Seguidores

terça-feira, abril 01, 2014

Relatório da ONU alerta para efeitos severos do aquecimento global

Mundo não se preparou para lidar com as mudanças, dizem cientistas.
Previsões assustadoras mostram efeitos na agricultura e no clima.
Cientistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU da divulgaram nesta segunda-feira (31), no Japão, um novo relatório que alerta para os efeitos do aquecimento global, que devem ser severos e irreversíveis.
No Brasil, o relatório chama atenção para a ameaça a várias espécies. A China, grande consumidora de grãos, vai enfrentar períodos de estiagem que vão castigar as plantações.

A seca vai provocar incêndios na Austrália. Na África, o principal problema será a falta d'água.

A Europa, principalmente o norte do continente, terá que enfrentar as enchentes por causa do aumento do nível dos oceanos. Esse problema é agravado pelo derretimento do gelo em regiões como a Groenlândia. Além das enchentes, a Europa vai enfrentar mais secas e inundações.
Nenhum canto do planeta escapa às previsões catastróficas da ONU. O mundo não se preparou para lidar com as mudanças, segundo o relatório. E o pior ainda está por vir.

As secas vão ficar ainda mais severas, a agricultura terá que migrar para as regiões mais frias e o preço dos alimentos deve subir e prejudicar milhões de pessoas.

As evidências estão mais fortes do que nunca. O clima no planeta está sofrendo transformações por influência do homem. A conclusão está no relatório resultado de estudos de mais de 700 cientistas de quase cem países.

Segundo os pesquisadores, desde o ano de 1850, a cada três décadas é possível registrar aumento nas temperaturas, e os primeiros dez anos do século XXI foram os mais quentes até agora.

Um gráfico mostra que quanto maior a concentração de dióxido de carbono - o CO2 - na atmosfera - maior a temperatura. Os níveis de CO2 nunca estiveram tão altos, consequência da queima de carvão e combustíveis como a gasolina.
Os estudiosos afirmam que os sinais mais visíveis do aquecimento global vêm do Polo Norte, onde há cada vez menos gelo.

O relatório das Nações Unidas faz previsões assustadoras. Os cientistas dizem que se a emissão de CO2 continuar nos níveis atuais, os danos poderão ser irreversíveis. Oceanos mais quentes, tragédias climáticas mais frequentes, inundações, menos água potável e menos comida no mundo. Lavouras de trigo, arroz, soja e milho poderão virar cinzas.

O Brasil é citado no documento. Segundo os cientistas, ainda somos - de longe - o país que mais desmata as florestas. A boa notícia é que na última década o ritmo vem diminuindo.

Para o Nordeste brasileiro, um alerta: nos próximos 86 anos, a quantidade de chuvas pode diminuir em 22%.

O Banco Mundial estima que, a partir de 2050, o mundo terá que gastar o equivalente a R$ 200 bilhões por ano para se adaptar a esse cenário sombrio.

FONTE:
G1.GLOBO.COM
-------------
Alguém tem dúvida que as próximas guerras serão por água?
Compartilhe, curta nosso post!

2 comentários:

Clovis Padilha Jr disse...

Mudança climática, sim concordo! Está mudando e isso é cientificamente comprovado, o problema é se o homem está causando ou facilitando esse processo, o que são coisas diferentes. Sim acredito que o homem esteja facilitando, contribuindo mas esse argumento de níveis de CO2 não são válidos. Os maiores níveis de CO2 na história do planeta foram na época dos dinossauros, e nessa época as condições para o desenvolvimento de vida no planeta eram ótimas. Existe um interesse político muito forte nesse discurso, encontramos linhas de pensamento de credibilidade tanto provando que sim, quanto provando que não, infelizmente ambas possuem um interesse político e econômico e não o bem estar do planeta.

Unknown disse...

A Terra como organismo vivo e em constante transformação sempre passou por períodos climáticos que no ponto de vista humano seria insuportável a vida, sobretudo a humana neste planeta.
Outro ponto importante porém sínico, trata do modo como é dada a notícia, que por sinal é produzida e divulgada seguramente pelos que mais consomem recursos no mundo e depois pedem para que economizemos água em casa.
O discurso toma teor de alarde a partir do momento que esconde as reais causas das emissões, não fala que o estilo de vida consumista e psicopata ao qual fomos induzidos a viver é insustentável e causa sérios danos aos ecossistemas, não estou falando em economizar água em casa, consumo este que por sinal não chega aos pés do gasto de água utilizado na produção de leite ou coca-cola por exemplo, é um desperdício enorme.
Porém, análise e propostas de mudanças radicais nos padrões de consumo são deixados de lado pois colocaria em xeque os interesses de grandes corporações que monopolizam o mundo com suas mercadorias.

Indicação de vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=Ybp5s9ElmcY

https://www.youtube.com/watch?v=Zx0f_8FKMrY

https://www.youtube.com/watch?v=gE_yIfkR88M

https://www.youtube.com/watch?v=KmIprNpcd94

https://www.youtube.com/watch?v=NoHzh9g9bTg

Abraços

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.