Seguidores

quinta-feira, maio 16, 2019

DICA FORTE PARA A SINTONIA DO COBRA 148 GTL - SINTONIA DUPLA

A sensibilidade da sintonia - VOICELOCK - do Cobra 148 GTL é um fator irritante, e confesso que para quem deseja manter o equipamento na Estação para uso no modo SSB - DX, com absoluta certeza, em dado momento já se irritou com essa sensibilidade, uma vez que um leve toque altera bastante a sintonia.

Outro detalhe é a largura de banda do transceptor, 1.4k original, muito estreita. Ajuda muito na filtragem original e no não recebimento de splater, mas se alterar essa banda passante para 2.5K, a substituição dos diodos schottky é uma condição absolutamente necessária, os ruídos elétricos preponderarão com os diodos originais, por isso a necessidade de substituição; não é nada demais, se atente a isso até mesmo com o equipamento em condições de originalidade.

É esse conjunto de fatores, largura de banda estreita e potenciômetro muito sensível que complicam o esquema de funcionamento do equipamento modificado, digo isso porque esse rádio original não tem "queixo quebrado", somos nós, técnicos e entusiastas que procedemos com essa alteração, então não cabe a fábrica pensar no assunto, cabe a nós, desenvolver ferramentas para que esse equipamento fique... digamos, gostoso de ser utilizado, mesmo que essa solução pareça estar chegando anacronicamente... Acredito que "tudo tem seu tempo e sua hora, e cada ocupação tem seu tempo ligado no céu (Pe. Zezinho)"

  • Então tenha em mãos: ferro de solda, solda, um alicate universal ou chave 10 para retirar o potenciômetro, e vai necessitar de um potenciômetro duplo de sintonia original oriundo dos modelos: VR94, 95, 96, 9000, Mega Star MG97, 98, 990MK2, SuperStar 3900, Galaxy Pluto e/ou semelhantes, com aquela canaleta central, para demarcar o meio dia do potenciômetro e facilitar a vida do usuário, até porque, com a sintonia unificada, a calha central se torna uma necessidade, o usuário vai utilizar mais a sintonia fina. O valor do carvão dos potenciômetros é 20 por 1k, montados eletricamente como ilustra a foto abaixo:



Fio vermelho escuro numa extremidade, o azul no centro, a outra extremidade jampeada com o botão de trás, e o laranja no centro do contato do botão de trás, é só isso.

Após esse procedimento de solda, vai precisar de botões de plástico cromados para substituir o botão único original, e feito a substituição, vai precisar alinhar a transmissão através de um frequencímetro externo, e para isso, mantenha os dois botões no centro - meio dia, e proceda com o ajuste.
Pronto, fica espetacular!
Gostou?
Copie o link e compartilhe!

Um comentário:

ademir bacaninha disse...

bacana isso irei fazer no meu obrigado!

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.