Seguidores

sábado, fevereiro 06, 2016

RÁDIO PX AQUÁRIO RP90 - Saiba a verdade sobre esse transceptor

Se você pretende adquirir o rádio PX Aquário RP90 é bom que leia este post com muita atenção, e caso seja palitador, leia com atenção redobrada.
A primeira coisa que deve fazer é esquecer tudo o que leu, ouviu e assistiu sobre esse rádio, é sério!
TRANSCEPTOR 27 MHz AQUÁRIO RP90
O transceptor está perfeitamente dentro dos limites exigidos na legislação, que, a partir da leitura de wattímetros "burros" (não no sentido pejorativo, mas porque são passivos) são 6,87 Watts AM e 11 Watts SSB, leitura a partir do Monitor de Serviço HP e Schlumberger. 

POTÊNCIA AQUÁRIO RP 90 - MODO AM 6.87 WATTS
POTÊNCIA AQUÁRIO RP 90 - MODO SSB AVG 27.1 WATTS
SEM OS 3 JUMPERS FRONTAIS AO TRANSFORMADOR
"Leituras aquém ou além dessas são meramente fantasiosas."

"Embora pareça ser um equipamento delicado por conta do seu tamanho, 'é na verdade um grande projeto que leva em conta a proporção das peças em relação ao que oferece', digo isso porque 'os componentes que geram calor e que compõe essa PCI estão dimensionados, ou seja, são superiores por conta da perda na dissipação de calor que os limites físicos estruturais apresentam, e não porque o rádio deveria ou deva ser alterado para se ter maior potência'; me arrisco dizer que retrabalhar essa PCI é basicamente problemático como no Mirage Stealth One em relação a essa perda em calor, e por tudo isso serei enfático em dizer: 
NÃO ABRA ESSE RÁDIO, porque vai perder a garantia do equipamento A TROCO DE NADA!"
Você não vai, repito, NÃO VAI conseguir melhorar "substancialmente" esse equipamento sem conhecer seu diagrama. NÃO VAI!
PCI AQUÁRIO RP90


90% dos trimpots da PCI já estão no limite... o que restou para seu palitinho?
NADA!
Aumente as fotos e olhe de perto

Eu assisti alguns vídeos e li alguns posts na internet a respeito do equipamento, e fico realmente pensando em qual é a intenção desse pessoal que dissemina informação falsa, e afirmo isso com certeza instrumental, não com achismo ou opinião pessoal; minha opinião pessoal sobre o rádio é
o equipamento é muito bonito, atende ao uso básico na faixa e tenho (eu tenho) em meu veículo por conta da "aparência" e dimensões mantendo-o original, assim como reconheço as qualidades do Cobra Bluetooth, que não tem SSB mas possibilita atendimento de ligações, e do projeto do compacto Uniden Bearcat 980 SSB por conta da qualidade da recepção - realmente inigualável, sendo a semelhança entre todos os três, a homologação, a potência dentro do que está na lei e o custo.

Por outro lado, minha opinião enquanto técnico e com instrumentação adequada me força a enfatizar que o Aquário RP90 não é faz esse milagre como alguns bobos dizem na internet. Ou seja,  NÃO DA 40 Watts como é descrito em um vídeo prolixo, então pergunto, qual é a intenção que o sujeito tem em mostrar informação falsa na Net?

No mínimo querem tirar proveito "de você", porque a partir do momento em que "você" tira o lacre do "seu rádio", perde a garantia, e pior, seu rádio não vai conseguir alcançar os 40 watts tão sonhados e se por acaso der o azar desse rádio dar algum problema, você não vai poder usufruir da garantia. E ai, vai reclamar com o peão que o incentivou a mexer no equipamento?
Peão sim, o sujeito não é técnico, não tem autoridade no argumento, ponto!

E por que digo isso?
Porque como explicado no início do post, o rádio foi dimensionado para durar, isso mesmo, para oferecer durabilidade "dentro do que oferece, na potência que ele trabalha", e está ótimo!

PRESTE ATENÇÃO E LEIA NOVAMENTE EM CASO DE DÚVIDAS

Outro detalhe...

A potência do equipamento NÃO PODE ser alterada facilmente, não é assim, e de fábrica é exatamente o descrito no início desse post.
Repetindo: 90% dos trimpots da PCI já estão no limite... o que restou para seu palitinho?
NADA!

Se você decidir abrir o equipamento e retirar os 3 jumpers que estão na parte frontal do transformador, a potência do equipamento no modo SSB vai para 27.1 watts, não mais que isso, e no Modo AM vai continuar com 6.87 Watts, então será que vale a pena tirar o lacre do rádio e perder a garantia para conseguir potência AVG tão baixa?

Eu fico pensando naquele usuário final que comprou o rádio porque viu um vídeo com o equipamento apresentando 40 watts lacrado hahahaha coitado!

_____________________________

Quer alterar as frequências do equipamento? 
Siga os procedimentos para alteração descritos abaixo:

Com o radio desligado, mantenha pressionado o tecla EMG/ECHO e ligue o tequipamento. A informação ALL ou BR será apresentada na tela, então gire o seletor de canais e selecione a opção "ALL", desligue o equipamento e ligue novamente e o transceptor estará com todas as bandas liberadas, permitindo um range de 25,6 a 30,1 MHz.


Com o rádio desligado, mantenha pressionado a tecla RB/BP e ligue o transceptor. Na tela surgirá BAnd 1, gire o seletor de canais e selecione a opção BAnd 3, pressione novamente a tecla RB/BP. Dessa forma terá o range de 24.5 a 26.3 MHz;

Selecionando a opção BAnd 4, o range vai de 24.8 a 24.9 MHz (12 metros, faixa de radioamador);

Selecionando a opção BAnd 5, é habilitado as opções de bandas que atendem a inúmeras legislações pelo mundo: 
UK (Reino Unido), US (Estados Unidos), N2 (Holanda), DE (Alemanha), EU (Europa Ocidental), PL (Polonia), etc...

Compartilhe!
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO


21 comentários:

Unknown disse...

Andre,bom dia já fui px a muitos anos atrás onde cancelei o meu indicativo na antiga embratel hoje anatel. Estou querendo voltar mas preciso da sua ajuda quanto a compra de equipamentos movel radio e antena onde quero instalar em meu carro um ranger cabine dupla. Me ajude e parabéns pelo seus vídeos que são excelentes. Sou da 8 região Amazonas - Manaus. O cobra 75wxst você indicaria? Abraço.

André Luiz disse...

Embratel? Eita...
Entra em contato por e-mail e a gente troca umas ideias
pxjf@hotmail.com.br

Progress disse...

Que bom ter me deparado com suas informações sobre esse rádio.
Eu estava numa dúvida qual comprar
1- RP-90
2- CRT SS9900
3- Cobra 148 gtl intl
4- Hannover
Depois dessa, descartei completamente o RP-90
Muito Obrigado

André Luiz disse...

Sem dúvida, o Hannover é mais rádio.
Calor é algo que degrada tudo, desde nossos corpos, até os componentes eletrônicos.

Unknown disse...

André ,Boa noite!
É aplausivel e muito benéfico seus vídeos e suas dicas sobre px.Já tive experiência com o cobra 148,o hanover e o midland alan 48 EXCEL MULT,atualmente estou sem radio e na dúvida muito grande entre o hanover e o midland,poderia me tirar essa dúvida entre os dois teoricamente?agradeço desde ja.

André Luiz disse...

Paulo, não tem diferença substancial. 40 canais AM, só

Unknown disse...

os rádios modernos parecem radio de 2 metros com silenciador desligado chiado puro, segundo estagio de amplificador de rf com fet clase C uma porcaria.era melhor usar um transistor de baixo ruido com base a massa, ou dois fet´s em AB polarizado.

Unknown disse...

O meu RP 90 está fora de frequência, cerca de 10hz de diferença, há como deixar bit 0

Eddie Prado disse...

André estou chegando agora no mundo do Px, gostaria muito de seu conselho quanto a compra de rádio e antena. Hoje tenho um. Antena 5/8 electric e um voyager 94m ambos ainda não estão instalados, porque estou aguardando mjnha licença da Anatel.
Estou viajando em dezembro para oa Us e gostaria de saber se os rádio uniden bearcat 880 ou o cobra 29 lx lê são bons e qual seria o melhor.
Outro ponto é se os aquários RP90 e Hanover 9000 são equivalentes ao uniden ou cobra 29 lxle?
Desde já quero lhe agradecer pelo retorno.

Eddie Prado disse...

Mestre André, parabéns pelo seu trabalho e dedicação em nos ajudar quanto aos princípios e melhores equipamentos a utilizar.
Necessito de uma ajuda, estou chegando agora no mundo da faixa do cidadão e gostaria de uma opinião sua quanto a alguns rádios pois estou querendo adquirir um bom e que seja fácil de fazer algumas melhorias.
Tenho em mente só seguinte :
Uniden bearcat 880
Cobra 29 lxle
Hanover 9000
Aquário rp90
Hoje eu tenho uma antena 5/8 não instalada.
É um rádio Voyage 94m.
Por favor se puder me ajudar com a escolha lhe agradeço muito.
Deus te abençoe.

gusmani disse...

olá como faço para desativar o retorno de áudio do RP90.

André Luiz disse...

no manual consta, basta ler. Se não tiver o manual, baixa na net

Unknown disse...

Sei lá pode ser configuração mas escuto oqe as pessoas falso no rádio mas quando falo ninguém ouve, será problema no rádio ou alguma coisa na configuração?

Clóvis Alberti disse...

Bom dia André. Diante dos seus conhecimentos sobre os modelos RP80 e RP90, qual dos dois você indicaria? Obrigado.

Unknown disse...

Olá. Gostaria de saber se a mudança da programação da frequencia do rádio (para que opere na faixa de 10 m - em 28.400Mhz) é possível em todas as versões do rádio Aquario RP 90?? Obrigado. Luís Rocha/Rondônia

Unknown disse...

Olá, parabéns pelo blog.
Existe a possibilidade de alterar a freqüência do bearcat também?

André Luiz disse...

Deve ter sim

Machado disse...

Bom dia nobre André. Não consegui o manual de serviço desse rádio, gostaria de saber se as bobinas de recepção do rp80 são as mesmas do rp90?Obrigado.

Humberto Mourão Jr. disse...

Ola André
Tinha um RP 80 que veio com defeito de fabrica..mandei para a Aquario em Maringá e nem eles conseguiram resolver... estão me mandando um RP 90 sem custo, ja que estão sem o RP 80...Comparando os dois, vc acha que saio perdendo ou é tudo igual ?

abs

Alumaxjr. Esquadrias de alumínio disse...

Compra um as 9900. E pronto

Duarte disse...

Caro André,

Estudando o esquema do RP90, e lendo o péssimo manual que acompanha ele ( cuja porta RJ45 existente no mesmo é tratada como meramente "conexão para Pc / microfone ) sem nenhuma outra informação sobre pinagem, funções , software que pode ser usado , etc...

Como o mesmo abrange a faixa dos 10mt e sou radioamador ( PU7KRK ) tenho intenção de montar uma interface para uso com modos digitais, fiz o mapeamento da conexão RJ45 e a maioria dos pinos são meras extensões do conector do PTT. Mas..... Existe dois pinos que vão direto ao CPU desse rádio ( pino 1 - TXD / Pino 2 - RXD ) o que seria equivalente aos pinos 2 e 3 dos DB9 Seriais em protocolo RS232 ...

Então veio a curiosidade... Pra que serveria esse protocolo de comunicação do RP90 ? Que dados e funções poderíamos usar e qual software seria usado para tal acesso.

Tendo em vista que pretendo me aventurar no FT8 fiquei pensando no quão em poderia ser útil tirar todo proveito possível dessa conexão.

Se chegar a ler este comentário e tiver disponibilidade de me indicar algum caminho a seguir , fico imensamente grato.

73 !

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.