Seguidores

quarta-feira, julho 24, 2019

Squelsh, sabe como usar?

A mais de vinte anos que não utilizo o squelsh nos 11 metros, sabe por qual motivo?
Vou explicar...

O Brasil é um país cuja topografia é bem variada, na minha região por exemplo, quando você não está subindo, está descendo, e se transferirmos o efeito disso para o rádio, os diálogos via rádio PX, da mesma forma que você está conversando com uma pessoa numa Estação Móvel com sinal chegando final de escala, de repente o sinal dela some e do nada aparece novamente, e precisa ter muita paciência, porque as vezes o assunto está interessante, e por conta das montanhas e o sobe e desce constante dos veículos nos morros o assunto acaba por ficar fragmentado. E o que se pode fazer para não perder o contato com esses radio-operadores é estar em QAP real, não aquele QAP seletivo, que só recebe Estações com sinal acima de S9... e acredite, isso é um problema, porque existem pessoas que não sabem dosar o RFGain e utilizam apenas o Squelsh.


A sensibilidade do Squelsh pode ser alterada na placa de circuito do rádio para mais sensível ou menos sensível, quanto menor a sensibilidade, mais difícil é passar a barreira do silenciador, e quanto maior é a sensibilidade, mais fácil se torna passar por essa barreira, mas tem um porém, com maior sensibilidade, qualquer QRM passa. Por esse motivo, em equipamentos que não existe o recurso RFGain, o ideal seria transformar o Squelsh em RFGain, fazer uma intervenção técnica alterando a função do botão, lembrando que é necessário substituir o potenciômetro, porque o valor da resistência do potenciômetro é muito diferente, então, voltando ao assunto, o ideal seria mudar essa função, porque dessa forma você têm um bom silenciador, o RFGain é muito mais efetivo e funcional que o Squelsh, e ao mesmo tempo não perde a escuta de Estações que, ou estão no sobe e desce dos morros, em situação de vulnerabilidade, ou estão em situação mais confortável, seja essa situação Base, ou alto de montanhas.
LABORATÓRIO PXJF -TELEFONE WHATSAPP DDD 032 9-9111-2827
Quando, por exemplo, a QRM está S7, o usuário ajusta o RFGain para QRM de 1/2 db, ou quase nada, é só fechar um pouquinho no botão do painel, é você quem está usando, é você quem define, e qualquer Estação que estiver transmitindo acima do nível dessa QRM silenciada será escutada com perfeição, mesmo que a recepção dessa Estação esteja com baixo nível sinal. O importante é a mensagem, o diálogo, e não chegar 30db. 
Se alguém estiver transmitindo em meio a QRM, em determinado momento você vai perceber, fique tranquilo e atento, pois precisa distinguir se o sinal de quem transmite é oriundo de uma Estação local ou proveniente de outras localidades - propagação aberta.


Ora, mas no ajuste interno, lá dentro da placa do rádio, o técnico pode simular com o injetor de sinais uma QRM ou sinal de S7, S8, S9, S10 db e ajustar previamente o Squelsh, mas... pensar dessa forma é ignorar que a QRM (a chiadeira) não é um sinal pré determinado e constante, ela oscila para mais chiadeira ou menos chiadeira, e se você tem esse ajuste no próprio painel do rádio com o recurso do  RFGain, por que matar a recepção de Estações em situações diversas com o uso do Squelsh? 


Além do mais, por experiência própria, em meio à chiadeira - QRM já escutei pessoas pedindo socorro, e a escuta dessas Estações, no plural porque foram várias vezes, foi providencial, pois me permitiu identificar a "demanda", à necessidade, e oferecer o socorro ideal, seja com auxílio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, ou mesmo com um "cambão", auxiliando àquela Estação que de repente não tem dinheiro para um guincho à se deslocar até sua casa - QTH. 
Muitos são os colegas que possuem Estações com baixo potencial, entenda baixo potencial como sendo um radinho 40 canais e uma antena pequena, como na foto acima, na porta da minha casa, e esse tipo de Estação móvel é muito comum, e à distância também é comum escutá-los em meio à chiadeira, portanto, fica a pergunta:
Na sua Estação você só fala, ou também tem capacidade de ouvir? Porque ouvir é diferente de escutar...

Nenhum comentário:

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.