Seguidores

sábado, maio 06, 2023

Em caso de Guerra Nuclear, o rádio PX funcionaria?

Em uma possível guerra nuclear que causasse destruição global, infelizmente seria improvável que a faixa do cidadão pudesse ser utilizada para comunicação. A faixa mais útil está nesse espectro mesmo, compreende entre 3 e 30 MHz, e os efeitos da interferência eletromagnética de uma explosão nuclear vão depender de vários fatores, como a intensidade da explosão, a altitude em que ocorreu, a distância do ponto zero e a estrutura geológica e topográfica do local. Vale lembrar que a distância do ponto zero não é o único fator a ser considerado, pois a intensidade da explosão e as características do terreno também teriam um papel importante na determinação da extensão dos danos causados ​​pela explosão. Uma guerra nuclear teria impacto direto e devastador nas infraestruturas de comunicação, deixando a maioria, se não todas as formas de comunicação, inoperáveis por destruição local. As Estações móveis podem ser úteis, as Estações base, como dito, se não destruídas com a explosão, idem, mas a função pragmática vai depender da distância em que ocorreu o evento.

Isso ocorre porque uma guerra nuclear causaria uma enorme quantidade de interferência eletromagnética, que afetaria todas as faixas de frequência de rádio, incluindo a faixa de 27 MHz, mas existem outras formas de comunicação que podem ser úteis em situações de emergência. Por exemplo, as redes de rádio de emergência podem ser usadas para comunicação entre as equipes de socorro e os serviços de emergência, nesse caso as repetidoras de VHF. Além disso, muitos países têm sistemas de alerta de emergência que podem ser usados para informar a população sobre ameaças iminentes. Podendo prever, é possível adquirir rádios PX e confeccionar antenas para tal operação de acampamento e emergência - como nos dias de campo.

Dois exemplos do porquê da faixa de 27 MHz não funcionar em uma guerra nuclear incluem a interferência eletromagnética causada pela explosão nuclear, que afetaria todas as formas de comunicação de rádio, e a destruição de equipamentos de comunicação e antenas de rádio, que dificultariam a transmissão e recepção de sinais.

Apesar de ser um assunto sério e preocupante, é importante lembrar que existem muitas pessoas trabalhando duro para garantir a segurança e o bem-estar de todos nós. Esperamos que, com o tempo, as tensões e os conflitos sejam resolvidos pacificamente para que possamos viver em um mundo mais seguro e harmonioso.

Nenhum comentário:

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.