Seguidores

quarta-feira, julho 02, 2014

PX nos EUA

Esta é a resposta que meu amigo André pediu em um dos seus vídeos  "Perguntas e Respostas sobre PX" que por sinal é excelente! Gostaria muito de ter tido acesso a essas informações quando comecei no PX em 1986, ia poupar muitos erros que cometi montando estações.


Aí vai:


Nos EUA qualquer pessoa pode usar, e não precisa de licença há muito tempo. O Px foi extremamente popular aqui nos EUA nos anos 70. Aonde moro, no estado de Massachusetts, vários voluntários, cidadãos comuns, usavam o PX como meio de comunicação durante emergências. Quando vim a primeira vez para os EUA em 1994 meu primo tinha PX no carro, e até encontrávamos pessoas nos canais aqui e alí. Hoje o PX é dominado por caminhoneiros. Os poucos operadores com estação fixa operam no que aqui chamam de "free band" que fica entre o canal 40 até 70-80, que são em teoria frequências alocadas para o governo, mas o governo não usa e não fiscaliza. TVI é raro aonde moro pois quase 100% das casas tem TV a cabo ou por satélite, por isso para dar TVI você precisa estar com a estação bem desregulada ou com uma potência absurda.Como não conheço pessoalmente ninguém que tenha estação base de PX na minha cidade eu desconheço casos de TVI, mas acredito que no caso de denuncia alguém da FCC deve fazer uma visita para averiguar as condições da estação etc...
 No caso de estação irregular não sei qual seria o procedimento lacrar, multa, confisco de equipamento?
Tenho PX na minha estação e as vezes escuto um caminhoneiro aqui e ali no canal 19 ou quando a propagação está aberta a bagunça do canal 6 que são na maioria caminhoneiros nos estados do sul dos EUA. Uma curiosidade...quando a propagação abre também escuto muitas estações brasileiras em AM e mesmo com uma direcional de 3 elementos e potência extra não consigo falar com elas,as vezes escuto os "balaios" por aqui também! Em SSB os contatos são relativamente fáceis quando a propagação ajuda.Minha opinião sobre legislação é a seguinte: O Brasil não é o pior país do mundo, e não tem a pior legislação, só acredito que os operadores de PX e Rádio Amadores são uma classe muito mal representada pelo que pagam de fistel. No caso do PX, se for preciso tirar licença e pagar, então o órgão expedidor dessa licença deveria ter obrigação de fiscalizar e fazer valer o direito das pessoas que são descentes e querem fazer um rádio saudável e de utilidade pública. Se eles não querem ou não conseguem fiscalizar então deveria ser liberado para todos e gratuitamente! O fato de tirar uma licença não isenta a faixa de baderna. Aqui nos EUA o canal 6 é uma zona, o canal 19 é bagunçado e já escutei pessoas conversando no canal 9! Regular o PX e obrigar a tirar indicativo resolveria essa bagunça? Não! 
Porque o PX nos EUA perdeu popularidade?  Porque não funciona como utilitário, as antenas são grandes, o alcance é curto e a qualidade inferior a rádios como FRS e GMRS, além de todo avanço tecnológico na área de telecomunicações. Portanto no geral quem usa PX nos EUA hoje é quem fala em estação base em SSB nas frequências de "free band" ou os caminhoneiros que usam AM. Existe um pessoal que chega usar 2,3,4 Kilowatts de potência em estações móveis e fazem um tipo de competição para ver qual estação tem mais potência, mas aí não é PX, eles apenas usam a frequência de PX. Então porque o radio amadorismo nos EUA cresceu muito nos últimos 5 anos? Porque tiraram o código morse ao mesmo tempo que os desastres naturais ficaram mais intensos nos últimos 10 anos, fazendo do rádio uma excelente forma de comunicação.

O PX para os caminhoneiros é uma utilidade, pois possui uma comunicação aberta de curto alcance que pode ser útil na estrada, mas perdeu muita força nas cidades.Minha dúvida é a seguinte, do que vale ter direito a 80 canais e ter novos rádios homologados se não existe fiscalização? Se não existe uma representação para quando um PM ou Policial Rodoviário confisca um rádio indevidamente? Enquanto isso o fistel vem todo ano para ser pago, para onde vai esse dinheiro? Como isso retorna para o rádio operador? Essas devem ser as perguntas, pois ética operacional vem depois da ética dos órgãos reguladores de qualquer faixa, seja ela PX ou Rádio Amador.
Grande abraço!
Clovis

9 comentários:

troll disse...

se tirar o CW vo pra classe B na hora
PX1W8466
PU1PHS

André Luiz disse...

Isso, assina publicamente o atestado de derrota!
Você JAMAIS será classe B ou A sem o CW.
Se acontecer de abrirem mão do CW para que se ocupe algumas faixas de HF, será feito na própria classe C, ou seja, algumas faixas serão liberadas, mas o ingresso a classes cujos níveis de dificuldade são o filtro, continuarão existindo

Unknown disse...

Bom, se avaliar atualmente para onde vai o FISTEL, é só acompanhar a imprensa escrita... Atualmente, vai para fundos de Previdência e para Fundos Sociais (Bolsa Família e seus congêneres).

E isso não é uma especulação, é um fato! Uma boa pesquisada (não no Google, por favor!)esclarece as dúvidas de muitos.

Clovis Padilha Jr disse...

Eu adorei!
Apartir de 2007 o FCC derrubou o CW e eu tirei minha licensa de rádio amador. Na minha opinião CW é um modo de transmissão com uma excelente vantagem, você não precisa usar muita potência para fazer contatos no mundo todo, quem faz QRP adora CW, mas é apenas um modo de transmissão. Aí vem a comparação: "Precisamos primeiro gatinhar para depois andar e eventualmente correr", o que não tem nada haver com rádio, pois no rádio é possível correr e muito rápido sem antes ter gatinhado ou andado, talvez quem aprendeu CW tenha mais recurso, mas isso não significa que é mais ou menos rádio amador. Quando a propagação está aberta escuto várias estações em SSB e também em CW mas muito menos do que em SSB. Imagina se para tirar a licença fosse necessário montar seu próprio transmissor e apresentar o projeto no dia da prova? Quantos rádio amadores classe A teriam a licença hoje? Ou partindo para outro extremo, fosse obrigado a saber configurar um computador, fazer transmissões digitais etc...Enquanto os operadores ficam se debatendo defendendo um modo de transmissão o hobby vai diminuindo, mais pessoas usam a faxinha dos 40 metros e órgãos que representam os rádio amadores como as Labres da vida vão ficando as moscas e o fistel indo para o bolsa família. Não vejo aonde isso ajuda o rádio amadorismo. Qualquer pessoa que tenha acesso a internet tem MUITO mais capacidade de comunicação do que um rádio amador, sem precisar tirar nenhuma licença! Agora pisei no calo de muita gente, mas é fato! Lógico que quando passar um furacão, deslizar terra, ou qualquer outra catástrofe o rádio leva vantagem, sem dúvida! mas no dia dia é apenas um hobby, alguns gostam de montar seus rádios, outros de CW, outros de SSB, experimentar antenas diferentes ou transmissão digital, e essa é a beleza do hobby, proporciona modalidades para todos os gostos e quanto mais restringir a licença mais diminuímos o interesse. Tirar a licença sem CW não significa que nunca vou aprender CW, significa que tenho a opção de desfrutar do hobby e aprender ou não o CW.

troll disse...

no Brasil acho que eles não vão tirar o CW.
o fato que sempre vão ter os que são contra pois vão falar que os PX irão pra classe B
add info:http://qrzdx.wordpress.com/2012/12/31/seria-agora-o-momento-de-abolir-o-cw-nos-exames-para-promocao-de-classe/

Joao Henrique disse...

mas de que serve o indicativo de 11metros se não há fiscalização se tambem o pagamento do fistel não retorna em minha visão nada mais é q um documento inútil e quase sem valor podia ser abolido como foi nos E.U.A E FAIXA SER ABERTA E IRRESTRITA POIS NÃO VEJO OUTRA FORMA

troll disse...

ai o governo deixa de arrecadar o $$ e isso ele não quer

André Luiz disse...

até parece que a taxa anual representa alguma coisa no final kkk

Joao Henrique disse...

gente se for olhar direito os serviços de radioamador e radio do cidadão devem representar custos a Anatel e não lucros então portanto são preteridos ante a outros serviços e assim sempre sera então pq não declarar faixas livres???

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.