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segunda-feira, setembro 07, 2015

Qual rádio comprar, qual antena comprar?

Se você assistiu o filme Smokey and the Bandit, notou que a antena utilizada no Trans AM é bobinada, pequena, 


e isso se dá de acordo com a necessidade em que o contexto do filme foi produzido, portanto, o veículo serviu para abrir espaço e distrair a atenção dos policiais; não que você vá fazer o mesmo, pois neste caso estamos falando de um crime. 


O filme é uma ficção, mas se o seu caso é equivalente, ou seja, se você trafega em comboio (próximo do outro veículo até 600 metros), o ideal é realmente uma antena discreta, pequena, porque  quem está em comboio não tem a intenção de fazer contatos a longa distância, e sim contatos a curta distância, com o próprio grupo em movimento, por isso que é tão importante definir sua necessidade imediatamente antes de adquirir o conjunto rádio + antena.
Repare na foto abaixo que desde os anos 80 que os motoristas profissionais nos Estados Unidos aboliram o uso de antenas grandes. 

Eles preferem antenas bobinadas instaladas exatamente no braço do espelho retrovisor, porque além de não causar perda pela proximidade da cabine, os usuários utilizam apenas o espectro de frequência ao qual a Faixa do Cidadão é permitida. Devo salientar que a antena bem instalada no braço do retrovisor é capaz de transmitir tão bem quanto uma antena maria-mole no para-choques para quem deseja estar em comunicação com o comboio.
Então, voltando a falar naquele conjunto de baixo custo, este você pode adquirir escolhendo no seu fornecedor mais próximo, e a antena para essa finalidade pode ser exatamente aquela que couber no seu bolso, pois antenas pequenas funcionam muito bem para o caso de comboios. 


Já experimentei Estações exatamente nesses moldes, justamente por conta dos contatos que faço enquanto viajo para as proximidades de minha cidade natal. Acho interessante manter contato com os motoristas locais, mais próximos, enquanto trafego.
Para Estações cujo objetivo é manter contato nas proximidades, o rádio pode ser qualquer um mais em conta, aliado a uma antena com preço bom. É exatamente na medida que cabe no seu bolso. 


Outra situação:
Se você tem a intenção de falar longe, em longas distâncias, não adianta nada economizar, a receita acima não funciona, e  precisa de um rádio muito bom, e a antena precisa ser obrigatoriamente do mesmo nível do equipamento, caso contrário, você não terá resultado prático. Dessa forma, se optar por antenas reduzidas, necessariamente deverá instalá-la em locais altos como na foto da carreta acima, próximo ao teto da carreta, no braço do espelho retrovisor. Mas para longas distâncias isso não funciona, a antena têm que ser a Maria Mole, não tem jeito.
De nada adianta um equipamento bem preparado se a antena não da vazão.
O ideal não é mais o equipamento baratinho, precisa optar por equipamentos tipo exportação e de qualidade superior, como por exemplo:
Voyager VR94, Voyager VR95, Voyager VR9000MK2, Voyager VR158 EGTL DX, Voyager VR9900, Superstar 158 EDX,  Mega Star MG97 ou MG990TW, Hannover BR9000, AQUÁRIO RP80 e RP90 e o novo Alan 8001 XT.
Para todos esses equipamentos existem serviços distintos que podem, através de sua escolha, facilitar muito seu dia-a-dia na estrada e os contatos a longa distância, então você pode escolher qual equipamento (dessa lista) comprar, pode comprar na internet como quiser, e pode solicitar o envio direto para nosso laboratório para que possamos proceder com as melhorias e correções necessárias. Dessa forma você economiza um frete.
Se tiver dúvidas quanto ao serviço ou como proceder, procure-nos enviando e-mail para:  pxjf@hotmail.com.br ou utlizando nosso Whatsapp 032991112827
Abraço e bons DX's

2 comentários:

Gerson Schmitt disse...

Muito boa dica.Parabéns

André Luiz disse...

Sim, sempre com dicas para ajudar os amigos da Faixa

Você chama e não chega?

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Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.