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quinta-feira, novembro 06, 2025

VOYAGER VR6900

Os saudosistas do Superstar 3900 olham com bons olhos para o Voyager VR6900, que promete um algo a mais aos usuários, e esse algo a mais se resume na quantidade de canais, que sai de 271 para 536 divididos em bancos de canais com fator de multiplicação, semelhante ao modelo anterior. Explicando melhor, o SS3900 possui bandas A, B e C e uma chave seletora que eleva as frequências para as bandas D, E e F. 

VOYAGER VR6900

No Voyager VR6900 é muito semelhante, contudo, temos as bandas A, B, C, D, E, F como banco de canais negativos, isso mesmo, de fábrica com 271 canais negativos, e no painel ao acionarmos a chave de Low para Hi, temos acesso as bandas G, H, I, J, K, L como bancos de canais positivos, ou seja, uma quantidade de canais que promete suprir aqueles usuários que insistem em permanecer fora do espectro homologado pelas autoridades do Brasil.

VOYAGER VR158 EGTLDX

Homologar esse equipamento?

Honestamente não duvido, mas para uso em 10 metros. Acho difícil homologar para utilização nos 11 metros, mas... não duvido de mais nada. 

Já vi Voyager VR158 EGTL DX homologado para utilização em faixa de radioamador, está lá no site da Anatel, e o que se pode fazer é, de repente, aproveitar essa homologação do Voyager VR158 para homologr ou tentar homologar o VR6900, e qual motivo de pendurar a homologação do 6900 no 158?

Simples, o 6900 utiliza a mesma placa do 158, sendo possível utilizar os mesmos ensaios a fim de buscar uma possível legalização do produto no Brasil.

O curioso mas vantajoso detalhe, é que existe uma diferença de potência entre o 158 e o 6900. O VR158 EGTLDX é um equipamento mais solto, quando realizado upgrade ´possível trabalhar na casa dos 65w, já o 6900 fica na casa dos 35/40w. 

Motivo?

Passa-faixa estreitos, se puder, tiver oportunidade e uma sucata de 158, vale a pena substituir os filtros pssa-faixa do 6900 pelos do 158, dessa forma o equipamento trabalha mais solto, uma vez que o VR158 EGTL DX é mestre nesse quesito.

Nos demais aspectos é possível perceber que o 6900 possui vários conectores internos desligados. Na placa de circuito existem as funções, no painel (pobre) faltam botões para compor essa sinfonia, mas claro, isso foge ao projeto desse produto, que foi feito e direcionado ao público caminhoneiro, não o público que opera e caça figurinhas Estações de DX.

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Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.