Membros Participantes

segunda-feira, junho 27, 2011

4

QAP de verdade!










O que me chama a atenção em SSB é a possibilidade de manter contatos em médias e longas distâncias todos os dias.
Nos 11 metros o AM - Amplitude Modulada, é mais utilizada pelos caminhoneiros, não raro escutá-los no canal 5 ou espalhados em freqüências escondidas, tudo para conquistar uma certa privacidade entre os membros. A partir daí você nota que eles não querem ser encontrados, pois se quizessem, fariam seu QAP em canais mais acessíveis, fato!
Da mesma forma acontece nos QAP's regionais, os companheiros se reúnem em um canal em AM cheio de QRM, ou escolhem um canal SSB lá em cima ou lá embaixo, e esperam que todos adivinhem qual é o QAP, como em um passe de mágica. Sem contar as dissidências de canais que surgem em função de antipatias entre os membros. Tenham mais paciência!
Você sabe que isso não da certo, e eu sei que você já tentou, mas isso só separa as pessoas, e no momento, o interessante é unir.
Compreenda uma coisa, o que realmente importa não é o canal que você está, é o conteúdo do que é discutido.
Não importa se o seu QAP tem apenas duas ou três pessoas, importa é o conteúdo que sai dele.
Se coloque na posição de um leigo no assunto (radioamadorismo), e se imagine junto de sua familia na casa de um amigo rádio-operador, e chegando perto de sua estação, onde está acontecendo uma rodada, escuta um monde de merda. Creio que você vai morrer de vergonha, então aí está o problema, o "conteúdo do assunto".
Se você deseja um QAP saudável e construtivo, não basta apenas estar em uma determinada freqüência como rádioescuta, "tem que haver participação e conteúdo interessante a ser discutido".
Então separe em um papel alguns temas de assuntos e comece a falar deles. Use do bom senso.
Jornal pode ser uma referência, além de incultar e atualizar o cidadão.
Escolha um assunto interessante, ou mesmo polêmico que apareceu no jornal, pode ser também um assunto técnico (quando o técnico estiver no QAP), ou mesmo um assunto relacionado ao próprio hobbye, ou fale daquele rádio que você viu em determinado site, fale dele e escute o que os outros tem a dizer.
Não fique apenas no ping-pong onde a pessoa só entra para comprimentar e perguntar como está chegando, isso é um saco e o assunto não desenvolve.
Corte pela raiz aqueles que sempre interrompem os assuntos apenas para falar oi, isso além de falta de educação, atrapalha e desvirtua o QSO.
O que não vale também são assuntos nostálgicos de como o rádio era bom antigamente, isso é como jogar areia na farofa, estraga o assunto, o cidadão fica pensativo e para de falar.
O tempo passou, viva o hoje e direcione os participantes, isto é comandar uma rodada.
Utilizando de assuntos e posturas construtivas, todos os "ouvintes" terão prazer em permanecer e escutar, e em determinado momento novos personagens irão surgir, e vão se pronunciar, é sempre assim.
Assuntos inteligentes atraem pessoas inteligentes.
Quando você menos esperar, o canal que você escolheu já terá se tornado uma referência, um "ponto de partida", e todos vão acabar comentando dele, e esperando sempre alguém surgir, e é isso que fará dele um QAP.
Então escolha um entre os 40 canais, justamente para ser encontrado, dê preferência no LSB, mais feliz vou ficar se escolher o canal 40, que é o canal onde fazemos QAP aqui. Desta forma, quando você menos esperar, nós vamos cruzar nossas antenas e conversar por muitas e muitas horas. Um QAP nacionalmente unificado.
Pense nisso, e use o nome do Grupo Independente, que é independente pela forma de ser.
Aos companheiros que não possuem um rádio com banda lateral, é hora de adquirir, aproveitem o dóllar baixo e invistam nessa idéia, vale a pena.
73s ((•)) Ouça este post

4 comentários:

Anônimo disse...

Foi muito maneiro nosso contato ontem Alemao. Parabéns!
Viva o canal 40 lsb
Jordan RJ

Anônimo disse...

TO DENTRO ALEMAO, TODO DIA TE ESCUTO AQUI, VO LEVANTA MINHA ANTENA PRA VOCE ME ESCUTA.

QRA MAQUINA QUENTE
PEDRO DO RIO RJ

Rafael pool disse...

Muito bom o conteúdo; penso em fazer rodadas nos 11 metros, fui px1j5444 e pu1kbe fazenda estação cruzeiro do sul graúna Paraty rj, hoje PX5Q0862 operando são José dos pinhais pr estação cruzeiro do sul e então PY5CR e Também PY1Kbe , onde pretendo fundar grupo de radio operadores sul Paraná. Trazendo mais conhecimento e aprendendo mais. Obrigado pela tua pg e por estar ai. Nem todos radio amadores abandonaram a faixa cidadão só temos que melhora la. Um abraço deste então Alemão de paraty que agora habita o sul Paraná, este sulista, 73 .

Sandro fleming disse...

Muito obrigado , ótimo conteúdo logo vamos cruzar as antenas

Cadastre seu e-mail para receber novidades

Sem instrumentos, não adianta!

Sem instrumentos, não adianta!
clique na imagem

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ TVi ↓

TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É normal a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso o conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento - limitadores de áudio. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento, mantenha intacto o ALC, ou solicite que seja feito por um técnico que tenha posse de instrumentação, como analisador de espectro, e "que saiba usar". Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível! Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento, lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas não estar ressonando corretamente. Desta forma, não adianta ter rádio potente se o restante da Estação está aquém.

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua Estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadores o chamaram para tomar um café e o conhecer, e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordial, e JAMAIS se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal e denuncie.

Compartilhe!

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO