Seguidores

sábado, novembro 19, 2022

Falando sobre Fonte de alimentação 12v

 Quando se fala em fonte de alimentação, é sempre bom ter um mínimo de experiência, uma vez que essa aquisição necessita ser calculada, pois uma fonte que disponibilize corrente abaixo daquela que você utilizará nos equipamentos pode vir a queimar, e pior, além de queimar, pode também danificar os equipamentos que estão sendo alimentados além daquele que queimou por falta de corrente. Então, olho vivo nas dicas, e fique sossegado porque as dicas dessa postagem são direcionadas a leigos, e prometo que serei o mais didático possível a fim de que você seja capaz de compreender e fazer sua compra com segurança.

  • Princípio básico:
Entenda que voltagem é "tensão" (Diferença de potencial DDP), e que amperagem é "corrente", uma fonte de alimentação substitui a bateria do automóvel e deve ter a tensão mínima de 12 volts e máxima de 14 volts com uma corrente a ser calculada de acordo com a demanda que você irá aplicar. Claro que se você optar por utilizar uma fonte de base química (bateria automotiva), você terá uma energia limpa, livre de ripple (explicação de ripple aqui), mas terá que adquirir uma fonte com um recurso que chamamos de flutuador, esse flutuador existe para manter a carga dessa bateria m nível próximo do máximo, deixando-a cheia, caso contrário, se a bateria constantemente estiver sem carga, pode baixar também a tensão e danificar os equipamentos que são alimentados por ela. Entenda que todo equipamento eletrônico trabalha dentro de uma tensão mínima e máxima, por isso devemos ter essa preocupação quando utilizamos uma bateria como fonte. 
  • Rádio PX x Consumo
Vamos utilizar como base um rádio Cobra 148 GTL; o consumo desse equipamento está abaixo dos 5 amperes. Então se você vai utilizar só ele, uma fonte de alimentação pequena irá resolver, mas se você for utilizar um rádio mais robusto, é sempre bom pensar que vai melhorar sua Estação, se optar por um transceptor mais atual, lembrando que os equipamentos de hoje utilizam mosfets em diversas etapas e esses transistores consomem mais, sua Estação necessitará de uma fonte de alimentação com maior disponibilidade de corrente. Um Voyager V494/95/9000 por exemplo, vai consumir em média 10 a 12 amperes, então a corrente da fonte de alimentação deve oferecer no mínimo 15 amperes, isso se o rádio for original, se o equipamento foi "otimizado", melhorado, o consumo pode subir substancialmente.
Pense sempre na possibilidade de melhorar a Estação, e se tiver condições financeiras, adquira uma fonte de 30 amperes ou superior. A princípio, uma fonte com maior amperagem é mais caro, mas você vai ter uma fonte de alimentação que vai te acompanhar por muitos anos.
  • Tipos de fontes
Na foto abaixo uma fonte de alimentação utilizada em monitoramento e segurança patrimonial (vídeo, monitores, câmeras). É uma fonte de baixíssimo custo e não tem boa filtragem ou preocupação com ripple. Você pode utilizá-la para alimentar seu rádio PX, o que não pode é reclamar da QRM. Como explicado acima, essa fonte tem aplicação em vídeo, não em radiofrequência.
Existem boas fontes de circuito de TV, são realmente mais em conta, algumas possuem até voltímetro, voltímetro com amperímetro. Consulte, conheço alguns fornecedores e posso passar o contato.

Na foto abaixo, uma boa fonte de computador. "Algumas" fontes de PC são muito bem filtradas - não todas, podemos até utilizar em nossos rádios, o problema é o custo, fonte boa custa caro, e se o cidadão não souber direito quais são os terminais corretos de acordo com a tensão e corrente, pode ocasionar queima dos equipamentos. 

Abaixo, uma fonte de bancada. Para quem é projetista, uma fonte de bancada precisa necessariamente ter boa qualidade, livre de ripple, e mesmo sabendo que nenhuma fonte é livre de ripple, as fontes profissionais mais tops (HP por exemplo), têm nível de ripple quase imperceptível, além de estabilidade. 

Uma boa fonte HP pode custar uns 5 mil reais... mas se você vai fazer reparos em celular ou em rádios PX, pode comprar uma YaXum sem medo, vai atender perfeitamente. Fonte de bancada para reparo tem aplicação distinta se comparado a uma fonte para projetos.
Já fiz muitos reparos com a fonte YaXun, ela nunca deu nenhum problema. Quando ganhei essa fonte de presente do amigo Rafael, estava namorando uma fonte dupla da Minipa, eu usei muito essa fonte dupla no Senai, mas com o presente que recebi, percebi que essa fonte me supre 100% a demanda. Se você tem laboratório de eletrônica e gostaria de uma fonte para reparos rápidos, essa aí é ótima, pode comprar sem medo. É um transistor simples, a proteção é simples, atende. 
É claro que você pode adquirir uma fonte melhor, olhe abaixo as opções:
Essa fonte ICEL acima é ótima, a Minipa abaixo era a que eu usava no Senai, o problema da fonte Minipa dupla é que ela é grande demais. Se a sua bancada for pequena, vai passar aperto.
A vantagem da fonte dupla é que você pode trabalhar com projetinhos de até 60 volts, pois a fonte dupla é independente, você pode colocá-la em série. Funciona muito bem!
A foto acima é do modelo novo, a foto abaixo é a usual até hoje.
É essa que eu ia comprar para trabalhar.
                                                          
  • Abaixo, fontes que podem ser utilizadas em seu PX.

Gosto dessas fontes, pois além de terem ótima qualidade e garantia, são produtos oriundos de nosso país. Parabéns à Montel pela qualidade!

Existe no mercado uma infinidade de produtos que podem nos atender, mas é preciso ter cuidado, pois não adianta investir caro em um bom rádio, e na hora de escolher a fonte, escolher a mais barata. Seja coerente com você mesmo nesse momento, e muito obrigado por estar conosco. 
Se essa postagem te ajudou, compartilhe com os amigos, pois com certeza vai ajudar alguém.
Grande abraço!
[]Att.
PXJF

Nenhum comentário:

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.