Membros Participantes

sábado, fevereiro 06, 2016

13

RÁDIO PX AQUÁRIO RP90 - Saiba a verdade sobre esse transceptor

Se você pretende adquirir o rádio PX Aquário RP90 é bom que leia este post com muita atenção, e caso seja palitador, leia com atenção redobrada.
A primeira coisa que deve fazer é esquecer tudo o que leu, ouviu e assistiu sobre esse rádio, é sério!
TRANSCEPTOR 27 MHz AQUÁRIO RP90
O transceptor está perfeitamente dentro dos limites exigidos na legislação, que, a partir da leitura de wattímetros "burros" (não no sentido pejorativo, mas porque são passivos) são 6,87 Watts AM e 11 Watts SSB, leitura a partir do Monitor de Serviço HP e Schlumberger. 

POTÊNCIA AQUÁRIO RP 90 - MODO AM 6.87 WATTS
POTÊNCIA AQUÁRIO RP 90 - MODO SSB AVG 27.1 WATTS
SEM OS 3 JUMPERS FRONTAIS AO TRANSFORMADOR
"Leituras aquém ou além dessas são meramente fantasiosas."

"Embora pareça ser um equipamento delicado por conta do seu tamanho, 'é na verdade um grande projeto que leva em conta a proporção das peças em relação ao que oferece', digo isso porque 'os componentes que geram calor e que compõe essa PCI estão dimensionados, ou seja, são superiores por conta da perda na dissipação de calor que os limites físicos estruturais apresentam, e não porque o rádio deveria ou deva ser alterado para se ter maior potência'; me arrisco dizer que retrabalhar essa PCI é basicamente problemático como no Mirage Stealth One em relação a essa perda em calor, e por tudo isso serei enfático em dizer: 
NÃO ABRA ESSE RÁDIO, porque vai perder a garantia do equipamento A TROCO DE NADA!"
Você não vai, repito, NÃO VAI conseguir melhorar "substancialmente" esse equipamento sem conhecer seu diagrama. NÃO VAI!
PCI AQUÁRIO RP90


90% dos trimpots da PCI já estão no limite... o que restou para seu palitinho?
NADA!
Aumente as fotos e olhe de perto

Eu assisti alguns vídeos e li alguns posts na internet a respeito do equipamento, e fico realmente pensando em qual é a intenção desse pessoal que dissemina informação falsa, e afirmo isso com certeza instrumental, não com achismo ou opinião pessoal; minha opinião pessoal sobre o rádio é
o equipamento é muito bonito, atende ao uso básico na faixa e tenho (eu tenho) em meu veículo por conta da "aparência" e dimensões mantendo-o original, assim como reconheço as qualidades do Cobra Bluetooth, que não tem SSB mas possibilita atendimento de ligações, e do projeto do compacto Uniden Bearcat 980 SSB por conta da qualidade da recepção - realmente inigualável, sendo a semelhança entre todos os três, a homologação, a potência dentro do que está na lei e o custo.

Por outro lado, minha opinião enquanto técnico e com instrumentação adequada me força a enfatizar que o Aquário RP90 não é faz esse milagre como alguns bobos dizem na internet. Ou seja,  NÃO DA 40 Watts como é descrito em um vídeo prolixo, então pergunto, qual é a intenção que o sujeito tem em mostrar informação falsa na Net?

No mínimo querem tirar proveito "de você", porque a partir do momento em que "você" tira o lacre do "seu rádio", perde a garantia, e pior, seu rádio não vai conseguir alcançar os 40 watts tão sonhados e se por acaso der o azar desse rádio dar algum problema, você não vai poder usufruir da garantia. E ai, vai reclamar com o peão que o incentivou a mexer no equipamento?
Peão sim, o sujeito não é técnico, não tem autoridade no argumento, ponto!

E por que digo isso?
Porque como explicado no início do post, o rádio foi dimensionado para durar, isso mesmo, para oferecer durabilidade "dentro do que oferece, na potência que ele trabalha", e está ótimo!

PRESTE ATENÇÃO E LEIA NOVAMENTE EM CASO DE DÚVIDAS

Outro detalhe...

A potência do equipamento NÃO PODE ser alterada facilmente, não é assim, e de fábrica é exatamente o descrito no início desse post.
Repetindo: 90% dos trimpots da PCI já estão no limite... o que restou para seu palitinho?
NADA!

Se você decidir abrir o equipamento e retirar os 3 jumpers que estão na parte frontal do transformador, a potência do equipamento no modo SSB vai para 27.1 watts, não mais que isso, e no Modo AM vai continuar com 6.87 Watts, então será que vale a pena tirar o lacre do rádio e perder a garantia para conseguir potência AVG tão baixa?

Eu fico pensando naquele usuário final que comprou o rádio porque viu um vídeo com o equipamento apresentando 40 watts lacrado hahahaha coitado!

_____________________________

Quer alterar as frequências do equipamento? 
Siga os procedimentos para alteração descritos abaixo:

Com o radio desligado, mantenha pressionado o tecla EMG/ECHO e ligue o tequipamento. A informação ALL ou BR será apresentada na tela, então gire o seletor de canais e selecione a opção "ALL", desligue o equipamento e ligue novamente e o transceptor estará com todas as bandas liberadas, permitindo um range de 25,6 a 30,1 MHz.


Com o rádio desligado, mantenha pressionado a tecla RB/BP e ligue o transceptor. Na tela surgirá BAnd 1, gire o seletor de canais e selecione a opção BAnd 3, pressione novamente a tecla RB/BP. Dessa forma terá o range de 24.5 a 26.3 MHz;

Selecionando a opção BAnd 4, o range vai de 24.8 a 24.9 MHz (12 metros, faixa de radioamador);

Selecionando a opção BAnd 5, é habilitado as opções de bandas que atendem a inúmeras legislações pelo mundo: 
UK (Reino Unido), US (Estados Unidos), N2 (Holanda), DE (Alemanha), EU (Europa Ocidental), PL (Polonia), etc...

Compartilhe!
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO


((•)) Ouça este post

13 comentários:

Frederico Martins disse...

Andre,bom dia já fui px a muitos anos atrás onde cancelei o meu indicativo na antiga embratel hoje anatel. Estou querendo voltar mas preciso da sua ajuda quanto a compra de equipamentos movel radio e antena onde quero instalar em meu carro um ranger cabine dupla. Me ajude e parabéns pelo seus vídeos que são excelentes. Sou da 8 região Amazonas - Manaus. O cobra 75wxst você indicaria? Abraço.

André Luiz disse...

Embratel? Eita...
Entra em contato por e-mail e a gente troca umas ideias
pxjf@hotmail.com.br

Progress disse...

Que bom ter me deparado com suas informações sobre esse rádio.
Eu estava numa dúvida qual comprar
1- RP-90
2- CRT SS9900
3- Cobra 148 gtl intl
4- Hannover
Depois dessa, descartei completamente o RP-90
Muito Obrigado

André Luiz disse...

Sem dúvida, o Hannover é mais rádio.
Calor é algo que degrada tudo, desde nossos corpos, até os componentes eletrônicos.

Paulo Eduardo disse...

André ,Boa noite!
É aplausivel e muito benéfico seus vídeos e suas dicas sobre px.Já tive experiência com o cobra 148,o hanover e o midland alan 48 EXCEL MULT,atualmente estou sem radio e na dúvida muito grande entre o hanover e o midland,poderia me tirar essa dúvida entre os dois teoricamente?agradeço desde ja.

André Luiz disse...

Paulo, não tem diferença substancial. 40 canais AM, só

francisco ferreira disse...

os rádios modernos parecem radio de 2 metros com silenciador desligado chiado puro, segundo estagio de amplificador de rf com fet clase C uma porcaria.era melhor usar um transistor de baixo ruido com base a massa, ou dois fet´s em AB polarizado.

Unknown disse...

Gostei bastante do RP 90! PcBoard bem feita, capacitores e demais componentes de ótima qualidade. Tamanho reduzido. Bonito e com todas as funções e bandas. Pode não ser tão potente ou oportunizar upgrades grandes de potência; mas, pretendo usar com amplificador linear RM 203P. O vídeo do Alemão foi ótimo e aprovou o rádio com a ressalva da potência, que e se pode alterar como no BR 9000 e outros ou usar amo linear. Grande abraço alemão. Decidi a compra do RP90 com seu vídeo, obrigado!

Unknown disse...

O meu RP 90 está fora de frequência, cerca de 10hz de diferença, há como deixar bit 0

Eddie Prado disse...

André estou chegando agora no mundo do Px, gostaria muito de seu conselho quanto a compra de rádio e antena. Hoje tenho um. Antena 5/8 electric e um voyager 94m ambos ainda não estão instalados, porque estou aguardando mjnha licença da Anatel.
Estou viajando em dezembro para oa Us e gostaria de saber se os rádio uniden bearcat 880 ou o cobra 29 lx lê são bons e qual seria o melhor.
Outro ponto é se os aquários RP90 e Hanover 9000 são equivalentes ao uniden ou cobra 29 lxle?
Desde já quero lhe agradecer pelo retorno.

Eddie Prado disse...

Mestre André, parabéns pelo seu trabalho e dedicação em nos ajudar quanto aos princípios e melhores equipamentos a utilizar.
Necessito de uma ajuda, estou chegando agora no mundo da faixa do cidadão e gostaria de uma opinião sua quanto a alguns rádios pois estou querendo adquirir um bom e que seja fácil de fazer algumas melhorias.
Tenho em mente só seguinte :
Uniden bearcat 880
Cobra 29 lxle
Hanover 9000
Aquário rp90
Hoje eu tenho uma antena 5/8 não instalada.
É um rádio Voyage 94m.
Por favor se puder me ajudar com a escolha lhe agradeço muito.
Deus te abençoe.

gusmani disse...

olá como faço para desativar o retorno de áudio do RP90.

André Luiz disse...

no manual consta, basta ler. Se não tiver o manual, baixa na net

Cadastre seu e-mail para receber novidades

Sem instrumentos, não adianta!

Sem instrumentos, não adianta!
clique na imagem

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ TVi ↓

TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas ressonar lá na casa do...

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Power RF Aprenda ↓

Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital "com congelamento de pico máximo", basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Girar ou abrir posição de trimpot apenas gera mais calor, e calor é igual a perda. Quanto mais se aquece o transistor, mais fecha a entrada de gate quando aquecido, e por isso você precisa alterar alguns componentes na saída, porque eles impedem o rendimento da potência final (isso só serve para rádios PX).

Um rádio na atualidade - 2015 - original apresenta 20w PEP SSB em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo entre 12A e 16A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W em calor (em perda) divididos por 2,66 = +- 60w que representa o % aproveitável, e em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts aproveitáveis, mas não há área de dissipação, então não recomendo. A bem da verdade, eu literalmente pago para ver alguém conseguir reproduzir o sistema que patenteamos, DC to DC.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

Fale comigo

→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

Oferecimento:

PXJF YOUTUBEadio.com.br

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO