Seguidores

sábado, fevereiro 08, 2020

Antena Electril Yaggi 3 elementos com problema? Leia...

No dia 30 de janeiro de 2019 instalei a antena direcional Yaggy de 3 elementos Electrill 80 cm abaixo da antena Steelbras 5/8, poderia dizer que a antena Electril ficou perfeita por um período de 3 meses. Certo dia, como de costume, antes de conectar o rádio verifiquei a antena com o analisador, e a estacionária estava bem alta, conferi com o rádio, e realmente estava totalmente diferente daquela estacionária de 1.0 do canal 6 ao 89. A antena direcional Electril, se você seguir o manual de montagem que vem com ela, impressiona, porque não é uma antena seletiva, e isso é ótimo, porque por ser uma antena com a banda bem larga dentro do espectro de frequência que ela oferece, te isenta de ter que usar acoplador, e honestamente isso é muito bom!
Você não entendeu errado, leitura baixíssima de estacionária, muito bom mesmo!

Nesse dia entrei em contato com a empresa fabricante, mas não me disseram muito, a impressão que dá é que fazem o produto mas não usam, não têm a mesma sensibilidade para lidar com "a coisa", então depois disso conversei com alguns amigos que asseguraram que havia água no interior do alumíno, mais especificamente no Gamma match, foi aí que decidi estudar uma forma de tirar essa água de dentro do tubo de alumínio da antena, ou, de certa forma não impedir que essa mesma água saia. 
    Já que não posso impedir que a água surja no projeto, a solução encontrada foi tentar escoá-la, uma parafusadeira e uma broca bem fina talvez pudesse resolver, e na antena foram realizados vários buraquinhos na parte inferior do alumínio do Gamma match, vide foto abaixo: 
Clique na foto


Meu amigo Marcelo executou vários furinhos, tanto no alumínio da base quanto no alumínio que é feito o ajuste... vários!

  • Quando a antena de repente ficou ruim, não era época de chuva, era época de muito calor, então com certeza houve condensação da umidade dentro do Gamma. Lembra do copo com água gelada molhando a parte externa do copo por condensação? mesma coisa, não encharca, mas fica úmido, chega a pingar e com tempo encher o interior, não tem escoamento, e isso já é suficiente para alterar o "efeito do capacitor" que o Gamma match exerce, que foi projetado para trabalhar seco, e o Gamma perde a referência quando está molhado. Tem lógica!

Clique na foto


Veja bem, não tinha água propriamente dito dentro do alumínio do Gamma match, ele só estava úmido, e foi suficiente para alterar a configuração da antena. Ela saiu dos 27 MHz e foi lá pros 28.300...

Veja os resultados obtidos com a manutenção da antena:
CANAL 1 é 26.965 = 1.0
CANAL 60 - 27.605 = 1.1
CANAL 80 - 27.805 = 1.2
CANAL 100 - 28.000 = 1.3
  • Detalhe
Enquanto a antena estava úmida, mesmo ajustando o Gamma match a estacionária nunca baixava, e foi quando meu amigo empurrou o gamma para dentro que sentiu a umidade fazer barulho na bucha de isolamento e cuspir umidade pra fora. Isto é, "a bucha molhada não isolava", a função dielétrica (isolante) não estava atuando, foi aí que pensei em fazer os furinhos na parte inferior do alumínio do Gamma match, mas os furinhos não resolvem o problema, os furinhos apenas servem para que a umidade que entrou de alguma forma, creio ser por condensação, tenha uma chance de sair, é uma forma de escoamento, não vai impedir que a condensação ocorra novamente, tampouco irá impedir que a bucha de isolamento se molhe, mas vai possibilitar o escoamento desta.

Essa é uma experiência de boa fé que eu vou poder relatar o resultado para os leitores daqui a um tempo. Juiz de Fora MG tem clima muito cansativo, é primavera, verão, outono  e inverno num dia só... haja saúde. Portanto, agora é ter paciência e torcer para a experiência dar certo.
Dê a sua opinião abaixo, contribua, é sempre bem vinda uma idéia diferente.
73s de PX4A8001

(ATUALIZADO EM 17/06/2022 E ESTÁ TUDO FUNCIONANDO PERFEITAMENTE, A IDEIA DEU CERTO!)

Nenhum comentário:

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.