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segunda-feira, setembro 07, 2015

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Qual rádio comprar, qual antena comprar?

Se você assistiu o filme Smokey and the Bandit, notou que a antena utilizada no Trans AM é bobinada, pequena, 

e isso se dá de acordo com a necessidade em que o contexto do filme foi produzido, ou seja, o veículo serviu para abrir espaço e distrair a atenção dos policiais; não que você vá fazer o mesmo, pois neste caso estamos falando de um crime, 
além de o filme se tratar de ficção, mas se o seu caso é equivalente, ou seja, se você trafega em comboio (próximo do outro veículo até 600 metros), o ideal é realmente uma antena discreta, porque a intenção não é fazer contatos a longa distância, e sim contatos a curta distância, com o comboio, por isso que é tão importante definir sua necessidade imediatamente antes de adquirir o conjunto rádio + antena.
Repare na foto abaixo que desde os anos 80 que os motoristas nos Estados Unidos aboliram o uso de Antenas tipo Maria-mole
eles preferem o uso de antenas bobinadas instaladas exatamente no braço do espelho retrovisor, porque além de não causar perda pela proximidade da cabine, os usuários utilizam apenas o espectro de frequência ao qual a Faixa do Cidadão é permitida. Devo salientar que a antena bem instalada no braço do retrovisor é capaz de transmitir tão bem quanto uma antena maria-mole no para-choques.
Então, voltando a falar naquele conjunto de baixo custo, este você pode adquirir escolhendo nessa lista, e a antena para essa finalidade pode ser exatamente deste link (clique aqui), pois funciona muito bem para o caso de comboios. 
Eu tenho uma Estação exatamente nesses moldes, justamente por conta dos contatos que faço enquanto viajo para as proximidades de minha cidade natal. Acho interessante manter contato com os motoristas locais, mais próximos enquanto trafego.
Para Estações medianas, o rádio pode ser o Uniden Bearcat 980 SSB aliado a uma antena com maior ganho, (clique aqui). O Uniden, deste modelo citado, tem a vantagem do SSB, e mesmo com potência baixa, 12w, é muito bem aproveitado em casos de emergência, ou, caso se faça necessário o uso do modo SSB. É um rádio equivalente ao Cobra 148 GTL, porém, mais atualizado e menor.
Agora o caso é outro; se você tem a intenção de falar longe, em longas distâncias, não adianta economizar, não precisa da receita acima, precisa de um rádio muito bom, e a antena precisa ser obrigatoriamente do mesmo nível do equipamento, caso contrário, você não terá resultado prático, e dessa forma, se optar por antenas reduzidas, necessariamente deverá instalá-la em locais altos como na foto da carreta acima, próximo ao teto da carreta, no braço do espelho retrovisor. 
Sendo essa a escolha, você pode optar pela Antena Mini Maria-Mole, e o rádio pode ser o Hannover BR9000, que você pode inclusive solicitar o envio para nosso laboratório para o procedimento de PowerMod (visite nosso canal no youtube clicando aqui).
Se tiver dúvidas quanto ao serviço ou como proceder, procure-nos enviando e-mail para:  pxjf@hotmail.com.br
Assista o Filme: Agarre-me se puderes - Smokey and the bandit logo abaixo - cortesia PXJF

((•)) Ouça este post

2 comentários:

Gerson Schmitt disse...

Muito boa dica.Parabéns

Rudclei delarovera Petiz disse...

Eu tenho um px cobra 19 dx lv e antena steelbras slim bola bobinas na base, conjunto muito dez

Sem instrumentos, não adianta!

Sem instrumentos, não adianta!
clique na imagem

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"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

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TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas ressonar lá na casa do...

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Power RF Aprenda ↓

Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital "com congelamento de pico máximo", basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Girar ou abrir posição de trimpot apenas gera mais calor, e calor é igual a perda. Quanto mais se aquece o transistor, mais fecha a entrada de gate quando aquecido, e por isso você precisa alterar alguns componentes na saída, porque eles impedem o rendimento da potência final (isso só serve para rádios PX).

Um rádio na atualidade - 2015 - original apresenta 20w PEP SSB em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo entre 12A e 16A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W em calor (em perda) divididos por 2,66 = +- 60w que representa o % aproveitável, e em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts aproveitáveis, mas não há área de dissipação, então não recomendo. A bem da verdade, eu literalmente pago para ver alguém conseguir reproduzir o sistema que patenteamos, DC to DC.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

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→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

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PXJF YOUTUBEadio.com.br

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