Seguidores

sexta-feira, abril 22, 2016

TÉCNICOS COM INSTRUMENTAÇÃO X TÉCNICOS SEM INSTRUMENTAÇÃO

Um rádio chega em nosso laboratório e a primeira coisa que faço é verificar se o mesmo está emitindo espúrios, e como isso é verificado?
Com instrumento próprio, pois não existe possibilidade de verificar se o rádio está transmitindo 100% na frequência desejada sem instrumentação adequada.
Não são todos os rádios que apresentam problemas, mas aqueles que apresentam, é necessário antes de qualquer coisa consertar este defeito para somente depois proceder com o serviço. O maior problema de o rádio estar emitido espúrios, é que ele divide a potência emitida/transmitida em várias frequências, ou seja, se o seu equipamento emite espúrios em várias frequências e está com 50 watts, ele divide esses 50 watts em várias frequências, e com isso, esses 50 watts que você vê no wattímetro não significam que o rádio está potente, pelo contrário, se ele divide os 50 watts transmitidos em outras frequências, ele está fraco em todas as frequências.
O instrumento que faz essa verificação é o Analisador de Espectro. 
Monitor de Serviço Schlumberger SI 4131 STABILOCK 0.4 - 1000 MHz
Para análise da recepção, utiliza-se gerador de RF; com ele você pode produzir a frequência que quer gerar - seja ela qual for, com o efeito de espúrio ou ruído que deseja (QRM/QRN) e com essa simulação definir o ajuste das bobinas e averiguar se é necessário substituir os diodos de comutação rápida ou não, além do ajuste do S-Meter, que fica padrão de fábrica. Sem o gerador de RF digital você NÃO FAZ esse tipo de procedimento.
Outros recursos como: 
Análise de demodulação, distorção, potência emitida, limite de potência recebida (sim, o monitor de serviço faz isso), ajuste de cavidade, leitura Hold de todos os recursos citados acima, além de verificar e simular se o duplexador está correto, ou seja, tudo é capaz de fazer. Nem estou citando as inúmeras possibilidades que o Monitor de serviço é capaz de ofertar.
Precisa de verificar a leitura digital dos harmônicos?
O Monitor de serviço faz.
Precisa de verificar a leitura analógica dos harmônicos?
O osciloscópio analógico faz, aliás, não da para não ter um osciloscópio analógico. Você, enquanto técnico, faz procedimentos importantíssimos com esse instrumento.
Beckman Industrial 60 MHZ 9106
Essa postagem tem como intenção estimular o meio técnico a investir mais em instrumentação, porque de nada adianta o técnico ser bom, se ele não tem por trás dele um aparato técnico para verificação dos defeitos e possível correção.

Você, cliente, deseja que seu rádio fique perfeitamente ajustado, transmitindo na frequência certa, emitindo potência de verdade?
Escolha um técnico com instrumentação, e que mostre ela sendo utilizada em seu equipamento.
(Você pode não gostar do que estou dizendo, mas jamais poderá dizer o contrário)
Compartilhe!

6 comentários:

Unknown disse...

Olá André.

Pensando neste post, é bem básico, saber que nenhum bom profissional trabalha sem ferramentas adequadas. Existem sim bom profissionais que tem a mão certa pra aquele tipo de coisa, mas é tipo uma receita de bolo (um dia dá errado). Não vejo um motorista de ônibus sem CNH, um Médico sem estudo... assim é também o "feiticeiro" ou técnico. Sem material é difícil. Mexedor, tem em qualquer lugar, bons profissionais... esses a gente agarra quando pode! Abraços: PX4C0769, Pirata, Marco Aurélio.

André Luiz disse...

Alguns defeitos a gente consegue resolver só na experiência. Vou citar, por exemplo, a recepção de um equipamento. Os filtros estão ótimos mas o rádio não filtra, e sem gerador de RF o técnico não consegue achar o defeito porque com esse instrumento vc simula "qualquer tipo de recepção, seja qrm, qrn, efeito estático, ruído de plc, etc...", ou seja, vc encontra qualquer problema de recepção "com esse instrumento"... posso contar no dedo os colegas que têm e/ou usam.

Unknown disse...

Boa tarde amigo to com um probleminha mandei meu radio pra almentar a potência um pouco em AM mas os colegas estão reclamando que ta chegando muito baixo e agora o que eu faço.obrigado

André Luiz disse...

Xandi, leva na pessoa que fez o serviço novamente e solicite que resolva.

Unknown disse...

Ok obrigado

Unknown disse...

Olá vc mexer em vhf ft 7800

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.