Aplica-se, por exemplo, 10 watts na saída do rádio, mede-se 10 watts imediatamente na saída do rádio + carga não irradiante para verificar se os 10 watts estão precisos. Tira-se o wattímetro imediatamente da saída do rádio e coloca-se no final do cabo junto com a carga não irradiante.
Rádio → Cabo → Wattímetro → Carga não irradiante. Se os 10 watts chegam íntegros na outra extremidade do cabo, a perda é zero. Se chegam 8 watts por exemplo, a perda é 20%. Troca-se o cabo - escolha cabo com 98% de malha para medidas acima de 25 metros-, ou por um de melhor qualidade RG/RGC213, ou por novo cabo RG58, no caso de cabos com mais de 5 anos de uso.
Sáiba que 10 watts com 2 watts de perda pode não ser nada, mas 1000 watts com 20% de perda são 200 watts. Nem discuta, troque, e se for aplicar potência, use RG213.
2º verificar a estacionária "do cabo".
Algumas marcas de cabos comercializados não possuem a quantidade mínima de malha necessária - menos de 60% -, e como não são todas as pessoas que dispõe de laboratório para testes e ensaios, ou mesmo analisador de antenas, o procedimento a seguir é o mais próximo do ideal, portanto, execute o teste.
Ligação:
Rádio → Cabo → Wattímetro → Carga Fantasma.
Resultado TEM QUE SER SWR = 1, acima, substitua o cabo. Caso esteja tendo problema de retorno de RF, no "pé da antena", dê 5 voltas no cabo enrolando ele na palma de sua mão, depois prenda o círculo formado com abraçadeiras plásticas. Este procedimento equivale-se a um simples baloon, ou chôque, evitando que o cabo transmita junto com a antena a partir do rádio. A transmissão se dará a partir do chôque, ou, após o chôque, apenas a antena irá transmitir. O chôque impede o retorno de RF.
Existem muitas outras aplicações para Carga Fantasma, mas escolhi essas por conta de serem mais utilizadas.
73s
2 comentários:
Não sabia q poodia faze esse steste com a antena fantasma e o medidor. valeu
bozó Salvador Bahia
Obrigado pela dica! Sou militar da marinha e essas orientações me ajudou bastante no desempenho da minha estação. 73
Postar um comentário