Seguidores

quarta-feira, fevereiro 11, 2015

OS MENORES HF's QRP SSB/CW DO MUNDO? CONHEÇA OS RÁDIOS CHINESES QUE ESTÃO DISPONIVEIS NO MERCADO ATUAL



Pesquisando pela Internet, a procura de novidades do gênero, sempre dou uma olhada nas novidades ou curiosidades que vem da China, principalmente. Desde clones quadribanda, até os Handhelds multimodos, multitarefas e multi-trecos - e a originalidade vai até extremos, como o HT Dual Bander, com Telefone Celular Dual Chip, Bluetooth, Radio FM, Browser para redes Sociais, Sistema Operacional Android, Rádio FM, câmera digital e, logicamente, lanterninha embutida... TUDO NUMA BADAROSCA SÓ!

É claro que nem todos esses equipamentos possuem a qualidade como primazia, apenas servem para atiçar nossa curiosidade e para demonstrar até onde chega a originalidade dos Chineses... Mas não devemos menosprezar essa capacidade: até alguns anos atrás, do segmento de Radio do Cidadão, tínhamos a disposição apenas marcas como Uniden, Cobra, Midland e President como grandes referencias em equipamentos. com o avanço e acesso a tecnologias de ponta, os Chineses deram um salto e apresentaram ao mundo equipamentos de ponta e avanço, como os Anytones, Baofengs, Quanshengs e Xiamen's. Não satisfeitos, decolaram com lançamentos de equipamentos para uso no segmento de Radioamador, com Wouxuns  e TYT's.

 As "grandes" (Yaesu/Icom/Kenwood/Alinco)simplesmente não deram bola, acreditando que com a baixa qualidade destes equipamentos, não afetaria o mercado que se manteve consolidado, o qual detinham a hegemonia. Simplesmente, se enganaram a respeito disso, e viram suas marcas serem ofuscadas por equipamentos de preço convidativo, que agregavam recursos que até então, só eram especialidade deles, os "Grandes".

Assim, viram seus lucros despencarem com a crescente procura dos equipamentos chineses, e com o pouco aperfeiçoamento aplicado ao longo dos anos, no primeiro decênio de 2000, e sem novidades significativas, abriu uma brecha para que equipamentos para uso de VHF/UHF fabricados por pequenas empresas na China tomassem espaço nos lares do mundo inteiro. O Tigre Asiático, mostrou seu poder.

Não obstante, ainda existia o segmento dos equipamentos de HF aos quais, ainda os mantinham com uma boa fatia do Mercado. Mas esse segmento, provavelmente, também está sendo aproveitado.

E uma das empresas que aproveitam esse nicho é a chinesa Xiegu, que fabrica e comercializa equipamentos de HF QRP (operam com potência baixa).

De dimensões reduzidas, equipamentos como o X-108, agregam recursos encontrados em equipamentos de renome que, devido ao seu preço exorbitante, se tornam inalcançáveis para o consumidor final.

Os modelos em questão, são fornecidos com o mínimo de opcionais, o que sugere, ao operador, agregar opcionais vendidos separadamente, como um TXCO, um amplificador Linear, ou uma interface para uso no HRDL, ou no PC com um programa proprietário, para uso em SDR.

Custando cerca de 30% mais barato que os concorrentes de renome, estes equipamentos QRP tem atraído inúmeros entusiastas praticantes da modalidade de baixa potência, a fim de avaliar suas peculiaridades.

Alguns modelos são simples e rudimentares, entretanto, existem modelos para todos os gostos - e bolsos - alguns incluído Tela sensível ao toque, Band Scope, Duplo VFO.

Segue abaixo alguns modelos, disponíveis em forma de kits para desenvolvedores, e em opções para pronto uso:

XIEGU X108







Notem que não deveria deixar de haver um plágio com o PTT da Icom... E este, é totalmente operacional com as funções do transceptor.
Um pequeno exemplar de QRP CW da Youkits, que opera com bateria recarregável interna ao equipamento.
Este outro modelo da YouKits, faz seis bandas de HF, dedicado para uso em base.
Alguns modelos, agregam apenas as funções básicas de uso.
Este modelo, agrega funções específicas para uso Híbrido (SDR)
O veterano Chines X-1M, possui suporte para o uso no Aplicativo Ham Radio DeLuxe.

Também disponibilizado em forma de Kits para desenvolvedores, alguns transceptores HF permitem ao usuário final efetuar montagens ao seu gosto.

Boa parte destes equipamentos estão a disposição em sites dos fabricantes, em representantes do segmento,  no AliExpress e até mesmo no Ebay.

Bom, eu gostei do conceito... e você?

73 a todos!

2 comentários:

Valdeson Félix disse...

Amigo, aonde podemos encontrar esses rádio transceptores chineses no mercado brasileiro? Já existe alguma loja virtual? Já tentei no mercado livre mas não encontrei.

Valdeson Félix pu8maj

Unknown disse...

Valdeson, bom dia... Não encontrou no Mercado Brasileiro? Pois é... E nem vai encontrar, pois por aqui, não é comercializado... Caso tenha interesse, procure mesmo em sites fora do Brasil, pois aqui, não há interesse em comercio para esses equipamentos, devido as taxas de frete e alfandegárias.

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.