Seguidores

sexta-feira, dezembro 12, 2014

ANTENNA HANDBOOK - CAPITULO 1: Tipos de ondas de rádio

Transmissão de ondas curtas e ionosfera

Ondas de rádio
Quando um transmissor envia um sinal de radiofrequência para a antena, configura uma carga elétrica oscilante na antena. Esta carga elétrica oscilante cria uma tensão elétrica, que causa mudança no meio em torno da antena. Essa mudança é o resultado de tensão elétrica em um campo magnético variável, que, por sua vez, resulta em uma outra tensão elétrica que pode ser alterada, trabalhada, portanto, temos de mudança, variações elétricas e magnéticas que estão sendo criadas progressivamente mais e mais longe da antena, e com efeito, podemos dizer que uma onda de rádio, ou onda eletromagnética, viaja para longe da antena, de acordo com o tipo, ou forma, através do qual as ondas do rádio se deslocam, pois é isso, esse trabalho ou alteração, que vai controlar a velocidade à qual a onda se desloca. Mas isso nunca pode ser maior do que a velocidade da luz, que é de 300.000 quilômetros por segundo.

Vamos explorar o assunto em uma série de posts, e a base de nossa publicação é um Handbook Canadense - Publicity and Audience Relations P.O. BOX 6000 Montyreal, Canada H3C 3AB. Revisão e tradução PXJF André Luiz Cordovil Possato - PY4WB - PX4G1578, início: 12/12/2014

CAPÍTULO 1: 
Tipos de ondas de rádio
As ondas de rádio são emitidas na antena em todas as direções; "para todas as direções chamamos" de omnidirecionais. Na série de posts vamos dividir as informações em dois grupos principais, ondas chão, popularmente conhecida como ondas plano terra, e do céu-ondas, refere-se à propagação de ondas de rádio refletida ou refratada de volta para a Terra a partir da ionosfera, carrega da eletricamente  a camada superior da atmosfera.
A Figura 1 mostra um tipo de antena teórica simples. Todas essas ondas de rádio que saem da antena acima da linha AB chamamos de "ondas-céu", e todos aqueles que saem abaixo dessa linha, chamamos de "ondas de superfície, ou plano terra". É no wave-Sky¹ que o SWL² está normalmente interessado, pois é por meio deste que toda a radiodifusão em ondas curtas internacional é realizada.

¹:Radioescuta - em inglês SWL - é o hobby de se ouvir ondas curtas, transmissões localizadas nas frequências entre 1700 kHz e 30 MHz.
²: Skywave ou wave-Sky refere-se à propagação de ondas de rádio refletida ou refratada de volta para a Terra a partir da ionosfera, carregada eletricamente  a camada superior da atmosfera. 
Obs: Uma vez que não se limitada pela curvatura da Terra, a propagação pode ser utilizada para comunicações além do horizonte, a distâncias intercontinentais. É usado principalmente nas ondas curtas frequência bandas.
Em breve, continuação, aguarde.
Compartilhe.

Um comentário:

JoãoDamasceno disse...

Na frase "As ondas de rádio são emitidas na antena em todas as direções; "para todas as direções chamamos" de omnidirecionais". Não estaria errada? Digo isso porque em termos de propagação de ondas curtas (OC), o sinal gerado é emitido para a direção para onde a antena for apontada. Vejamos como exemplo quando vemos frases como "Rádio Voz da América - transmitindo em Ondas Curtas para Ásia e Ocenaia". " Rádio BBC de Londres - Transmitindo em Ondas Curtas para o Brasil e países da América do Sul". Ou seja, se são ondas que se propagariam em todas as direções, então como assim "transmitindo para a região/país X"?. Mas enfim, em temos de AM (ou corretamente Ondas Médias) e FM (ou mais corretamente VHF) a propagação é em forma de 'bolha' mesmo ou omnidirecional. Legal seu blog, tô lendo tudo... rs... Valeu.

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.