Seguidores

sexta-feira, abril 17, 2015

Quando derrubaram a exigência do CW nos Estados Unidos

Acredito que os números falam por si só. Nos EUA, quando derrubaram a exigência do CW em fevereiro de 2007 eles tinham 655.477 radioamadores. 
Mesmo com todos avanços da internet e telefonia celular, até dezembro de 2014 eles tinham 726.275 radioamadores, o que representa um aumento de mais de 70 mil usuários em 7 anos! 
Isso aconteceu por causa do declínio abrupto do radioamadorismo norte-americano após os anos 90, forçando reestruturações nas Classes para manter o hobby vivo. 
Olhando a tabela de números, é evidente que depois do 11 de setembro houve um aumento do número de licenciados; 2012 bateu o recorde, e isso reflete que culturalmente os americanos enxergam o rádio como um utilitário e os números não caíram desde então. 
No Brasil, até 2014 nós temos o total de 32.856 radioamadores e acredito que uns 5000 operando sem licença
E aqui? 
Como é visto o rádio? 
Se buscarmos no youtube vídeos sobre Rádio Amador em emergências aqui no Brasil, encontramos vários! 
Quantos se comunicam com CW em emergências? 
Quantos hospitais, postos de saúde, serviços públicos, cruz vermelha, polícia militar, bombeiros etc... tem capacidade de receber CW??? 
Esses egos inflados que todos conhecem de radioamadores que batem no peito e dizem que sem CW não é radioamador; estão enterrando o hobby e com ele a capacidade potencial de voluntários que ajudam o próximo em casos de emergência. 
Pega esse povo todo que diz que tem que manter o CW, qual a opinião deles em relação aos preços dos equipamentos no Brasil? 
Acho que todos reclamam. 
O que vai acontecer com os preços e o pouco da indústria nacional de equipamentos quando tivermos 10.000 Radio amadores? ou 2.000? 
Na minha opinião de leigo (Clóvis Jr) vai ficar muito mais difícil a compra de antenas, rádios, acopladores, cabos etc...mas vamos fazer di di da da...enquanto o mundo todo explora PSK, vários modos de transmissão, fonia em equipamentos de ultima geração, microfones Heil, antenas Steppir, nós ficamos aqui usando o Delta 500, dipolo de fio e mic de ganho feito no fundo de quintal em suporte de ventilador e batendo no peito para dizer: Somos rádio amadores de verdade!! usamos CW e fazemos di di da da igual se fazia na época do Titanic. Quem sabe o CW das glórias saudosistas brasileiras não seja tao eficiente quanto foi o CW no Titanic....
CLÓVIS JR KB1QZD

Um comentário:

Eduardo Pinetti disse...

Exato. Uma opinião coerente. Não temos o que comemorar, nem em relação aos equipamentos, caríssimos e vendidos a preço de equipamentos médicos por aqui e nem em relação aos fechadíssimos e cheios de si radioamadores, em sua maioria. Duas coisas importantes, o fim da exigencia do CW e a isenção de impostos nos equipamentos.

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.