Membros Participantes

Curta nossa página

quinta-feira, junho 02, 2011

32

Rádio Homologado? Qual?










Quando o assunto é rádio homologado, a primeira coisa que você escuta é que a Anatel, junto com a Polícia Federal, faz o maior terrorismo.
Podemos acreditar nisso?
Até onde isso é verdade?
Vou ser sincero, é difícil de explicar.
A quase 3 anos enviei esta pergunta à Anatel de Minas Gerais, e na pergunta frisei que gostaria de saber a respeito de quais rádios estariam homologados, me preocupando realmente em estar de acordo com a legislação e para responder os companheiros que especulavam a respeito.
Em resposta rápida, Wendel Martins Lopes Tec Reg de Serv Pub de Telecomunicações - Anatel - Belo Horizonte MG, me deu a seguinte resposta:

RESOLUÇÃO 452/2006
Art. 16. As estações devem ser licenciadas e os equipamentos industrializados de radiocomunicações, inclusive os sistemas radiantes, devem cumprir os requisitos do Regulamento para Certificação e Homologação de Produtos para Telecomunicações, aprovado pela Resolução no 242, de 30 de novembro de 2000, da Anatel.
Parágrafo único. Estão dispensados de atender aos requisitos mencionados no caput deste artigo, os equipamentos produzidos de forma eventual ou artesanal e sem propósito comercial.

A resposta remete à pergunta inicial, pois deixa claro que tanto o cidadão quanto o rádio devem ser licenciados. No final, "parágrafo único", é dispensado de homologação "o rádio" feito em casa e sem fim comercial.

- - - - - - - -

6 meses depois enviei o mesmo e-mail ao mesmo lugar, com a mesma pergunta e quem respondeu foi a mesma pessoa. Explicou diferente, disse que, se um rádio (exemplo Cobra 148 GTL) foi fabricado em 1992, e foi homologado nesta data, com validade até 1996, e você adquiriu o rádio dentro deste prazo, o rádio é considerado homologado, DESDE QUE esteja completamente original, E QUE você tenha como PROVAR QUE ADQUIRIU por meio de NOTA FISCAL contendo OBRIGATÓRIAMENTE a data da compra dentro do prazo de homologação.
(Você tem duas escolhas, ou pega a máquina do tempo e compra um rádio em mil novessentos e bolinha ou faz um rádio em casa)

- - - - - - - - - - - - - - -

Após 6 meses repeti o email, repeti a pergunta e a mesma pessoa respondeu que:
"Basta ter licença, nada mais."
E ai?










Eu honestamente gostaria de uma resposta mais objetiva do órgão que regulamenta isso.
É FATO, não temos no mercado rádios que atendam os requisitos obrigatórios, que são 80 canais, 7 watts AM e 21 SSB.
O Brasil não possui fábricas que atendam este público e os rádios que possuimos são, em sua maioria, vindos do Paraguay, e garanto que ninguém possui nota fiscal.
É justamente esta a reclamação de quem possui licença. Muitos amigos reclamam que em fiscalizações nas estradas os Policiais exigem "nota fiscal do equipamento instalado" e licença, apresentam a licença e quando chegam no assunto do rádio, são ameaçados de multa e apreensão do veículo caso não possua nota fiscal. Ora bolas, será que vão pedir nota fiscal do cd que está instalado também? Da cueca? Do telefone celular?
Pois é isso que acontece, e para não serem mais prejudicados, abandonam o equipamento ali mesmo e seguem viagem.(caso tenham licença, pois se não tiver, vai preso)
Fico muito triste quando escuto casos como este, e não são poucos.
No último encontro de radioamadores aqui de Juiz de Fora, me foi relatado que várias estações foram lacradas, e pior, dentro de casa, na casa de radio-operadores que possuem licença.
O que mais me entristece é que nossa classe não se une com objetivo de resolver este problema, e quem poderia tentar fazer alguma coisa, que é a Labre, não faz absolutamente nada. Depois reclama que não tem assossiados.

Gostaria de respostas. ((•)) Ouça este post

32 comentários:

Anônimo disse...

A Labre podia fazer alguma coisa.

Joquim
Feira de Santana BA

Anônimo disse...

Isso é que é triste. Eu sempre pensei que existissem rádios px homologados mas percebo que os anúncios são todos falsos.

Edmundo Estação Ventania
Porto Velho RO

Anônimo disse...

ENTAO OS RADIO ANUNCIADO NO MERCADO LIVRE COMO OMOLOGADO SAO TUDO MENTIRA?

QRA MAQUINA QUENTE
PEDRO DO RIO RJ

André Luiz disse...

Os rádios novos não possuem homologação.

Ernestus disse...

Solicitar nota fiscal de um equipamento devidamente instalado em um veículo é, a meu ver, um grande absurdo, posto que a nota fiscal não é documento de porte obrigatório e nem sempre comprova propriedade. Uma vez adquirido um determinado produto em loja devidamente estabelecida, o consumidor tem na nota fiscal um documento para reclamação de garantia, e o governo, de recolhimento de impostos.

Vejo na cobrança de nota fiscal apenas uma maneira de intimidar o cidadão, que, muitas vezes, por ignorância, falta de tempo ou para evitar maior estresse, cede ao apelo da polícia, entregando seu precioso equipamento mediante questionável coação.

Zeca_PR disse...

Tem uma coisa que não entendo. A algum tempo atrás botei anúncio no site do Mercado Livre vendendo meu CCE SSB8000. Pois bem, meu anúncio foi retirado pelo ML e a alegação é de que o rádio NÃO É HOMOLOGADO PELA ANATEL. Ora, como pode ser isto se o CCE8000 foi fabricado exclusivamente para atender as normas brasileiras da faixa do cidadão?

Enquanto isso, rádios totalmente fora da norma, com mais de 200 canais, potência maior do que a permitida, etc., são vendidos livremente no site! Inclusive esse HANNOVER BR9000, que a meu ver é só "boniteza", é vendido livremente e no anúncio diz que é homologado! Acho isso um absurdo por parte do ML, tentei argumentar e não teve jeito.

Mas, dizem que há males que vem para o bem. Eu ia vender o CCE8000 para comprar esse HANNOVER e não deu certo, Depois é que surgiram na internet videos e mensagens dizendo que este rádio não tem essa bola toda que apregoaram. Começaram a "endeusar" o Hannover BR9000, mas ele não é tanto assim não.

Canil Ethos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Sou Vendedor profissional no ML e digo que o sistema deles é eletrônico ou seja, basta você clicar em denunciar um anuncio por duas pessoas diferentes que já é o suficiente para retirar do ar qualquer anuncio que seja, até de caneta BIC. Abs. Thunder

Anônimo disse...

parabens pela esplanacao sobre radios homologados sou instalador e vejo que por estas e outras coisas que no brasil quase nada funciona fazem primeiro as leis e depois vao atras de meios para fiscalizar nao sabem nem o que estao fazendo

Mário, PR8MA. disse...

Prezados, deixo aqui a minha contribuição.
Homologar não é função inicial da ANATEL e sim do dono do equipamento, LABRE ou de quem está vendendo!
A ANATEL recebe as propostas de homologação, devidamente documentadas, e certifica se o equipamento está de acordo com as normas brasileiras (todos sabemos que a maioria possuem os rádios "abertos", coisa que é proibida. Vamos cobrar da ANATEL mas também das LABREs e dos vendedores esse selo, original, de homologação. A lei mostra todos os passos a serem seguidos, basta todos fazerem sua parte.

Mário, PR8MA. disse...

Prezados, deixo aqui a minha contribuição.
Homologar não é função inicial da ANATEL e sim do dono do equipamento, LABRE ou de quem está vendendo!
A ANATEL recebe as propostas de homologação, devidamente documentadas, e certifica se o equipamento está de acordo com as normas brasileiras (todos sabemos que a maioria possuem os rádios "abertos", coisa que é proibida. Vamos cobrar da ANATEL mas também das LABREs e dos vendedores esse selo, original, de homologação. A lei mostra todos os passos a serem seguidos, basta todos fazerem sua parte.

André Luiz disse...

Mário, sua explicação procede, agradeço sua participação, e faço adendos pois agora existem alguns detalhes.
Quando fiz esta postagem, os ÚNICOS RÁDIOS considerados homologados eram os que já haviam sido homologados por volta de 1980.
Então tudo bem, a Anatel considera "estes rádios" homologados (alguns, sem citar marcas).
Agora a realidade é outra, pois existem sim rádios novos com 40 canais homologados.
Então vamos lá, são homologados vários equipamentos da Cobra sendo que estes, ou possuem 40 canais AM, ou 40 canais SSB, sendo que são homologados para nós, 80 canais.
De que adianta considerar um rádio antigo 40 canais homologado se é legalizado 80 canais? Não é vantagem.

De que adianta ter hoje um monte de modelos 40 canais homologados sendo que o permitido é 80. Me sinto como se estivesse com um rádio 23 canais querendo modular no canal 25...
Outra questão interessante e curiosa é a não homologação de rádios Voyager, sendo que o Alan 78 Plus é homologado com 400 canais. Me diga como?

Porque não aceitar homologação de um Voyager, um Super Star 148 GTL, um Superstar 3900, sendo que este possui apenas 271 canais e baixa potência contra os 400 canais do Alan?
Como disse, sua explanação procede, mas existem algumas observações que devem ser levadas em conta.
Em um fórum como este, não existe espaço para determinar o que seja certo ou errado; o ambiente é para discussão, para filosofar.
Nossas discussões já mudaram muito o quadro da faixa do cidadão no Brasil, pode acreditar, é verdade, e completo dizendo que se existe hoje algum rádio homologado, esta idéia/cobrança saiu daqui, exatamente deste blog.
Nossos leitores são assíduos participantes e estão ajudando a modar nosso quadro.
73s

André Luiz disse...

perdoem o erro de grafia. Onde se lê modar, é mudar.
73s

Anônimo disse...

Eu não concordo com essa de radios homologados, acho que deveria ser, isto sim, fiscalizado como esta sendo usado, faço aqui uma comparação, como voce pode dirigir um carro que pode andar 200kmh ou mais, se a lei permite andar a 80 ou 100 khm? ai entra a fiscalização e a punição, porque não nos radios,se for pego usando canais ou potencia fora do normal ou sem licença, que seja punido na forma da lei. A Anatel tem equipamentos para rastrear tudo que eles quizerem, porque não o fazem.Nós pagamos o famoso FISTEL,para eles fiscalizar radios piratas e outras coisas deste genero, enquanto nós radioamadores e operadores da faixa do cidadão, não temos fiscalização adequada, ai vem a policia rodoviaria querer tirar o radio de um operador dentro da lei só porque não tem nota fiscal, que não é de uso obrigatório.

PU2LGE disse...

Alexandre PU2LGE

Muito bem exposto o assunto. Inclusive na questão da Labre que como a maioria das entidades representativas tem como principal função buscar formas de arrecadação, e divulgação da própria entidade, e a menor importância representar o interesse de seu associados.
A Anatel, .... apenas cumpre uma legislação já ultrapassada e ainda com os resquícios da ditadura brasileira. É uma pena, mas não vejo uma luz no fim do túnel nestas questões, talvez por nosso próprio comodismo, também resultado dos tempos da ditadura, onde nos acostumamos a baixar nossa voz e aceitar posturas e decisões autoritárias e repressivas de quem tem algum poder sobre o cidadão.
Apenas desabafo !!!!
Quem sabe a nova geração de radioamadores possa num futuro mudar esta situação.
73 a todos radioamadores que permanecem no ar mesmo pós internet e celular.

Anônimo disse...

PU2PIS GABRIEL
Outra coisa, a Anatel deveria liberar de Licença do Radio Cidadão, todos os radioamadores, bastava aumentar o valor do fistel. Se prestamos exames para PU/PY porque não temos direito tb na faixa do cidadão?

André Luiz disse...

porque são duas coisas distintas.

voce nunca leu a legislação, e pelo visto deve ter passado na prova de PU a base do chute.

Está mais que na cara que o radioamadorismo tende a acabar. O problema é que a maioria das pessoas tem medo de pensar.,.. fazer radioeletricidade como, se a pessoa não pensa.. telegvrafia? ih...

Um viva aos pensadores.

Leonardo Davinci Silva Vieira disse...

Já a muito tenho vontade de adquirir um rádio da faixa cidadão e tenho pesquisado muito sobre as regras, equipamentos e dificuldades, e sinceramente, estou desanimando...

Leonardo Davinci Silva Vieira disse...

Já a muito tenho vontade de adquirir um rádio da faixa cidadão e tenho pesquisado muito sobre as regras, equipamentos e dificuldades, e sinceramente, estou desanimando...

André Luiz disse...

Não desanime por conta disso. Adquira seu rádio e seja feliz.
No momento estou fazendo um monte de DX com meu 158...
Abração!

QRA BRANCO BILLE disse...

RECENTEMENTE ENTREI EM CONTATO COM A ANATEL A FIM DE ME REGULARIZAR ,MAIS É INCRIVEL OS OBSTACULOS CRIADOS POR ESSA ENTIDADE FEITA PARA DEFENDER A CUMUNICAÇÃO DAS PESSOAS NO NOSSO BRASIL,E FALO MAIS POR ESSA BUROCRACIA REGIMENTAL QUE SÓ VISA ELA PRÓPRIA ,QUE AINDA EU A VARIAS PESSOAS QUE AMAM O RADIO AMADORISMO E PX FAIXA DO CIDADÇAO AINDA CONTINUAMOS NA IREGULARIDADE POR MESMO PAGANDO TAXAS E TAXAS NEM SEMPRE SOMOS AMPARADOS PELOS MESMOS ,ENTÃO QUEM DEFENDE ESSA LUTA ,NÓS MESMOS PESSOAL NINGUEM TA NEM AI PRA QUEM GOSTA DESSE TIPO HOBBY POIS É NUNCA VOU PARA DE OPERAR RADIO CIDADÃO PX!

branco disse...


RECENTEMENTE ENTREI EM CONTATO COM A ANATEL A FIM DE ME REGULARIZAR ,MAIS É INCRIVEL OS OBSTACULOS CRIADOS POR ESSA ENTIDADE FEITA PARA DEFENDER A CUMUNICAÇÃO DAS PESSOAS NO NOSSO BRASIL,E FALO MAIS POR ESSA BUROCRACIA REGIMENTAL QUE SÓ VISA ELA PRÓPRIA ,QUE AINDA EU A VARIAS PESSOAS QUE AMAM O RADIO AMADORISMO E PX FAIXA DO CIDADÇAO AINDA CONTINUAMOS NA IREGULARIDADE POR MESMO PAGANDO TAXAS E TAXAS NEM SEMPRE SOMOS AMPARADOS PELOS MESMOS ,ENTÃO QUEM DEFENDE ESSA LUTA ,NÓS MESMOS PESSOAL NINGUEM TA NEM AI PRA QUEM GOSTA DESSE TIPO HOBBY POIS É NUNCA VOU PARA DE OPERAR RADIO CIDADÃO PX!

Gzone BRASIL disse...

Senhores este Radio Ja e Homologado

http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/HistoricoCertificado/Homologacao.asp?NumRFGCT=201912&idtHistoricoCert=9346253

André Luiz disse...

responder isso hoje é muito fácil, visto nossa pressão para homologação de produtos. Mas olha a data do post...
Junho de 2011, e se passaram 3 anos.

CarlosEduardo.QC disse...

Excelente posicionamento

André Luiz disse...

DIREITO DE RESPOSTA
PU2PIS - Gabriel
Direito de resposta de 11-08-2012
Sr. André Luiz, dei meus "chutes" em 1995. Lamento que pense assim...Luto por mudanças independente da legislação. Se depender de vc, um motorista classe D, JAMAIS poderá dirigir um carro de passeio!!! De pensamentos retrogodos este pais está cheio! Passar bem.
-----------

GABRIEL, NÃO MUDO UMA VÍRGULA DO QUE DISSE.
DE LEGISLAÇÃO VOCÊ NÃO ENTENDE BULUFAS.

APRENDA QUE NÃO INTERESSA O QUE VOCÊ PENSA, INTERESSA O QUE É LEI, PONTO FINAL, ACABOU.

Anônimo disse...

FIQUE SENTADO ESPERANDO A LEI MUDAR!
ASSUNTO ENCERRADO!

Anônimo disse...

PORQUE VC APAGOU MINHAS DUAS MENSAGENS DO MEU "DIREITO DE RESPOSTA".
PESSOAL ESTE BLOG É "PARCIAL", O QUE VALE É O AUTORITARISMO DO TODO PODEROSO CACIQUE!!!
PU2PIS - GABRIEL

André Luiz disse...

Gabriel, o servidor não aceitou sua mensagem, mas fiz questão de copiá-la e respondê-la, e está logo acima.

Se não gostou, isso é problema seu.
Suas mensagens serão vetadas a partir de agora.

Elias arttattoo disse...

Olá pessoal,quero montar uma estação de radio faixa do cidadão mas tenho uma duvida quanto os rádios homologados,pois ainda sou munheca de palito e não entendo muito a respeito de radio px,mas estou comprando um cce ssb 8000 e vi em alguns anúncios que dis(POR TER MAIS DE 10 ANOS O EQUIPAMENTO DISPENSA
HOMOLOGAÇÃO JUNTO A ANATEL).Gostaria de saber se isto é verdade? 73 a todos obg.

Elias arttattoo disse...

Olá pessoal,quero montar uma estação de radio faixa do cidadão mas tenho uma duvida quanto os rádios homologados,pois ainda sou munheca de palito e não entendo muito a respeito de radio px,mas estou comprando um cce ssb 8000 e vi em alguns anúncios que dis(POR TER MAIS DE 10 ANOS O EQUIPAMENTO DISPENSA
HOMOLOGAÇÃO JUNTO A ANATEL).Gostaria de saber se isto é verdade? 73 a todos obg.

Elias arttattoo disse...

Olá pessoal,quero montar uma estação de radio faixa do cidadão mas tenho uma duvida quanto os rádios homologados,pois ainda sou munheca de palito e não entendo muito a respeito de radio px,mas estou comprando um cce ssb 8000 e vi em alguns anúncios que dis(POR TER MAIS DE 10 ANOS O EQUIPAMENTO DISPENSA
HOMOLOGAÇÃO JUNTO A ANATEL).Gostaria de saber se isto é verdade? 73 a todos obg.

→ Canal PXJF Youtube ↓

Loading...

→ Power RF ↓

Photobucket

Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital com congelamento de pico máximo, basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Gera mais calor, e calor é igual a perda. Esse transistor fecha a entrada de gate quando aquecido.

O rádio original apresenta 20w em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo de 12A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W divididos por 2,66 = +- 60w em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts, mas não há área de dissipação, então não recomendo.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

→ TVi ↓

TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas ressonar lá na casa do...

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

Fale comigo

→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

Oferecimento:

PXJF YOUTUBEadio.com.br