um só display.
  7. Por gerar a própria frequência, não utiliza o VCO do rádio PX, e isso é, de fato, muito bom!
Contras

  1. Por gerar a própria frequência, o DDS gera um sinal de apito em determinados "canais", o que impede o uso dessas frequências, a não ser que o menu 11 FREQ RX HF seja ocasionalmente alterado. Para que isso seja possível, o sistema DDS deve estar desbloqueado. Atenção ao fato da possibilidade de você configurar errado e criar um problema atrelado a possibilidade da perda de garantia.
  2. Perde a sintonia dupla nos rádios que possuem dupla sintonia. Para disfarçar isso, o botão de sintonia fina é usualmente ligado em série com a grossa, mas a sintonia fina não fica no centro, fica em 10 horas. Se você é obsessivo, esteja ciente. Se for transformar a sintonia dupla em uma só, vai descaracterizar o painel que indica duas sintonias.
  3. Perde a chave de Bandas: A, B, C, D, E, F. Você precisa colocar alguma função no lugar dessa chave, pois ela ficará inútil. Lembre-se que vai descaracterizar o painel, pois está escrito qual é a função, e ela deixará de existir.
  4. Perde a chave +10KHz. Mais uma chave inútil no painel do rádio.
  5. Perde a chave HI/LOW nos modelos SS3900 E 158EDX. Mais uma chave inútil no painel do rádio.
  6. A instalação ainda depende de algumas bobinas do próprio rádio que são responsáveis pelo ajuste da sintonia do transceptor, o que o torna vulnerável à derivação de frequência por alteração de temperatura e também por conta da mão de obra do instalador. Isto é, mesmo sendo DDS, que é um sistema digital, seu equipamento pode estar fora de frequência. Mão de obra é um problema generalizado.
  7. O sistema DDS não utiliza os modos CW e FM. Você não terá essas funções, mesmo que seu rádio tenha essas funções antes da transformação. Fique atento a isso. Se seu rádio tem o modo FM, ele vai dar portadora no modo, mas ficará mudo.
  8. Relações de Ondas Estacionárias - ROE levemente elevada desarma o circuito DDS. Isso mesmo, se sua antena estiver fora da frequência ou se estiver com um mínimo de retorno de radiofrequência, o sistema DDS simplesmente não transmite, ele desarma e você precisa desligar e religar o equipamento. Para resolver isso, precisa eliminar o retorno de RF utilizando um choke na antena e utilizando uma antena adequada à frequência que pretende utilizar. Isto é, se sua antena precisa ser acoplada, essa tarefa pode se tornar cansativa e estressante. (Não dá certo!)

Nos prós, só de gerar a própria frequência e não depender do VCO do rádio o DDS já se paga (minha opinião), porque o VCO original dos rádios PX é um grande problema nesses equipamentos, mas nem tudo são flores. Se optar por instalar DDS no seu rádio, como vai fazer com as funções que vai perder?
Sim, vai perder!
Existe uma censura entre os "técnicos" que procuram vetar o falar a respeito disso, mas e depois que o serviço estiver pronto, como o cliente vai fazer com essas funções que foram completamente castradas?
Se o técnico tem problemas em falar a verdade e esclarecer esses pontos antes mesmo de realizar a alteração, aí é uma questão de caráter.

DDS é uma opção bacana, mas você precisa pensar nessas funções que vai perder, precisa pensar em quais funções vai colocar no lugar e o principal, DDS não é serviço de potência, é uma melhoria que "vai salvar seu rádio caso tenha problema no estabilizador de frequência e no VCO".

Potência
  • Instalar DDS no seu rádio não o torna um rádio digital.
  • DDS não mexe na potência do rádio.
  • Instalar DDS no seu Cobra 148 GTL não o faz mais potente.
  • Instalar DDS no seu SS3900 e semelhantes não melhora a potência, lembre-se que inclusive  descaracteriza o equipamento.
DDS resolve a situação de VCO instável, mas não aumenta a potência do seu transceptor, não se iluda. Converse com seu técnico, porque aumentar potência de rádio também é complexo, além de ser um serviço a parte.

Funções Perdidas/Funções Novas
  • Deixo no link abaixo o contato do Vanderlei. Ele fez a frente no meu rádio com as funções que escolhi após perder as funções nativas. Abaixo do vídeo você encontra seu contato.  https://youtu.be/dm894gIJ2tM



Ainda fez errado porque o modo FM não mais existe
Me esqueci de retirar o modo FM da serigrafia. Note que a sintonia é de somente uma via

Nota - leia:
Essa postagem é exclusivamente para orientar o usuário quanto às vantagens e desafios que irá encontrar a partir da decisão de alterar o equipamento para o sistema DDS. Minha opinião foi bem clara acima, eu acredito que o sistema se paga e vale a pena só por ficarmos livres do VCO original, mas isso não quer dizer que não seja um projeto complexo, é sim um projeto bacana mas desafiador!
Lembre-se que é preciso paciência, pois esse tipo de serviço está atrelado a tempo de execução,  mão de obra de terceiros, seja na instalação/reparo e profundas alterações do transceptor, seja na produção da frente do equipamento e os extensos prazos da produção desse trabalho, seja para com o correio, na entrega de componentes ou mesmo a frente produzida para seu novo projeto. Fato é que entre a sua vontade e a conclusão do projeto, existe um "tempo", vai precisar de muita paciência.
Boa sorte!

2 comentários:

Hilario klippel disse...

Bom dia
Informação precisa e esclarecedora, muito valorosa...

Parabens

Obrigado pela informação.

O.Gilson Wasem disse...

Parabéns pela explanação,muito elucidativa e franca.Quem decidir pelo sistema com certeza ficará satisfeito.73 de Px3B8533 e Pau3XEB.

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.